O Growth Hacking é um conceito em alta, sobretudo entre as empresas de tecnologia e startups que buscam um crescimento acelerado. Esse conceito, contudo, pode ser aplicado a qualquer negócio desde que se saiba como estruturar uma análise consistente.
O que é Growth Hacking?
O termo Growth Hacking foi criado por Sean Ellis, em 2010 e consiste em um método que visa fazer com que o negócio cresça, com base em análise de dados. À época ele trabalhava na Dropbox e analisou alguns modelos de empresas de sucesso.
Nesse estudo, constatou alguns pontos em comum naquelas que conseguiram atingir resultados mais expressivos em um curto espaço de tempo, como por exemplo:
- formas inovadoras de aplicar o marketing;
- equipes com profissionais de diversas áreas atuando em conjunto;
- tomada de decisões baseada em dados.
A partir disso, ele criou esse conceito para definir uma abordagem analítica na definição das estratégias, bem como, para a tomada de decisões. Assim, ele iniciou a aplicação desse modelo na Dropbox durante a sua gestão.
A importância desse conceito
Com o Growth Hacking é possível atingir um crescimento sólido, uma vez que a análise de dados permite identificar pontos de melhoria em cada um dos processos envolvidos. Dessa forma, cada progresso contribui para o resultado final da empresa.
Também para a tomada de decisões ter um suporte baseado na situação atual dá mais segurança para criar um plano de negócio eficaz.

Quais as principais ferramentas de Growth Hacking?
As ferramentas de automação e análise de dados são itens essenciais para colocar essa metodologia em prática. Afinal, permitem o acesso fácil a relatórios de dados para servir de base para definir as ações da área.
Na sequência, veja alguns exemplos de sistemas que permitem uma gestão do negócio mais simples e prática para otimizar esse processo.
SEMRush
A SEMRush é uma excelente aliada para o Growth Hacking pois consegue trazer informações sobre a performance online de uma empresa. Além disso, essa plataforma é capaz de fazer comparativos com sites concorrentes.
Com isso, é possível verificar em quais pontos é preciso melhorar e assim investir em novas técnicas de SEO para obter mais tráfego para a página de vendas. Apesar dessas vantagens, essa é uma ferramenta paga, mas que possui uma versão de teste gratuita.
O que é Hotjar?
Essa é uma ferramenta que oferece uma análise mais visual sobre o desempenho de um site, por meio de mapas de calor. Dessa forma, permite ter acesso a informações importantes para análise de resultados, tais como:
- visitantes na página;
- áreas com mais cliques no site;
- abandono do usuário.
Logo, ela funciona como um mapeamento da página, o que possibilita identificar como o usuário se comporta quando acessa um endereço na web. Assim, é possível ter ideias para melhorar a experiência de acesso e com isso alcançar mais vendas.
Sense Data
O Sense Data é uma solução que faz a análise da satisfação do cliente e pode ser uma grande auxiliar para uma gestão empresarial eficaz. Ele apresenta um painel com uma visão ampla da situação do negócio.
Com base nesses dados, é possível avaliar a saúde do empreendimento, como a taxa de entrada de novos clientes e comportamentos de consumo. Isso pode servir para definir a abordagem em novas campanhas, que visem a fidelização, por exemplo.
Esse é um bom exemplo do uso do Growth Hacking na prática, uma vez que a partir desses dados, é possível definir qual deve ser o foco da empresa, bem como, definir metas para o futuro.
Lead Lovers
Essa é uma ferramenta de automação de e-mail marketing, mas que contempla outras funcionalidades, como a gestão de leads e CRM. Dessa forma, é bastante útil para a área de marketing, pois reúne diversas funções em um único local.
A plataforma ainda conta com a opção de automatização no atendimento e vendas, com geração de relatórios em tempo real para acompanhamento. Além disso, também permite integrar chatbots e respostas automáticas.
Como resultado, o acesso a dados com resultados também é bem mais simples, o que confere mais agilidade nas análises e tomada de decisão.
O Growth Hacking gera muitos benefícios para as empresas?
Aplicar o Growth Hacking pode reduzir os custos do negócio, uma vez que as ações se tornam mais eficazes por se basearem em dados realistas. Ou seja, ao se pautar em métricas é possível conhecer melhor o público da empresa.
Tal medida faz com que as campanhas de marketing e até mesmo a criação de um novo produto atinja aquilo que os clientes esperam. Além disso, é uma forma de identificar novas oportunidades para investir.
Growth Hacking X sucesso de um negócio
Para que uma empresa seja bem sucedida, é preciso que tenha um bom planejamento, o que envolve todas as áreas do negócio. Nesse contexto, ter essa visão integrada é uma boa forma de definir os rumos do negócio.
Isso também permite ter um diagnóstico do desempenho de cada setor e assim corrigir falhas, além de aprender com os erros cometidos.
Fora esses pontos, ele proporciona maior troca de informações entre as áreas da empresa, o que permite ter acesso a dados integrados, que otimizam o processo de tomada de decisão.
Vale a pena apostar no Growth Hacking?
Com efeito, o Growth Hacking é um técnica que pode trazer bons resultados para o negócio, qualquer que seja o tamanho da empresa.
Embora possa parecer muito técnico, o princípio dessa técnica é simples, ou seja, focar em manter um crescimento constante e a análise de métricas para definição das estratégias.
O uso dos dados é vital para ter sucesso nesse setor, por isso, antes de implementar qualquer nova solução, o mais indicado é realizar testes. A partir deles, se obtém subsídios para avaliar se aquela ideia deve ser aplicada em larga escala.
Para tanto, é necessário contar também com uma equipe qualificada, que tenha o senso crítico para análise desses indicadores. Assim, há mais segurança e previsibilidade ao tomar uma decisão que envolva investimento na empresa.