A vantagem competitiva emerge como o Santo Graal na busca ativa por uma posição de destaque no mercado. Assim, o texto a seguir explora os vários aspectos e exemplos que delineiam o que quer dizer, de fato, possuir e, ainda, sustentar esse privilégio a longo prazo.
O que é vantagem competitiva?
Vantagem competitiva é o termo que se refere à capacidade de uma empresa em superar os seus concorrentes em um mercado específico.
Sendo assim, ela busca alcançar um maior desempenho, atrair mais clientes e garantir uma posição mais robusta e sustentável. Ela pode se manifestar de várias maneiras, como, por exemplo:
- custos de operação mais baixos;
- produtos ou serviços diferentes de tudo que já existe;
- inovação no setor de tecnologia;
- eficiência na cadeia de suprimentos.
Em suma, ela oferece à startup uma posição única que a torna mais atrativa para os clientes em comparação com outras empresas do mesmo setor.
Como o conceito evoluiu ao longo do tempo?
Nas primeiras décadas do século XX, o foco estava na eficiência de produção e na procura por economias de escala. Assim, a ênfase estava em produzir grandes volumes a custos mais baixos.
Com o avanço do marketing estratégico, o ponto central mudou para a distinção de produtos. Empresas passaram a buscar formas de destacar os seus produtos no mercado e, ao mesmo tempo, evidenciando os atributos únicos para atrair cada vez mais clientes.
O advento da era da informação fez com que a inovação tecnológica se tornasse elemento crucial deste conceito. A globalização, por outro lado, trouxe a necessidade de gerir cadeias de suprimentos globais.
Nos últimos anos, a ênfase se voltou para a experiência do cliente. Isso porque, tecnologias emergentes, como inteligência artificial e análise de dados, têm uma vantagem em termos de insights e eficiência.
Como ter uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes?
Para ter uma vantagem competitiva, antes de tudo, você precisa entender o mercado. Ou seja, fazer uma análise ampla para compreender as tendências, bem como, as demandas dos clientes e as estratégias dos concorrentes.
Confira a seguir alguns dos principais passos para se chegar a essa posição de destaque e quais práticas você deve adotar para que isso ocorra de forma efetiva.
Ficar de olho na concorrência
Observar a concorrência ajuda a saber as tendências que surgem no mercado. Isso permite que você não só antecipe mudanças nas preferências dos clientes, mas também ajuste sua estratégia de acordo. Alguns dos pontos-chave incluem:
- entender como a sua empresa está em termos de valor percebido;
- inspirar ajustes em seu próprio portfólio ou estimular a criação de novas ofertas;
- orientar melhorias na sua própria estratégia de comunicação;
- saber como os clientes veem os produtos e a experiência geral com a marca;
- levar a ganhos mútuos e inovação conjunta.
Cortar custos de operação e de produção
Cortar custos é uma prática comum nas empresas, pois visa melhorar a eficiência, elevar os lucros e manter a competitividade. No entanto, é uma estratégia a se abordar com cuidado para evitar impactos negativos na atuação e na qualidade.
A adoção de tecnologias como sistemas de gestão empresarial (ERP), análise de dados e a automação de processos pode, de fato, melhorar a eficiência e reduzir custos.
Investir na segmentação
Investir na segmentação é uma estratégia de negócios que envolve dividir o mercado-alvo em grupos distintos com atributos, demandas e comportamentos parecidos.
Ela permite que as empresas criem relações mais sólidas com os clientes, pois atendem às suas necessidades específicas. Isso pode levar, então, a uma maior retenção de público.
Identificar os recursos
Essa é uma etapa crucial na gestão estratégica da empresa e pode incluir ativos tangíveis, como instalações e equipamentos, bem como, intangíveis, como a propriedade intelectual, noção organizacional e capital humano. Aqui estão outros aspectos cruciais:
- tipos de recursos;
- análise SWOT;
- avaliação da escassez e valor;
- recursos humanos;
- auditoria de ativos físicos.
Estar aberto a mudanças
A inovação, muitas vezes, requer uma mente aberta às mudanças, por isso, empresas que estão dispostas a usar novas ideias e abordagens são mais aptas a identificar chances de crescimento.
Isso não significa seguir todas as modas passageiras, mas sim cultivar uma mente que reconheça que é preciso evoluir em resposta às mudanças no ambiente empresarial.
Quais são os principais exemplos de vantagem competitiva?
A vantagem competitiva pode ser vista em várias empresas que se destacam sobre suas concorrentes de forma natural. Aliás, confira a seguir uma lista com 4 exemplos de marcas que ocupam uma posição de destaque no seu segmento.
Apple
Ao seguir uma estratégia de diferenciação de produtos forte, a Apple conseguiu criar um nicho de mercado exclusivo. Dessa forma, atrai clientes que prezam por inovação, design de alto padrão e boa experiência do usuário.
Além da venda de hardware, a marca ampliou seus negócios para serviços, como o Apple Music, TV+ e Arcade. Isso não só torna mais diversas as fontes de receita, mas também cria um vínculo mais forte com os clientes, ao passo que eles ficam mais fiéis à marca.
Nubank
O Nubank é uma das fintechs mais ricas do Brasil e caiu no gosto dos brasileiros por ser de fácil uso, simples e transparente. Ao desafiar as normas do setor bancário tradicional, ela se pôs como uma força disruptiva, enquanto molda o cenário financeiro.
O sucesso do Google como uma das empresas com a maior vantagem competitiva no setor de tecnologia se dá não só por ser a líder em serviços online, mas também devido à sua aptidão em atrair e reter talentos de alto nível.
A sua famosa política “Projeto 20%” permite que os funcionários usem 20% do seu tempo a projetos pessoais ou ideias novas e modernas. Essa liberdade já levou a criação de produtos, como, por exemplo, o Gmail e o Google Maps.
Quais são os obstáculos enfrentados pelas empresas para ter vantagem competitiva?
A vantagem competitiva pode ser um almejo árduo para as empresas, visto que a sua conquista pode ser repleta de obstáculos. São eles:
- mudanças ágeis no ambiente de negócios;
- aumento dos custos de produção, distribuição e mão de obra;
- pressão sobre as margens de lucro;
- violação de dados por meio de ataques na web.
Como a Be You Education te ajuda a ter uma vantagem competitiva?
A Be You Education faz com que a vantagem competitiva seja um dos principais atributos do seu negócio por meio da educação, investimento e networking. Entre em contato e seja acelerado pela BÜ.