As startups brasileiras dominam a América Latina quando se fala em modelos de negócios escaláveis e que se tornaram unicórnios. Nesse sentido, elas são cases de sucesso para inspirar a sua empresa a dar saltos maiores, confira 3 grandes exemplos neste artigo.
O que são as startups brasileiras?
As startups brasileiras são empresas de pequeno ou médio porte cujo modelo de negócio se destaca por ser escalável e inovador. Ou seja, elas conseguem crescer de forma rápida, diferente de negócios comuns.
Muitas delas são do ramo da tecnologia, visto que, atualmente, essa é uma das áreas que mais crescem no mundo todo. Além disso, elas obtêm capital com investidores-anjos ou grupos financeiros de risco.
O fascinante mundo das startups do Brasil se destaca ainda por vários aspectos que grande parte delas tem em comum, alguns exemplos são:
- a inovação;
- cultura criativa;
- busca por investimentos;
- um plano de negócios bem definido.
Isso permite que elas cresçam rápido e deem o retorno de capital para os seus investidores. Além disso, quando uma empresa desse porte chega ao valor de mercado de US$ 1 bilhão, se tornam startups unicórnios.
O que é uma startup unicórnio?
Para quem não sabe o que é startup unicórnio, é o nome que se dá para empresas com valor de mercado de US$ 1 bilhão. No entanto, vale frisar que isso ocorre antes da abertura do seu capital na Bolsa de Valores, bem como a vendas das suas ações.
Tal fato é uma comparação que se faz com a criatura mitológica por ela ser rara, assim como uma startup que chega nesse status. No Brasil, atualmente, o número de negócios que atingiram o nível de unicórnios são 24 e o país lidera a categoria na América Latina.
Quais são as 3 grandes startups brasileiras para inspirar o seu negócio?
Há várias startups brasileiras que são cases de sucesso para inspirar qualquer negócio, como o Nubank, a Loggi e o iFood. Em suma, este artigo irá destacar essas 3 e mostrar o que elas fizeram para se tornarem empresas de alto valor no mercado.
Vale lembrar que, embora a maioria das startups do país e do mundo sejam do ramo de tecnologia, não significa que só elas dão certo. A princípio, vários setores contam com empresas de sucesso em ramos, como saúde, finanças, educação, entre outras.
Nubank
Um dos pontos que fez o Nubank ter sucesso foi oferecer um serviço financeiro fácil e acessível através do seu aplicativo. Afinal, muitas pessoas tinham problemas para abrir contas, pedir cartão de crédito, sem contar altas taxas do mercado, o que fez a fintech crescer muito.
Isso atraiu uma série de investidores, pois a empresa viu uma brecha no seu nicho e focou os seus esforços lá.
Com cada vez mais capital, a startup não só cresceu, mas continuou a inovar para se manter em alto nível e prestar serviços de qualidade para os clientes. Além disso, a fintech também se destaca por ser um modelo de transparência com as suas taxas, bem como política.
Loggi
No setor de logística, a Loggi é uma referência, pois faz isso de uma forma inteligente ao contar com centros de distribuição específicos pelo Brasil. Em suma, ela inovou na área ao usar algoritmos que otimizam as rotas de entrega urbana, ajudando a economizar tempo.
Não demorou muito para a startup ganhar mercado, bem como atrair investimentos. Dessa forma, teve capital para continuar com o seu propósito até chegar no cenário nacional.
A empresa se destaca por facilitar o processo de logística no Brasil, fazendo dela um dos principais nomes do nicho. Por isso, se inspirar nela pode ensinar muito para o seu negócio.
iFood
No setor de entrega de comidas por aplicativo, o iFood, sem dúvida, é o principal nome, pois inovou na área. Em suma, a startup revolucionou o cenário ao disponibilizar os cardápios de restaurantes parceiros online e facilitar o processo de delivery de refeições.
A empresa brasileira é uma referência no uso da tecnologia ao seu favor, já que ela aplica a inteligência artificial para ajudar seus clientes. Também vale citar que a interface, design e usabilidade do seu app é bem intuitiva e robusta, o que atrai cada vez mais parceiros.
Essa startup nacional inovou ao permitir o cadastro de motoboys para atuarem como entregadores de refeições para os restaurantes. Como resultado, foram milhares de novos empregos que surgiram com essa iniciativa.
O que as startups brasileiras podem ensinar ao seu negócio?
Todas as startups brasileiras, como você viu nos tópicos anteriores, inovaram em algum ponto no nicho em que elas atuam. Ou seja, levar algo novo para a área em que você busca fazer crescer o seu negócio pode ser o caminho, contudo, vale citar também:
- foco no cliente, essa é uma característica em comum entre as startups;
- o poder de flexibilidade para se ajustar ao mercado e tomar decisões rápidas;
- colaborar de forma estratégica com outras empresas;
- superar os desafios;
- aprender com os erros e com o fracasso;
- estimular a criatividade e cultura de empreendedorismo nos funcionários.
Tudo isso é o que as startups do Brasil podem ensinar para você. Dessa forma, a inspiração para o seu negócio tende a nascer a partir de alguma ideia, superação ou decisões dessas empresas.
Por que inspirar o seu negócio nas principais startups brasileiras?
As startups brasileiras se destacam, porque inovaram nos setores em que elas atuam e transformaram a forma de fazer negócios atualmente.
Isso, no entanto, vai ainda mais além, visto que elas também revolucionaram a maneira como as pessoas consomem um produto ou serviço. Para a sua empresa ter o mesmo sucesso, se inspirar nelas é o caminho para o crescimento do seu negócio.
Conte com a Be You Education
A Be You Education é uma empresa apaixonada por negócios e tem como missão ajudar outros empreendimentos a terem sucesso também. Por isso, contar com o seu suporte pode ser o que falta para a sua startup dar passos maiores. Então, entre em contato e saiba mais.