O capital de giro é um termo crucial no mundo financeiro e o seu entendimento é vital para qualquer startup que quer decolar com sucesso. Por isso, o texto a seguir explora o método e como a sua gestão eficaz pode ser a chave para garantir que o seu negócio prospere.
O que é capital de giro?
O capital de giro é a quantia de dinheiro que uma empresa precisa para cobrir seus custos operacionais durante um certo período, como, por exemplo:
- pagamento de salários;
- contas de fornecedores;
- aluguel;
- despesas internas.
Ele reflete, então, os recursos financeiros que o negócio dispõe para se manter ativo de forma contínua, ou seja, sem interrupções. Em essência, se trata do dinheiro em caixa e em contas bancárias prontamente disponível para ser usado no ciclo operacional.
Para startups e pequenas empresas, a gestão eficaz é vital, uma vez que a falta de liquidez pode levar a grandes problemas financeiros e, ainda, ao fracasso do empreendimento.
Portanto, entendê-lo e geri-lo com eficiência é crucial não apenas para o sucesso, como também para a sustentabilidade de qualquer negócio.

Qual é o valor ideal para o capital?
Em geral, a fatia que corresponde a este capital é de 50% a 60% do total dos ativos de uma empresa. Esse percentual, no entanto, pode variar conforme o setor, assim como as práticas operacionais e os atributos únicos de cada empresa.
Mas, vale lembrar que essa faixa é mais observada como uma referência geral para quem lida com as obrigações financeiras de curto prazo.
Quais são os tipos de capital?
O capital de giro pode se dividir em diferentes tipos, com base na natureza e na fonte dos recursos usados para, assim, sustentar as operações de uma empresa. Aliás, veja a seguir alguns dos principais:
- bruto: ativos de curto prazo, como as contas a receber, estoque e investimentos;
- líquido: recursos financeiros da empresa, como os bens e imóveis;
- permanente: o mínimo necessário para manter as operações mais comuns;
- temporário: valor que deve ser somado em períodos de alta demanda;
- negativo: quando os recursos disponíveis não são o bastante;
- operacional: despesas com pessoal, compras de estoque e pagamentos;
- sazonal: ideal para o turismo ou vendas de Natal, ou seja, os períodos de pico.
Como o capital de giro impacta a rotina de uma startup?
O capital de giro tem um papel vital na capacidade da empresa de operar com eficiência, bem como sustentar as atividades diárias e enfrentar desafios financeiros. Assim, algumas das maneiras pelas quais esse fluxo afeta a rotina de uma startup incluem:
- cobrir as despesas diárias, como salários, aluguel, contas públicas e suprimentos;
- manter um estoque adequado para, de fato, atender à demanda dos clientes;
- lidar com problemas de liquidez e fazer um planejamento estratégico;
- obter crédito, acordos comerciais favoráveis e parcerias táticas;
- navegar pelas flutuações ao longo do ano;
- elevar o fluxo de curto prazo durante os períodos de pico;
- buscar um aporte extra e quando for preciso, reduzir custos.
Além disso, ele também é usado para criar reservas que ajudam a startup em situações de crises econômicas ou em casos que afetam a saúde financeira da empresa.

Como manter um fluxo de caixa saudável?
Para manter um bom fluxo de caixa, antes de tudo, crie um plano de orçamento que liste as despesas e receitas que se espera. Isso ajuda não só a ver as entradas e saídas de dinheiro, mas também a manter as finanças sob controle.
Do mesmo modo, mantenha um equilíbrio entre o estoque disponível e a demanda e evite o excesso, pois ele pode amarrar capital. Tente também não ficar sem produtos, visto que isso pode resultar em perda de vendas.
Outra dica crucial é não depender demais de um único cliente ou mercado. Diversificar suas fontes de receita, aliás, ajuda a reduzir o risco de flutuações no fluxo de caixa.
O que é o método 50 30 20?
O método 50 30 20 é um princípio de gestão financeira pessoal que ajuda as pessoas a orçamentarem a sua renda e alocar fundos para várias finalidades. Sendo assim, ela sugere a divisão em três categorias principais.
A primeira delas é que 50% da renda deve ser reservada para atender às suas demandas mais urgentes. Isso inclui despesas com locação de espaço e outras despesas básicas que você não pode evitar.
Os próximos 30% são para desejos e aprimoramentos, nesse sentido, pode incluir novos equipamentos, novas contratações e outros gastos.
A última parcela, que equivale a 20%, vai para a economia e o pagamento de dívidas. Essa parte serve também para construir uma reserva de emergência, poupar para objetivos de longo prazo, como, por exemplo, expandir a empresa.
Como saber se realmente precisa de capital de giro?
Você precisa de capital de giro se a sua empresa passar por desafios financeiros para pagar despesas diárias. Ou seja, se a liquidez for um problema constante, é um sinal de que precisa desse recurso para, assim, manter as operações em dia.

Como calcular o capital de giro necessário para sua startup?
O cálculo do capital de giro requer o uso de dados contábeis de ativos e passivos circulantes no período, não só o faturamento e os elementos da estrutura de custos. Para isso, então, subtraia as receitas estimadas e multiplique o produto pelo ciclo de operação.
Quais são as opções de financiamento?
Há várias opções de financiamento para startups e empresas nos mais variados estágios de atuação. Portanto, confira algumas das mais comuns:
- investidor-anjo: fornece capital próprio em troca de parte das ações da empresa;
- capital de risco: investe grandes somas em startups em troca de ações;
- crowdfunding: várias pessoas dão pequenas quantias para financiar o negócio;
- empréstimos de bancos com base na análise de crédito e garantias;
- bootstrap: uma opção de baixo risco, mas pode limitar o crescimento inicial.
Como a má gestão do capital de giro afeta a sua startup?
A má gestão do capital de giro pode levar a sérios problemas de dinheiro, ao passo que dificulta o pagamento de contas e despesas operacionais, o que pode levar a startup a fechar.
A Be You Education pode ajudá-lo a atrair investimentos para o seu negócio e a fazer uma gestão eficaz das finanças. Desse modo, entre em contato para fazer a sua empresa alcançar o potencial máximo.