Estimular a cultura de feedback é essencial, ainda mais em startups, que são modelos de negócios mais emergentes. Além disso, aplicá-la tem um impacto direto na atuação da sua equipe e faz com que o quadro de pessoal se sinta mais engajado, bem como, motivado.
O que é feedback?
O feedback é um retorno dado ao funcionário e que serve como uma motivação. Assim, é um tipo de avaliação que acontece entre gestor e liderado. Ou seja, mostra que o líder se importa com sua equipe o bastante para ter uma comunicação aberta com ela.
É uma interação cujo intuito é fazer com que o aprendizado seja constante no local de trabalho, a fim de que haja evolução profissional tanto por parte de cada membro da equipe quanto no crescimento da startup como um todo. Precisa ser algo eficaz e transformador.
Qual é o impacto dessa prática em uma startup?
Essa prática constante em uma startup tem relação direta com o desenvolvimento dos seus funcionários. Por meio dela, estimula-se a evolução de cada membro do seu time, o que impacta no crescimento do negócio.
A prova disso é um estudo da Gallup que revelou que aqueles que se comunicam com frequência com seus gestores são três vezes mais motivados e engajados do que as pessoas que não possuem essa abertura.
É uma equipe que gera resultados em uma empresa e isso é ainda mais direcionado em startups, que lida de forma diária com altas expectativas para crescer no mercado. Além disso, precisam ser mais adaptáveis que os negócios tradicionais.
Dar esse retorno a sua equipe, então, é vital para rever processos internos e pontos de melhorias. Ter uma boa gestão de pessoal é tão crucial quanto uma gestão de vendas eficiente.
Eleva os fatores-chave para uma gestão de pessoas eficaz
As startups, em geral, contam com equipes mais enxutas, logo, precisam extrair o melhor do seu quadro de pessoal. Além disso, precisam desenvolver seus talentos sempre. O feedback contínuo, então, eleva fatores-chave como:
- produtividade em uma startup;
- satisfação no trabalho;
- retenção de pessoal.
Essa prática permite que os gestores tenham uma visão mais apurada do desempenho de cada colaborador e da equipe na totalidade. Com isso, podem tomar decisões mais assertivas e ainda realizar ajustes na:
- capacitação de talentos;
- treinamento de pessoal;
- liderança.
Permite a adaptação de processos internos de forma mais ágil
É notável que essa prática contínua ajuda a tornar os processos internos mais rápidos ao fazer com que cada funcionário alcance o seu potencial máximo dentro do negócio.
Adaptar os processos internos de forma rápida é ainda mais essencial em uma startup. A retroalimentação de forma frequente permite que se mantenha seus planos e projetos para se tornar escalável, entretanto, sem deixar de lado os pontos de melhorias.
Melhora a colaboração interna
Colaboradores que ajudam uns aos outros em projetos de diferentes setores se torna uma frente de trabalho mais eficaz e unida. Isso é possível ao oferecer e receber retornos constantes sobre o desempenho de cada um.
Esse contexto colaborativo é muito comum em startups que buscam integrar suas distintas áreas ao máximo, diferente das empresas mais tradicionais. Além disso:
- melhora a comunicação interna;
- há um maior alinhamento entre os departamentos;
- reduz o tempo gasto na resolução de problemas.
Como aplicar a cultura de feedback em uma startup?
Aplicar a cultura de feedback no trabalho requer, antes de tudo, ter uma startup aberta com um canal de comunicação acessível. Além disso, inclui outras ações como fazer reuniões frequentes e avaliações periódicas.
Crie um canal de comunicação acessível
Para aplicar essa prática é essencial que a startup tenha um ambiente aberto para a troca de opiniões. Mais do que isso, exige um canal de interação acessível e direto entre líderes e liderados.
A comunicação deve ser clara, de modo que ninguém tenha receio de compartilhar as suas impressões ou de fazer sugestões a empresa. Isso por sua vez, é vital para se construir uma cultura organizacional produtiva e saudável.
Faça reuniões frequentes
As reuniões frequentes são essenciais para aproximar gestores de suas equipes, já que, estimula a interação entre eles. Nas startups, compartilhar informações no timing certo é essencial para que ela possa manter ou mudar seus planos para crescer.
Realize avaliações periódicas
Em startups, fazer avaliações a cada 15 dias é uma ótima opção, visto que esse é um tipo de negócio que visa a evolução rápida sem perder tempo. Isso, por sua vez, pode ser feito de três maneiras.
Avaliação direta ou 90º
O gestor avalia cada membro da equipe e assim, faz reuniões particulares com cada um para passar o seu feedback. Aliás, o setor de RH pode ajudá-lo ao indicar o que deve ser destacado como pontos positivos e de melhorias a respeito de cada colaborador.
Avaliação conjunta ou 180º
Esse tipo de avaliação é mais aberta, isso porque, ocorre do líder para o liderado e vice-versa. Nesse contexto, o gestor deve estar pronto para receber críticas construtivas dos membros de seu time.
O ponto positivo dessa abordagem é obter opiniões sinceras e sem receios do seu quadro de pessoal sobre a startup e assim, identificar o que precisa mudar e o que se deve manter.
Avaliação 360º
Já neste modelo, um pouco mais complexo, cada colaborador é avaliado por todos aqueles com quem trabalha. Além disso, inclui também uma autoavaliação. Então, é preciso estruturar muito bem essa abordagem, afinal, ela é mais trabalhosa.
Vale adicionar que esse método leva em conta a opinião de várias pessoas, o que pode resultar em conflitos. No entanto, ele oferece uma visão completa sobre a atuação de cada funcionário.
A sua startup está pronta para criar uma cultura de feedback?
Nas startups, a cultura de feedback é vital, já que esse modelo de negócio exige uma reavaliação constante de seus processos e do seu quadro de pessoal. Somente assim será possível crescer de forma rápida em seu mercado de atuação.
Também é importante contar com o conhecimento da Be You que entende por completo a jornada do empreendedor e seus percalços.
Ela pode ajudar a sua startup a se tornar escalável por meio de uma gestão eficaz para que você extraia o máximo de potencial do seu quadro de pessoal.