A análise SWOT é muito popular no setor de marketing das empresas. Isso porque, ela é uma ferramenta que avalia diferentes cenários antes de colocar um projeto em prática. Tal ação é essencial, a fim de verificar se a startup tem mais chance de sucesso ou fracasso.
O que é análise SWOT?
Também chamada de matriz FOFA, este é um método de planejamento de estratégias que envolve avaliar diferentes cenários para uma tomada de decisão. Assim, criada nos anos 60 por Albert Humphrey, a ferramenta já sofreu mudanças e adaptações ao longo dos anos.
Como funciona a análise SWOT?
A análise SWOT avalia quatro elementos principais que são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Dessa forma, é um sistema bem simples de aplicar e que oferece vários detalhes cruciais para uma startup.
Estes podem ser úteis tanto para a criação de um novo produto de um pequeno negócio até a parte de gestão de uma empresa multinacional. Mas, para que a matriz forneça dados que façam a diferença, é essencial entender melhor o significado de cada termo.
Como usar a análise SWOT em uma startup?
Para começar a visualizar a importância da análise SWOT, saiba que ela pode ser usada em todas as etapas da sua startup. Ou seja, desde o início até a sua consolidação no mercado.
Devido a isso, é essencial que os gestores tenham acesso a todos os dados referentes aos ambientes internos e externos, a fim de traçar os melhores planos estratégicos de crescimento para a sua empresa.
As decisões, portanto, podem ter como base os quatro principais elementos da matriz FOFA que são strengths, opportunities, weaknesses e threats.
Ambiente interno
No ambiente interno, o dono da startup tem controle sobre tudo que envolve o seu negócio, desde as ações de marketing, até o tipo de tecnologia que faz uso e a cultura da empresa. Então, nesse cenário, deve-se analisar tanto as forças quanto as fraquezas.
Para isso, então, leve em conta os seguintes critérios:
- tempo de atuação;
- localização;
- reputação;
- gestão;
- finanças;
- competências da sua equipe;
- atendimento;
- produtividade;
- relação com grandes negócios.
Forças
As forças da análise SWOT dizem respeito aos benefícios que a sua startup possui em comparação à concorrência, bem como, os seus diferenciais, isto é, os pontos fortes da sua empresa.
Também incluem os elementos internos que geram vantagens ao seu empreendimento ou fatores que se pode controlar, que dependem inteiramente de você.
Nesse sentido, o microempreendedor individual deve se fazer os seguintes questionamentos para obter respostas:
- qual é a sua maior vantagem competitiva?
- quais são os melhores produtos ou serviços da startup?
- os clientes estão satisfeitos com a marca?
Fraquezas
Já as fraquezas da análise SWOT são os “defeitos” da sua startup. Ou seja, elementos que podem afetar de forma negativa os seus negócios e a evolução da empresa. Nesse momento, aliás, é preciso agir com sinceridade para identificar quaisquer falhas.
Mesmo que não se possa solucionar os pontos problemáticos de imediato, o ideal é tentar reduzir os seus efeitos para que fiquem mais próximos de se tornarem forças do que fraquezas. As perguntas que devem ser feitas aqui são as seguintes:
- por que há uma falta de engajamento por parte do público-alvo?
- os membros da sua equipe são ideais para o trabalho que desempenham?
- por que os seus clientes têm optado pela concorrência e não pela sua startup?
Ambiente externo
No ambiente externo da análise SWOT inclui-se todos os elementos fora da startup que podem afetá-la de alguma maneira, por exemplo:
- política;
- desastres no meio ambiente;
- juros;
- mudanças nas leis;
- concorrência;
- crise na economia.
É preciso estar atento a tudo que possa envolver o seu nicho de atuação, a fim de lidar da melhor forma com o que quer que venha acontecer, isto é, eventuais oportunidades e ameaças ao seu negócio.
Oportunidades
Essas são todas as forças externas da análise SWOT que geram um impacto positivo em sua startup. Aliás, apesar de não poder controlá-las, é possível usufruir delas como:
- tendências que aumentem as suas vendas;
- parceria com um concorrente;
- mudanças nas leis;
- nova política econômica.
Ameaças
Esses são elementos externos que afetam de modo negativo a sua startup. Então, estar preparado neste momento é essencial para superar eventuais perdas nos lucros devido a:
- pouca mão de obra;
- roubo de dados;
- catástrofes naturais;
- novos concorrentes.
Quais as vantagens de aplicar a análise SWOT?
Uma das principais vantagens de aplicar a análise SWOT em uma startup é o panorama da empresa que essa ferramenta oferece. Isso porque, ela identifica os pontos de sucesso e de melhorias do negócio, bem como, mapeia as oportunidades e os riscos em seu nicho.
O que é posição estratégica?
Esse é mais um benefício que a matriz SWOT oferece a sua empresa. Afinal, a análise de ambientes internos e externos, além das características do negócio, ajuda o empreendedor a identificar a posição estratégica da startup.
Ter a noção de como a marca está posicionada em seu nicho de atuação e compará-la com a de concorrentes, de fato, é muito importante para o seu crescimento no mercado.
Análise SWOT x resolução de problemas
A análise SWOT ajuda a identificar os pontos de melhorias em seu negócio. Portanto, sejam eles referentes a delegação de tarefas, fluxo de processos ou na própria abordagem de venda da empresa, com essa matriz é possível tratar os problemas o quanto antes.
É possível criar uma startup de sucesso com uma boa análise SWOT?
Ter noção sobre as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é essencial para qualquer empresa que queira se estabelecer no mercado. Mais do que identificá-las, é ainda mais importante usar a análise SWOT de modo inteligente.
Pode-se ainda usar o marketing digital para educar o seu nicho de atuação sobre a sua startup, graças a aplicação e ao estudo dessa ferramenta tão presente neste e diversos outros setores.
Com esse método, muitos negócios chegaram a conclusões inimagináveis, já que a matriz fornece uma verdadeira visão de raio-x em seu empreendimento. Isso, sem dúvida, vai fazer com que ele alcance ainda mais espaço no mercado e garanta o seu sucesso.