Em uma startup, fazer a gestão do tempo de maneira eficaz é essencial para se atingir os objetivos mais ambiciosos. Isso porque, esse é um modelo de negócio mais acelerado e dinâmico. Portanto, otimizar um recuso tão valioso quanto o tempo é vital para o sucesso.
O que é e qual a importância da gestão do tempo?
A gestão do tempo é uma técnica que visa priorizar e organizar as tarefas, a fim de que se possa fazer todas as entregas dentro do prazo estipulado. A ideia também é fazer o melhor uso desse recurso tão essencial no mundo empresarial, o tempo.
Este tipo de gerenciamento é vital em qualquer empreendimento, em especial, no ambiente de uma startup. Afinal, essa é uma forma de ter:
- ganho de produtividade;
- menos estresse;
- maior eficiência nos processos.
Só que a questão é entender como colocar esse conceito em ação. Ainda mais hoje que várias empresas migraram para o formato híbrido de trabalho ou para o home office. Nesse cenário, gerenciar o tempo é um grande desafio.

Como aplicar a gestão do tempo em uma startup?
Para aplicar a gestão do tempo em uma startup, antes de tudo, aprenda a priorizar as tarefas mais importantes do dia. Em seguida, tenha uma rotina muito bem definida e delegue atividades, afinal, não se pode fazer tudo sozinho.
Esse tipo de gerenciamento se torna ainda mais crucial em startups e scale-ups. Já que, esses modelos de negócios contam com um ritmo mais acelerado e possuem metas ambiciosas com o intuito de crescer de forma ágil.
Diferente das empresas tradicionais, as startups iniciam com pouco, logo, precisam se esforçar para captar recursos e se tornar escalável. Nesse cenário, a rotina tende a se estender e consumir as horas do dia, enquanto o volume de trabalho só aumenta.
Empreender nesse meio, então, requer foco para converter os recursos limitados e as incertezas em soluções únicas e inovadoras. Mas, para isso, é essencial gerenciar a produtividade em uma startup e o tempo de modo tão ágil quanto esse modelo de negócio.
Priorize as tarefas mais importantes do dia
As tarefas presentes no dia a dia de uma startup são quase infinitas. Então, se você sempre priorizar as atividades mais urgentes, nunca vai resolver o que, de fato, é mais importante. Assim, comece pelo mais essencial e depois siga para as outras demandas.
Veja uma comparação simples, suponha que você não goste de legumes, mas sabe que consumi-los é vital para a sua saúde e bem-estar. Em uma refeição, ao comê-los primeiro, pode focar no que mais gosta, tendo cumprido o que é mais importante.
Tenha uma rotina muito bem definida
Ser empreendedor envolve superar vários desafios e criar uma rotina é um deles. Isso porque, tudo muda muito rápido na vida de quem está a frente de um negócio. Mas, aquele que deseja ser bem-sucedido, sabe da importância de ter os seus dias bem organizados.
Como se planejar?
A gestão do tempo no trabalho eficaz exige muita organização. Desse modo, já no primeiro dia da semana, planeje-se ao máximo a respeito do que pretende realizar ao longo dos próximos dias:
- agende reuniões;
- divida o tempo entre as tarefas importantes;
- deixe um período livre para imprevistos.
Esse último tópico é essencial, então, não preencha cada horário disponível, deixe alguns períodos livres em sua agenda. Isso porque, podem surgir problemas ou novas demandas a qualquer momento.
Planeje-se ao máximo
Não é sábio planejar 100% da sua semana. Dessa forma, experimente organizar 75% dela e deixar os outros 25% para lidar com eventuais complicações que possam aparecer nesse meio tempo.

Aprenda a delegar funções
No empreendedorismo, é comum que o empreendedor se acostume a tomar frente de tudo em seu negócio. Só que a medida que a empresa evolui, fica impossível lidar com tudo sozinho e nesse momento, é necessário contar com a ajuda de outras pessoas.
É aí que surge a dificuldade em delegar tarefas. Mas, é essencial superar isso, então, durante o planejamento da sua semana, se questione se é necessário que você mesmo cuide de certa atividade ou se o seu sócio ou um colaborador pode realizá-la.
O seu papel como dono do próprio negócio é, acima de tudo, olhar para o futuro e para as tarefas mais importantes. Bem como, se cercar de uma equipe com grande potencial e que possa agregar ao seu empreendimento.
Faça autoavaliações
Um dos principais erros de quem empreende é não parar um momento e se questionar a respeito de:
- o que não está dando certo em minha startup?
- estou satisfeito com a maneira como gasto meu tempo?
- o que é possível melhorar no dia a dia do meu negócio?
Todas essas perguntas são válidas e essenciais para que a sua startup chegue no patamar que você deseja. O questionamento é o ponto de partida para se fazer melhorias e assim, fazer com que o seu negócio cresça.

Quais as vantagens da gestão do tempo em uma startup?
Gestão do tempo e produtividade andam de mãos dadas em uma startup. Ou seja, uma não funciona sem a outra. Isso porque, quando se aprende a organizar mais e a gerir melhor esse recurso valioso, torna-se possível:
- render mais no dia a dia;
- alcançar maiores resultados;
- evitar o acúmulo de tarefas;
- atingir as metas e objetivos;
- cumprir os prazos.
Gerenciar melhor o tempo permite que a gestão da sua startup aconteça de forma muito mais organizada. Lembre-se do quão valioso é esse recurso. Além disso, o tempo não para e nem retrocede, portanto, faça valer a pena.
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