Um plano de negócio é um documento cheio de detalhes que caracteriza as metas de uma startup. Além disso, graças a esse relatório é possível reduzir riscos e incertezas, bem como, também identifica os gastos necessários para implantar uma ideia na prática.
O que é um plano de negócio?
Esse documento descreve, de forma minuciosa, os caminhos que a sua empresa precisará trilhar para alcançar os objetivos e metas do seu negócio. Com esse plano, então, o fundador de uma startup avalia se uma ideia tem mais chances de sucesso ou fracasso.
Isso acaba por diminuir e muito quaisquer incertezas e riscos, o que é muito benéfico para o empreendedor. Esse relatório, de fato, é tão importante que por meio dele são tomadas as decisões de toda a organização.
É comum que investidores e bancos peçam para ver o plano de negócios de uma empresa, a fim de avaliar se ela é realmente viável ou não. Afinal, ele traz em detalhes todas as etapas de estruturação da startup.
Modelo de negócio
Também é um documento, mas que se diferencia bastante do plano. Assim, um modelo, além de menos detalhado, tem um apelo mais visual e prático. O seu foco está no “como”, ou seja:
- como sua empresa vai ter faturamento;
- como pretende gerar valor ao cliente em potencial;
- como as etapas do negócio se relacionam entre si.
- como os colaboradores irão realizar as tarefas.
É a partir dele que os empreendedores iniciantes desenvolvem um plano de negócio. Portanto, ele é o ponto de partida para se criar um relatório completo sobre a sua startup.
Qual a importância do plano de negócio?
A importância desse plano tem uma relação direta com as funções deste relatório. Isso porque, com ele, é possível que o fundador tome decisões de gerenciamento de estratégias e de investimento.
Também é por meio deste documento que o dono da empresa consegue:
- atrair investidores;
- pedir empréstimos;
- contratar financiamentos.
É claro que um plano de negócio não elimina eventuais riscos e prejuízos a longo prazo. Mas, sem dúvida, ele tem o potencial de diminuir e muito possíveis erros.
Sem uma análise profunda sobre a startup e de outros elementos que interferem no quão viável ela é (capacitação da equipe, eficácia dos processos e controle das finanças), nenhum planejamento será capaz de entregar os resultados que a gestão espera alcançar.
Vale mencionar ainda que se engana quem acredita que esse documento é útil somente para empresas iniciantes. Já que ele serve para todas as fases de desenvolvimento do negócio.
Viabilidade da empresa
O quão viável uma empresa é deve estar muito claro em seu plano de negócio. Para ter essa resposta, considere as seguintes perguntas:
- a sua ideia é realmente inovadora?
- como a sua startup vai se tornar uma referência em seu mercado?
Também para perceber a viabilidade da sua empresa é essencial avaliar o cenário competitivo em que seu negócio estará inserido, bem como, fazer uma pesquisa sobre o seu público-alvo.
Perfil do consumidor
O seu plano de negócio precisa de uma persona. Isto é, um personagem semi-fictício que define o perfil do seu cliente ideal. Desse modo, é a pessoa para quem os seus esforços de marketing digital e vendas serão direcionados.
É preciso descobrir os diferenciais competitivos e o quê motiva o consumo desse público-alvo. Estudá-lo de forma profunda é fundamental, não só para o seu plano, mas para o sucesso da sua startup.
A partir disso, é possível desenvolver produtos ou serviços mais assertivos e atrativos para os compradores em potencial. Além disso, contribui para diminuir o ROI e o budget, bem como, os esforços das suas equipes de marketing e vendas.
O plano de negócio ajuda a enxergar as necessidades financeiras
Com o plano de negócios, a sua situação financeira fica mais clara. Por exemplo, com ele é possível prever se você precisará de investidores logo ao abrir a sua startup ou se tem capital suficiente para arcar com as despesas neste primeiro momento.
Também é necessário definir o quanto de dinheiro será destinado a cada setor da empresa e o percentual desse investimento que vai favorecer o crescimento sustentável da sua firma.
Como usar o plano de negócio para atrair investidores?
O plano de negócios, como visto antes, muitas vezes é um relatório exigido por bancos e investidores, já que responde às principais dúvidas deles sobre o quão viável é a sua empresa.
Por meio desse documento, então, é possível atrair mais propostas de investimentos e com isso, a sua startup pode crescer mais rápido e alcançar os objetivos estabelecidos em menos tempo.
Este plano ainda confirma as suas projeções em relação às finanças, orienta sobre a estratégia certa de saída de capital, além de construir uma maior confiança em sua marca no mercado.
Posicionamento de marca
Uma das funções principais de um plano de negócio é delimitar o papel da sua startup em seu nicho de atuação. Isso, por sua vez, colabora para posicionar a sua marca junto a:
- clientes;
- parceiros;
- investidores.
A partir disso, você e sua equipe podem colocar em ação boas práticas voltadas para o seu branding, a fim de aumentar o seu alcance de marca. O que é essencial para a eventual fidelização do cliente em potencial.
Oportunidades de crescimento em uma startup
Com este relatório repleto de informações sobre a sua startup, é mais simples desenvolver projeções com maior precisão, mesmo diante de todas as variáveis que afetam o seu mercado de atuação.
Por meio do plano de negócio, o fundador se sente mais confiante para se comprometer com novos projetos e chances de crescimento, a fim de aumentar o seu faturamento e lucros.
Toda startup precisa de um plano de negócio?
Este documento é essencial em qualquer negócio. Afinal, com ele, o empresário sente que pode abrir a sua startup e começar a trilhar o seu caminho rumo ao sucesso de forma mais segura. Isso porque, ele vai agir com base em dados e não em achismos.
Criar esse plano, então, é um dos primeiros passos em sua jornada como empreendedor e para ter uma empresa lucrativa, além de sustentável. Entretanto, tenha o cuidado de sempre atualizar este relatório.