O MVP é a sua chance de testar uma ideia antes de precisar investir alto para desenvolvê-la. Esse conceito, em especial, se tornou bastante famoso no mundo das startups, assim, vale a pena destrinchar esse assunto pelo sucesso do seu negócio.
Você sabe o que é MVP?
Essa é a sigla para Mínimo Produto Viável, que pode ser entendido como a versão básica de uma solução. Ou seja, algo que contém somente as suas funções e recursos mais enxutos. Portanto, o MVP pode assumir a forma de um:
- serviço;
- produto digital ou físico;
- software.
O importante é que, apesar de simples, seja funcional o suficiente para que um grupo seleto de consumidores realize testes com a solução em questão e a partir disso, ofereça críticas e opiniões a respeito.
Depois disso, o produto ou serviço é melhorado e só assim, é lançado ao mercado de forma oficial. O que aumenta as chances de garantir a satisfação e fidelização do cliente.
A importância disso para as startups
Tanto para as startups, quanto para quaisquer outros modelos de negócios, é essencial testar um projeto antes de torná-lo oficial. A fim de validá-lo e estimar as suas chances de sucesso com maior precisão.
É importante fazer isso, ainda mais ao levar em conta os aspectos estratégicos e financeiros da empresa. Com o MVP, é possível economizar recursos, afinal, os testes são feitos com o mínimo de gastos e tempo.
Também ajuda o empreendedor e sua equipe a ter uma visão mais estratégica, o que contribui para a sua atuação no mercado. Além disso, vale incluir o quão relevante é ter o feedback do seu público-alvo, a fim de oferecer a ele uma solução irrecusável.
Como o MVP pode ajudar a validar a ideia de negócio?
O MVP é a opção ideal para o empreendedor que quer validar as suas ideias. Isso é possível a partir de vários testes práticos realizados, em específico, para um pequeno número de pessoas.
Vale lembrar que essa não é a solução final da startup, mas uma versão simplificada feita com o mínimo de recursos. Mas, que possa ser usada de forma prática, a fim de sanar um problema.
Com a reação do público, então, a empresa consegue definir se vale a pena ou não investir nessa ideia ou se é melhor seguir rumo a um novo projeto.
É possível desenvolver um MVP de forma prática?
Com algumas dicas é possível criar o seu MVP de modo prático para validar as suas ideias com mais precisão. Entretanto, vale destacar que desenvolver um Mínimo Produto Viável não é fazer um protótipo mal feito, mas sim algo mais enxuto.
As principais ferramentas envolvidas no processo
Para iniciar esse processo, você vai precisar de uma landing page. Isso, a fim de mostrar a sua solução para o mercado, mesmo que em teoria, mas, acima de tudo, para captar pessoas que possam testar a sua ideia.
A partir das opiniões dos membros do grupo que selecionou, vem a etapa seguinte que consiste em definir:
- quais critérios serão avaliados;
- perfil da persona que essa solução alcança;
- as expectativas de retorno.
Depois dessas fases, será possível aplicar o MVP para validação. Mas, atenção ao gastar os recursos em sua criação, eles precisam ser mínimos, entretanto, não desenvolva algo que seja apenas um conjunto de funcionalidades sem sentido.
Como um MVP pode ser usado para ajudar a escalar o negócio?
Para que uma startup se torne escalável, ela precisa ter o máximo de confiança em sua ideia ao lançar uma solução no mercado que sane os problemas do seu público-alvo. Portanto, com o Minimum Viable Product, é possível ter essa certeza.
Também vale adicionar que para ajudar a escalar o seu negócio, o MVP deve levantar e responder questões como:
- para que serve essa solução?
- qual problema ela resolve e como faz isso?
- quem é o seu público-alvo?
- o que essa ideia tem de tão inovadora?
- qual é o tamanho do seu nicho?
- quais são as despesas de operação e produção?
Quais são os principais benefícios de um MVP para as startups?
De forma resumida, pode-se dizer que investir no Mínimo Produto Viável significa economizar recursos valiosos como tempo, dinheiro e energia, não só do empreendedor, mas de toda a equipe, algo essencial para uma gestão empresarial eficaz.
Com o MVP, tem-se a vantagem de criar uma solução com um gasto inferior e em curto prazo. Além disso, é possível destacar ainda outros pontos positivos como:
- menos retrabalho;
- investimento inteligente;
- maior foco em oferecer uma proposta de valor;
- identificação de falhas;
- chance de entender melhor o seu público-alvo;
- possibilidade de criar relações a longo prazo.
Diminui os riscos de mercado
Uma das vantagens de maior destaque do Minimum Viable Product é a redução dos riscos de mercado. Já que, será capaz de saber se os seus clientes vão aceitar bem ou não a sua solução.
Isso, a partir de um protótipo de baixo custo e feito em um prazo de tempo mais curto. Então, há ainda uma economia de recursos com um produto que, a princípio, não obteve sucesso diante do público.
Maior aproximação com o público
Outro benefício do MVP que merece destaque, sem dúvida, é a chance de criar um vínculo mais próximo com a sua persona. Isso porque, a troca entre os clientes e a startup se torna mais direta.
A empresa consegue visualizar de perto e em várias fases, aliás, como o consumidor reage frente a nova proposta que o seu negócio oferece a ele e ao mercado.
Vale a pena desenvolver um MVP?
Desenvolver uma versão mais simples da sua ideia é a melhor forma de validar uma proposta no mercado. Além disso, colher as opiniões e sugestões do público, mesmo que de um pequeno grupo seleto, ajuda no processo de aprimorar a solução.
Para que não reste dúvidas sobre a sua eficácia, grandes marcas de sucesso como Amazon, Facebook e Airbnb, nasceram a partir de um MVP. Portanto, esse é um método de validação que pode tirar a sua startup do papel antes do que você imaginava.