A gestão de desempenho tem um papel crucial no aumento do potencial dos funcionários e no alcance das metas da empresa. Por isso, o artigo a seguir explora de forma ampla os seus elementos e como você pode aplicá-la para, assim, levar sua startup ao sucesso.
O que é a gestão de desempenho?
A gestão de desempenho se refere a um conjunto de práticas e processos que as empresas adotam para monitorar, avaliar e desenvolver a atuação dos seus colaboradores.
Essa abordagem estratégica visa, então, alinhar as atividades de cada um com os objetivos organizacionais e, dessa forma, garantir que todos os membros da equipe contribuam de maneira eficaz para o sucesso dos projetos internos.
Além disso, essa prática busca criar um ambiente de trabalho que estimule o crescimento a longo prazo, bem como, a motivação e o engajamento. Ou seja, contribui para o alcance de metas duráveis e a evolução constante tanto a nível individual quanto organizacional.
Como fazer uma avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é um processo sistemático, por isso, envolve não só a análise, mas também a apreciação de como cada membro contribui para a sua equipe. O método exato pode variar de uma empresa para outra, mas envolve os seguintes passos:
- definir metas e objetivos claros para o funcionário, com base na missão da empresa;
- coletar dados, como resultados de projetos e habilidades interpessoais;
- fazer com que o próprio colaborador avalie a sua atuação;
- dar feedbacks sobre conquistas, áreas de melhoria e acordo com os objetivos;
- discutir de forma aberta sobre os resultados da análise;
- indicar planos de melhoria, quando for preciso;
- fazer um registro formal do processo de avaliação.
Quais são os tipos de gestão de desempenho?
Há vários tipos de gestão de desempenho, cada uma com os seus atributos únicos e, portanto, podem aplicar em diferentes ocasiões. A comparativa, por exemplo, classifica os colaboradores em relação uns aos outros e não a um conjunto absoluto de critérios.
Muitas vezes, esse método envolve a distribuição forçada, onde há categorias em grupos predefinidos, como, por exemplo, “superior”, “médio” e “inferior”. Isso pode ser feito, aliás, ao atribuir uma porcentagem fixa de funcionários a cada classe.
Confira a seguir alguns dos principais tipos de gestão e em quais contextos aplicá-los, para, de fato, se alinhar com as metas de cada empresa.
Matriz 9 Box
A Matriz 9 Box, ou Nine-Box Grid, é uma ferramenta de gestão de talentos que combina 2 dimensões para avaliar, bem como, posicionar os membros da equipe. Elas representam o desempenho atual e o potencial que uma pessoa tem de crescer dentro da empresa.
A matriz é composta por uma grade 3×3 (daí o nome 9 Box), ao passo que cria nove células que refletem diferentes ligações de atuação e potencial. Com base nisso, então, as pessoas são postas na matriz, geralmente com uma escala de pontos para cada eixo.
Vale lembrar, no entanto, que a sua eficácia depende do quão íntegro vai ser o processo de avaliação e do uso tático dos dados obtidos, para, assim, orientar decisões de sucessão e desenvolvimento.
Autoavaliação de desempenho
A autoavaliação é um passo crucial desse processo, pois é onde o próprio funcionário avalia e reflete sobre o seu trabalho, as contribuições e a atuação. Este método incorpora a visão única da pessoa sobre o quanto do seu trabalho contribui para o sucesso dos projetos internos.
Isso incentiva uma cultura onde os colaboradores atuam como parceiros ativos no próprio progresso. Dessa forma, pode levar a uma maior adequação no processo de avaliação. As outras vantagens são:
- saber no que é bom e no que pode melhorar;
- fazer com que se sinta parte da sua própria evolução;
- dizer o que é preciso para trabalhar melhor;
- criar uma relação mais aberta com a gestão.
Avaliação contínua
A avaliação contínua é um processo onde o feedback é dado de forma regular e consistente ao longo do ano, em contraste, aliás, com avaliações formais anuais. Sendo assim, em vez de esperar pela anual, há um retorno mensal ou a cada três meses.
O foco está em fazer ajustes regulares nas tarefas, nas metas e nas estratégias com base no parecer contínuo, de modo que mantenha a equipe alerta e engajada. Assim, cria um ambiente de trabalho mais dinâmico e responsivo.
180° e 360°
A avaliação 180° envolve a coleta de feedback de uma visão mais limitada, ou seja, ela foca nas análises de um superior direto e dos próprios funcionários.
Nesse sentido, ela fornece dados sobre como um funcionário é visto por aqueles que estão ligados a ele de forma direta na cadeia de comando.
A 360°, por outro lado, amplia o escopo, enquanto coleta feedback de uma ampla gama de fontes, que incluem:
- liderança;
- subordinados;
- colegas de mesmo nível;
- clientes externos.
Escala gráfica
É um método de avaliação que faz o uso de escalas numéricas ou gráficas para avaliar os atributos específicos de cada colaborador. Nesse método, então, os avaliadores atribuem pontos a certos critérios para medir a atuação em várias áreas.
Esse modelo procura criar um sistema objetivo, uma vez que os critérios, bem como, as escalas são definidos da maneira mais clara possível.
Como a gestão de desempenho contribui para o sucesso da startup?
A gestão de desempenho contribui de várias formas para o alcance dos objetivos e para o avanço contínuo da startup. Assim, veja algumas das suas principais vantagens:
- assegura que todos estejam na mesma direção para alcançar metas comuns;
- chance de aprender com erros passados e aprimorar a atuação ao longo do tempo;
- motiva as equipes a manterem um bom ritmo de trabalho;
- aumenta o engajamento dos setores;
- faz com que todos se sintam parte ativa da empresa.
Como aplicar a gestão de desempenho no seu negócio?
Para aplicar a gestão de desempenho em seu negócio, antes de tudo, defina metas claras, crie métodos de avaliação e faça análises regulares. Desse modo, você consegue sentir os resultados desse processo na prática.
A Be You Education pode te ajudar a aplicá-la na sua empresa e, assim, a fazer uma gestão eficaz do seu negócio por completo, tanto de pessoal quanto financeiro. Portanto, entre em contato para fazer a sua empresa alcançar o potencial máximo.