Com o venture capital, uma empresa pode ter o apoio financeiro do qual tanto precisa para seguir rumo ao sucesso no mercado. Este artigo irá mostrar mais detalhes sobre esse modelo de investimento, bem como o quão importante ele é para um negócio em fase inicial.
O que é venture capital?
Venture capital trata-se de uma forma de investimento, cujo foco são pequenas empresas, assim como as emergentes com potencial para crescer.
A princípio, os tipos de negócios que recebem essa ajuda, na maioria das vezes, são startups no seu estágio inicial.
É como se fosse o combustível que o empreendimento precisa para começar a sua jornada.
De modo que essa definição mostra o quanto isso pode fazer a diferença para uma empresa que busca o seu espaço.
Capital de risco
Também é conhecido como capital de risco, visto que por se tratar de um negócio na sua fase embrionária, há possibilidade de não dar certo.
Em suma, um desses pontos é que muitas dessas empresas não têm comprovação do seu histórico financeiro.
Quando há o investimento em um empreendimento em seu estágio inicial, diz-se que ela recebeu o capital de ventura, ou de risco.
Dessa forma, ela pode crescer de maneira sustentável e se tornar uma das maiores startups brasileiras de sucesso no país.
Investimento em troca de ações
A ideia desse tipo de investimento é aplicar capital direto na empresa para que ela possa se desenvolver em troca de ações da mesma.
Em síntese, isso pode ser uma porcentagem maior ou menor, tudo vai depender do acordo entre as partes envolvidas no negócio.
O investidor ou grupo financeiro que injeta dinheiro nesses pequenos negócios, visam o futuro.
Ou seja, eles pensam em todo o retorno financeiro que isso pode gerar, uma vez que, ao obter o sucesso, a empresa gera lucro.
Como os investidores têm partes das ações, eles irão receber a sua quota de direito que, a depender do crescimento, pode ser um valor milionário.
Por isso, é comum haver não só a aplicação de capital, mas, em muitas vezes, um suporte estratégico para ajudar as startups.
Como funciona o venture capital?
O processo de venture capital tem o seu início ao identificar uma oportunidade de investir em um negócio com grande potencial de mercado.
Isso significa que os investidores veem que a startup tem chances de crescer, pois possui uma ideia inovadora que pode dar certo.
Vale frisar que esse modelo tem uma peculiaridade, diferente das outras formas mais comuns de investimentos, visto que o capital de risco inclui:
- a firma, que realiza o investimento;
- os sócios, são os administradores do negócio;
- o fundo, de onde vem o capital para investir na startup.
Essa estrutura é o que define os rumos da operação feitos pelo Venture Capitalist, os investidores que fazem o financiamento.
Ou seja, eles arrecadam o dinheiro de várias fontes, como fundos de pensão, soberanos, pessoas físicas, grupos e demais entidades.
Quem ganha com essa ideia são as pessoas que têm um projeto inovador, mas não possuem dinheiro para torná-lo realidade.
Além disso, quem aplica o capital também se beneficia, uma vez que irão investir em algo que pode dar muito certo e gerar altos lucros.
A escolha das empresas
Os investidores do capital de ventura fazem uma análise precisa de mercado, a fim de identificar as empresas de maior potencial.
Em síntese, isso envolve uma avaliação de muitos setores, desde os mais comuns aos específicos para ver o quadro todo.
Acompanhar as tendências, bem como, fazer um bom network pode ajudar na captação de novas oportunidades de negócios para investir o capital.
Depois disso, há uma análise das startups para saber mais detalhes sobre elas, como:
- time de gestão;
- o modelo de negócios;
- ideia de inovação;
- valores;
- o nicho de mercado.
Isso irá ajudar os investidores a terem uma dimensão maior dos riscos de cada projeto.
De modo que, os venture capitalists irão aplicar dinheiro naquele cujo poder de impacto for maior, em rodadas de investimentos conforme as metas da empresa.
Apoio e suporte ativo do venture capital
O financiamento não é o único suporte que uma empresa obtêm nesse tipo de acordo, elas também têm o apoio administrativo.
Em suma, isso significa dizer que os venture capitalists darão dicas de estratégia, finanças e marketing. Tudo isso para o negócio crescer e se tornar um sucesso.
A princípio, vale destacar que o fascinante mundo das startups que recebem tais investimentos são famosas pelo fato de que sua expansão ocorre rapidamente.
É graças a esse tipo de financiamento que elas têm o capital que precisam para dar início às suas soluções de forma prática.
Quais são os benefícios do venture capital para uma empresa?
O venture capital tem como principal benefício para uma empresa o poder financeiro, o que a ajuda a crescer ainda mais.
Além disso, há outros pontos que dizem com clareza o quanto essa forma de investir é vantajosa para um negócio, como:
- ter apoio e suporte estratégico de pessoas experientes na área;
- alta rede de contatos, ajudando a criar parcerias fortes e alcançar novos clientes;
- dá mais credibilidade à empresa por ter investidores de respeito;
- permite um foco maior para crescer no longo prazo;
- o negócio pode atingir o seu auge de uma forma mais rápida;
- gera uma vantagem competitiva, visto que a empresa estará melhor do que as outras;
- permite uma saída de sucesso dos investidores ao receber o seu retorno.
São muitas as vantagens que isso gera, como você pode notar, ao passo que é benéfico tanto para a empresa quanto para os venture capitalists.
Qual é a importância de um venture capital?
O capital venture é um forte estímulo para a inovação, uma vez que esse tipo de investimento foca em startups com ideias disruptivas.
Além disso, a empresa que recebe tais fundos ganha um alto poder de mercado e:
- cresce de forma rápida;
- gera empregos;
- cria um ciclo de investimentos;
- ganha experiência de mercado.
Como você viu neste artigo, o capital de risco, ou venture, é um dos principais apoios que uma empresa recebe para se destacar no mercado.
Para concluir, uma boa forma de impulsionar a sua startup rumo ao sucesso é por meio de empresas que aceleram esse processo.
Nesse sentido, a BE YOU pode ser a parceira ideal para ajudar o seu negócio a dar o salto que precisa para crescer. Entre em contato e saiba como ela pode transformar o seu negócio.