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Growth Hacking: Vale a pena investir?

Apresentação na Sala de Conferências do Escritório Multiétnico. Encontro de Diversos Jovens Empreendedores, Especialistas, Conversando, Usando a TV para infográficos. Empresários desenvolvem inicialização de comércio eletrônico. Confira se vale a pena investir em Growth Hacking

O Growth Hacking é um conceito em alta, sobretudo entre as empresas de tecnologia e startups que buscam um crescimento acelerado. Esse conceito, contudo, pode ser aplicado a qualquer negócio desde que se saiba como estruturar uma análise consistente.

O que é Growth Hacking?

O termo Growth Hacking foi criado por Sean Ellis, em 2010 e consiste em um método que visa fazer com que o negócio cresça, com base em análise de dados. À época ele trabalhava na Dropbox e analisou alguns modelos de empresas de sucesso.

Nesse estudo, constatou alguns pontos em comum naquelas que conseguiram atingir resultados mais expressivos em um curto espaço de tempo, como por exemplo:

  • formas inovadoras de aplicar o marketing;
  • equipes com profissionais de diversas áreas atuando em conjunto;
  • tomada de decisões baseada em dados.

A partir disso, ele criou esse conceito para definir uma abordagem analítica na definição das estratégias, bem como, para a tomada de decisões. Assim, ele iniciou a aplicação desse modelo na Dropbox durante a sua gestão. 

A importância desse conceito

Com o Growth Hacking é possível atingir um crescimento sólido, uma vez que a análise de dados permite identificar pontos de melhoria em cada um dos processos envolvidos. Dessa forma, cada progresso contribui para o resultado final da empresa.

Também para a tomada de decisões ter um suporte baseado na situação atual dá mais segurança para criar um plano de negócio eficaz.

Empresário segurando tablet e desenha crescente holograma virtual de estatísticas, gráfico e gráfico. Desenvolvimento de estratégia de negócios e plano de crescimento crescente. Growth Hacking vale a pena investir.

Quais as principais ferramentas de Growth Hacking?

As ferramentas de automação e análise de dados são itens essenciais para colocar essa metodologia em prática. Afinal, permitem o acesso fácil a relatórios de dados para servir de base para definir as ações da área.

Na sequência, veja alguns exemplos de sistemas que permitem uma gestão do negócio mais simples e prática para otimizar esse processo.

SEMRush

A SEMRush é uma excelente aliada para o Growth Hacking pois consegue trazer informações sobre a performance online de uma empresa. Além disso, essa plataforma é capaz de fazer comparativos com sites concorrentes. 

Com isso, é possível verificar em quais pontos é preciso melhorar e assim investir em novas técnicas de SEO para obter mais tráfego para a página de vendas. Apesar dessas vantagens, essa é uma ferramenta paga, mas que possui uma versão de teste gratuita.

O que é Hotjar?

Essa é uma ferramenta que oferece uma análise mais visual sobre o desempenho de um site, por meio de mapas de calor. Dessa forma, permite ter acesso a informações importantes para análise de resultados, tais como:

  • visitantes na página;
  • áreas com mais cliques no site;
  • abandono do usuário.

Logo, ela funciona como um mapeamento da página, o que possibilita identificar como o usuário se comporta quando acessa um endereço na web. Assim, é possível ter ideias para melhorar a experiência de acesso e com isso alcançar mais vendas.

Sense Data

O Sense Data é uma solução que faz a análise da satisfação do cliente e pode ser uma grande auxiliar para uma gestão empresarial eficaz. Ele apresenta um painel com uma visão ampla da situação do negócio. 

Com base nesses dados, é possível avaliar a saúde do empreendimento, como a taxa de entrada de novos clientes e comportamentos de consumo. Isso pode servir para definir a abordagem em novas campanhas, que visem a fidelização, por exemplo.

Esse é um bom exemplo do uso do Growth Hacking na prática, uma vez que a partir desses dados, é possível definir qual deve ser o foco da empresa, bem como, definir metas para o futuro.

Lead Lovers

Essa é uma ferramenta de automação de e-mail marketing, mas que contempla outras funcionalidades, como a gestão de leads e CRM. Dessa forma, é bastante útil para a área de marketing, pois reúne diversas funções em um único local.

A plataforma ainda conta com a opção de automatização no atendimento e vendas, com geração de relatórios em tempo real para acompanhamento. Além disso, também permite integrar chatbots e respostas automáticas.

Como resultado, o acesso a dados com resultados também é bem mais simples, o que confere mais agilidade nas análises e tomada de decisão.

O Growth Hacking gera muitos benefícios para as empresas?

Aplicar o Growth Hacking pode reduzir os custos do negócio, uma vez que as ações se tornam mais eficazes por se basearem em dados realistas. Ou seja, ao se pautar em métricas é possível conhecer melhor o público da empresa. 

Tal medida faz com que as campanhas de marketing e até mesmo a criação de um novo produto atinja aquilo que os clientes esperam. Além disso, é uma forma de identificar novas oportunidades para investir.

Growth Hacking X sucesso de um negócio

Para que uma empresa seja bem sucedida, é preciso que tenha um bom planejamento, o que envolve todas as áreas do negócio. Nesse contexto, ter essa visão integrada é uma boa forma de definir os rumos do negócio.

Isso também permite ter um diagnóstico do desempenho de cada setor e assim corrigir falhas, além de aprender com os erros cometidos. 

Fora esses pontos, ele proporciona maior troca de informações entre as áreas da empresa, o que permite ter acesso a dados integrados, que otimizam o processo de tomada de decisão.

Vale a pena apostar no Growth Hacking?

Com efeito, o Growth Hacking é um técnica que pode trazer bons resultados para o negócio, qualquer que seja o tamanho da empresa. 

Embora possa parecer muito técnico, o princípio dessa técnica é simples, ou seja, focar em manter um crescimento constante e a análise de métricas para definição das estratégias. 

O uso dos dados é vital para ter sucesso nesse setor, por isso, antes de implementar qualquer nova solução, o mais indicado é realizar testes. A partir deles, se obtém subsídios para avaliar se aquela ideia deve ser aplicada em larga escala.

Para tanto, é necessário contar também com uma equipe qualificada, que tenha o senso crítico para análise desses indicadores. Assim, há mais segurança e previsibilidade ao tomar uma decisão que envolva investimento na empresa. 

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