O branding significado, no universo das startups, ressoa como uma peça crucial para o sucesso e destaque no mercado. Portanto, o texto abaixo explora os elementos vitais desse conceito e como você pode usá-lo nas suas estratégias de marketing para ter uma marca mais forte.
O que é branding?
O branding é uma prática estratégica que abrange a criação de uma identidade única e, ao mesmo tempo, duradoura para uma marca. Ou seja, vai além de uma mera construção de logotipos ou uma simples escolha de paletas de cores.
Assim, ele engloba todos os elementos que definem como as pessoas veem uma empresa, desde a mensagem que ela transmite até as emoções que desperta nos clientes, bem como, nos membros de suas equipes.
Trata-se da arte e ciência de moldar de forma consciente a imagem da marca, ao passo que lhe dá os principais atributos para ter uma posição de destaque:
- personalidade;
- valores;
- conexão tangível com o seu público-alvo.
Qual é a diferença entre branding e marketing?
O branding de marca se refere à criação e gestão da identidade da startup, assim, o seu foco está em construir uma relação de longo prazo com o público, assim como, criar lealdade, confiança e uma reputação positiva ao longo do tempo. Já que, é a primeira impressão que fica.
O marketing, por outro lado, se volta para atividades comuns que promovem os produtos ou serviços. Isso envolve, aliás, táticas para alcançar e persuadir o público, muitas vezes, com foco em resultados imediatos e em um lucro para um certo período.
Enquanto o primeiro aborda alguns aspectos mais amplos, como, por exemplo, a cultura da empresa e a relação com o público, o outro se concentra em ações mais pontuais e metas de curto prazo.
Quanto custa criar um branding?
O valor do branding para startups pode variar segundo os serviços contratados e sua abordagem. Geralmente, os pequenos empreendedores costumam investir em torno de R$ 3.000 a R$ 5.000 para consolidar a marca no mercado local, sobretudo no aspecto visual.
Este investimento básico pode incluir a criação de um logotipo, bem como, paleta de cores e outros elementos visuais que formam a identidade visual da marca.
As agências especializadas e profissionais com vasta experiência podem oferecer serviços mais completos, mas os custos podem variar com base na complexidade e na extensão do trabalho.
Como o branding impacta a percepção da sua marca?
O branding cria uma identidade única para sua marca, ao passo que destaca o que a torna diferente das demais. Isso ajuda não só a firmar uma presença memorável na mente dos clientes, como também impacta nos lucros ao longo do tempo. Além disso, ele também:
- reflete os valores que a empresa defende;
- passa mais confiança por meio de uma mensagem clara e coesa;
- garante que cada interação com o cliente se alinhe com as promessas da marca;
- facilita que o público reconheça a sua empresa pelas cores e logotipo;
- cria uma relação baseada na lealdade entre a marca e o seu público.
O que precisa ter em um branding para startups?
Um branding eficaz para startups deve garantir uma presença sólida e única no mercado, por meio de vários elementos. Um logotipo distintivo, por exemplo, mostra a essência da marca e cria uma conexão imediata com o público que entende o conceito.
A escolha cuidadosa de cores, fontes e elementos visuais que passam a personalidade da startup é vital, uma vez que pode ditar o futuro comercial da empresa. Isso porque, as pessoas se apegam a esses detalhes para associar as suas demandas à marca.
Confira a seguir 3 dos pilares fundamentais que esse conceito deve abranger para, de fato, se pôr no mercado e se conectar com o seu público da forma certa.
Experiência do cliente
Entender a jornada do cliente desde o primeiro contato até o pós-venda é crucial para fazer com que ele se sinta acolhido e volte outras vezes. Isso inclui os seguintes pontos:
- fase de descoberta;
- consideração;
- decisão de compra
- uso do produto ou serviço.
Para isso, você precisa ter certeza que a mensagem da marca, a identidade visual e valores sejam coerentes em todos os canais de interação. Aliás, eles podem ser online (site, redes sociais) ou offline (lojas físicas, eventos).
Outro ponto crucial é tornar o processo de compra simples e fácil, desde o acesso à página até a conclusão da compra. Nesse sentido, um design claro e intuitivo, bem como os dados sobre produtos ou serviços devem ser bem-postos.
Promessa da marca
A promessa da marca não é só uma declaração de marketing, mas sim a base sobre a qual a sua identidade é construída e, quando cumprida, forma a confiança dos clientes a longo prazo.
A empresa deve cumprir sua promessa em todos os pontos de contato com o cliente, desde a publicidade até o uso do produto ou serviço e o atendimento pós-venda. Dessa forma, ela mostra que confia no que vende e está disposta a ouvir elogios e reclamações.
Valores da empresa
As metas e valores da startup devem se alinhar com a sua visão de longo prazo, visto que eles servem como a espinha dorsal que sustenta todas as iniciativas, desde a criação de novos produtos até as interações com os clientes. Elas devem seguir o modelo SMART:
- específicas;
- mensuráveis;
- alcançáveis;
- relevantes;
- temporais.
Como construir um branding envolvente para startups?
Construir um branding identity para startups requer a definição de uma identidade única, a criação de uma conexão emocional com o público e o destaque em um mercado competitivo. Mas, para que isso ocorra de forma efetiva, você deve seguir algumas etapas básicas:
- conheça o seu público-alvo;
- defina a personalidade da sua marca;
- crie um nome e uma logo memoráveis;
- articule mensagens claras para atrair a atenção das pessoas;
- use as mídias sociais ao seu favor;
- meça o sucesso das suas ações e faça ajustes com base nos feedbacks.
Como o branding pode impulsionar o sucesso de uma startup?
O branding eficaz para startups cria uma identidade única, constrói confiança e diferencia a marca em um mercado competitivo. Afinal, ao comunicar de forma clara valores, propósito e diferenciais, atrai mais clientes e cria uma base sólida para o sucesso a longo prazo.
A Be You Education pode te ajudar a se posicionar no mercado de forma estratégica, com a identidade bem definida. Portanto, entre em contato para elevar a sua empresa a um novo patamar.