Criar uma startup, assim como qualquer outra empresa, não é uma tarefa simples. Por isso, antes de entrar nesse mercado, é essencial estudar, se preparar e adquirir o máximo de conhecimento. Então, para guiá-lo nesse processo, conheça os passos para abrir a sua.
O que é uma startup?
Esse conceito surgiu no início dos anos 90, no Vale do Silício, em uma época que ficou conhecida como “bolha da internet”. Isso porque, foi neste período que chegaram ao mercado gigantes atuais como Google, Apple e Facebook.
Startups, então, são negócios que operam com base em recursos tecnológicos, um modelo que é:
- escalável;
- repetível;
- sustentável.
A partir disso, podem atuar em distintos nichos e setores. Entretanto, sobrevive em meio às incertezas e riscos. Um equívoco comum que muitos cometem é associar esse termo a negócios digitais, o que nem sempre é o caso.
Para ser considerada uma startup é essencial ter uma ideia inovadora e acima de tudo, ter um grande potencial para crescer e se expandir no mercado.
Como criar uma startup?
Para quem deseja ser bem-sucedido, ter a própria empresa e fazer o seu nome no mercado, entenda agora como montar uma em seis passos principais.
Valor da startup
A primeira etapa para criar esse tipo de negócio escalável é identificar o que você mais gosta de fazer, algo que desempenha com muita facilidade ou tem amplo conhecimento.
Reflita sobre as expertises que possui e que tem um potencial para ser monetizado. Mais do que isso, faça a si mesmo perguntas como:
- qual hobby possui que pode se transformar em uma fonte de renda?
- tem todo o conhecimento de que precisa ou é necessário um curso adicional?
- quer mudar de ramo ou deseja crescer em seu atual nicho de atuação?
Análise de mercado
Para escolher o seu tipo de startup, faça uma análise de mercado. Por exemplo, leve em conta o quão competitivo é o nicho em questão e o momento essencial para lançar uma novidade como um novo produto ou serviço. Para isso, então, avalie o seguinte:
- contabilize os seus concorrentes, identifique os seus pontos fortes e fracos;
- teste o nicho escolhido por meio do disparo de e-mails para clientes em potencial;
- lance pesquisas nas redes sociais, em fóruns ou com amigos;
- pesquise palavras-chave e verifique o número de resultados para as buscas.
Um case de sucesso que exemplifica bem essa ideia é o Uber, que surgiu em uma época de crise na economia, quando muitos cidadãos precisavam de uma renda extra.
O que é uma proposta de venda exclusiva?
A proposta de venda exclusiva ou USP (Unique Selling Proposition) é o que diferencia a sua startup das demais. Além disso, o seu negócio não vai para a frente sem isso e sem uma boa promoção da marca. Para definir a sua USP, portanto, se faça alguns questionamentos como:
- o que a sua proposta de negócios tem de especial?
- quais vantagens a sua empresa oferece ao público-alvo?
- por que o seu cliente em potencial deve comprar de você e não da concorrência?
- o que a sua persona deseja e quais dores ela possui?
Qual a importância do plano de negócios?
Um plano de negócios é essencial para criar a sua startup. Afinal, é nele que estarão contidos a descrição do seu produto, a sua proposta de venda exclusiva, o seu nicho, concorrência, objetivos, estratégia de marketing e aspectos financeiros.
Como criar um plano de negócios?
De início, leve em conta somente os detalhes de que vai precisar nos primeiros estágios do seu negócio, ou seja, não crie um plano de cinco anos, por exemplo. Assim, considere o seguinte:
- capital inicial que possui;
- baixa ou alta concorrência;
- de que forma e quando vai ter lucro;
- tipo de estratégia que pretende usar;
- USP.
Depois de alguns meses, verifique o seu plano de negócios de novo e faça ajustes, se necessário. Mas, não fique tão preso a ele, comece a agir para testar o que funciona ou não.
A busca de clientes para uma startup
Para que uma startup possa crescer e se estabelecer no mercado, uma base sólida de clientes é fundamental. A princípio, deve-se atrair o público-alvo e para isso há diversas maneiras distintas, algumas até mesmo sem custos financeiros.
Depois de usar os métodos orgânicos, invista nos pagos. Aliás, o importante é utilizar todos os canais disponíveis como:
- marketing “boca a boca”;
- landing pages;
- redes sociais;
- blog;
- publicidade;
- eventos.
É crucial que a marca tenha um logotipo e um slogan para que o seu público possa identificá-la em qualquer lugar. Por isso, utilize-os em todos os canais de marketing digital em que for divulgar os seus produtos ou serviços.
Fidelize os seus clientes
Depois de atrair o seu público-alvo, agora é o momento de fidelizá-lo a sua startup. A fim de manter o interesse dele em sua marca, invista em ações como:
- crie posts regulares em suas páginas nas redes sociais;
- envie uma newsletter por e-mail;
- dê descontos a clientes assíduos.
Por que sempre analisar resultados em uma startup?
A sua empresa já tem um plano de negócios, investiu na fidelização do cliente, possui uma renda estável e por fim, uma boa base de parceiros. Dessa forma, chegou o momento de estabelecer novos objetivos, avaliar os erros e maneiras de corrigi-los, além disso:
- faça o registro de todas as suas vitórias nos negócios e os métodos usados;
- expanda a sua startup ao criar um novo produto ou mudar de estratégia;
- realize o recrutamento de novos funcionários, saiba delegar tarefas.
Vale a pena montar uma startup?
Saiba que vale sim a pena ter a sua própria startup. Aliás, é maravilhoso ver ideias saindo do papel e sendo postas em prática, além disso, notar que cada vez mais pessoas estão seguindo o sonho de se tornar um empreendedor.
Como tudo na vida, no entanto, montar um negócio do zero oferece muitos desafios. Por outro lado, pode render muitos aprendizados e experiências únicas que farão qualquer um criar soft skills que nem sabiam que possuíam.
Só que, vale lembrar que para alcançar todos os seus objetivos e montar um empreendimento de sucesso, é preciso muito estudo, determinação e foco, afinal, não é uma questão de dom e sim de esforço.