Ter uma startup unicórnio é o sonho de qualquer empreendedor da área de tecnologia. Afinal, uma valorização de um bilhão de dólares é um marco que só gigantes do mercado alcançam. Veja, então, quais fatores levam um negócio a se tornar um dos mais valiosos do mundo.
O que é uma startup unicórnio?
Uma startup unicórnio é uma empresa tão rara quanto essa criatura mítica. É um negócio avaliado em um bilhão de dólares antes da abertura do seu capital na Bolsa de Valores e da venda de suas ações ao público para se tornar uma IPO (Oferta Pública Inicial).
Histórico das unicórnios
Para Aileen Lee, a investidora-anjo que criou esse termo, os primeiros unicórnios surgiram em 1990 e o Google, na época chamado de Alphabet Inc., foi o “super-unicórnio” da década de 90.
Já nos anos 2000, vieram outros, mas o destaque foi o Facebook. Hoje em dia, os dois não se enquadram mais na categoria de unicórnios, porque ambos abriram o capital de suas empresas.
No mundo, atualmente, há mais de 260 startups unicórnios e dentre as cinco mais valiosas, três delas são as americanas SpaceX, Uber e Airbnb; enquanto as demais são as chinesas, Toutiao e Didi Chuxing.
Quais são os fatores-chave para se tornar uma startup unicórnio?
Não há um roteiro a se seguir para se tornar uma startup unicórnio, mas um dos fatores-chave é saber como manter foco no cliente. Veja, então, esse e outros pontos comuns com mais detalhes a seguir.
Customer Centric
O cliente deve estar sempre no centro do seu negócio. Assim, é preciso criar uma estratégia comercial onde o consumidor esteja presente em todas as etapas:
- ideação;
- manufatura;
- pós-venda.
Hoje, a experiência do usuário é vital para qualquer negócio. Antes, valorizava-se apenas o produto ou serviço. Entretanto, agora o User Experience tem mais ou igual valor do que a qualidade da sua solução.
Apostar nas redes sociais
As redes sociais hoje não servem apenas para as pessoas passarem o tempo e compartilharem as suas vivências. É um canal que as empresas usam para reforçar e melhorar a comunicação com o público-alvo, além de ampliar a entrega de suas mensagens.
Estratégia Get Big Fast
O Get Big Fast é uma estratégia ousada cujo objetivo é crescer de forma acelerada, captar recursos e ter o lucro como segundo plano, pois a prioridade é:
- conquistar mais espaço no mercado;
- expandir a base de clientes;
- blindar-se contra a concorrência.
Um exemplo de startup que investiu nesse modelo é o Nubank que adotou uma tática agressiva para crescer e com isso, obteve uma valorização de 10 bilhões de dólares.
Resiliência
O empreender que não sabe lidar com os altos e baixos do seu negócio tende mais para o fracasso do que para o sucesso. Por isso, é preciso ter uma forte resiliência para encarar as incertezas presentes no dia a dia de uma startup.
Diversidade
Para se tornar um unicórnio no mundo das startups é preciso contar com uma equipe diversa. Já que diferentes perfis profissionais tendem a gerar mais ideias disruptivas. Também é essencial valorizar a criatividade e o talento do seu quadro de pessoal.
O que define uma startup unicórnio?
Ter foco no cliente, investir em tecnologia e inovar de maneira contínua são algumas das características de uma startup unicórnio. Confira, então, esses principais atributos que definem esse tipo de empresa.
Inovação contínua
Para se tornar um unicórnio, inovar não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito. Um exemplo disso é o Spotify que trouxe uma forma inédita de se ouvir música via streaming.
Foco no cliente
O foco no cliente é o pilar de um unicórnio. Por isso, esse tipo de startup busca por soluções voltadas para resolver as dores do seu público-alvo e acima de tudo, gerar a melhor experiência possível ao cliente.
Investir em tecnologia
Apesar de não ser uma regra, a maioria das empresas unicórnios investem em tecnologia, um setor que, aliás, tem um potencial considerável. Assim, esse tipo de investimento é vital para que elas possam não só crescer, mas inovar de forma constante.
Qual negócio brasileiro se tornou uma startup unicórnio?
Quinto Andar, iFood e Loggi são negócios brasileiros que alcançaram o marco de um bilhão de dólares. Portanto, entraram na categoria de startup unicórnio. Desse modo, conheça melhor esses exemplos de sucesso para se inspirar.
Quinto Andar
O Quinto Andar, fundado em 2013, se tornou um unicórnio em setembro de 2019 e inovou no mercado imobiliário ao anular a necessidade de fiadores. Isso porque, a empresa faz a ponte entre inquilinos e senhorios.
Hoje em dia, ela está presente em 25 cidades brasileiras e fecha cerca de 4500 contratos por mês. Do fundo Dragoneer e do SoftBank, ele recebeu 250 milhões de dólares.
iFood
Fundada em 2011, essa grande empresa de delivery tem a liderança no ramo de entrega de comida. Isso, aliás, ao investir em uma plataforma para centralizar esse tipo de serviço em um só lugar.
Em 2014, a Movile adquiriu essa empresa, já valorizada no mercado, e a partir disso, recebeu o aporte de 500 milhões de dólares. Enquanto os fundos de capital agregaram mais 400 milhões de dólares, tornando-a um unicórnio no mundo das startups.
Loggi
A Loggi foi a primeira startup do Brasil a receber investimentos do Softbank. Este é um negócio do ramo de logística que faz entregas para e-commerces. Em uma rodada de investimentos, por exemplo, ela recebeu 150 milhões de dólares.
Como se tornar uma startup unicórnio?
Uma gestão eficaz e pensar globalmente são os primeiros passos para se alcançar o título de startup unicórnio. Além disso, requer também ambição, networking, pró-atividade, vontade de inovar no mercado e dominar o mundo.
Alcançar o marco de um bilhão de dólares é um grande desafio. Mas, já é a realidade de muitos negócios hoje e pode ser a sua, caso trabalhe para isso e conte com a ajuda da Be You para alavancar a sua startup por meio de um método inovador, networking e investimentos. Entre em contato e saiba como.