A gestão comercial é um dos pilares do sucesso de uma empresa, pois é a partir dela que a sua equipe terá um melhor desempenho. Todavia, é necessário conhecer bem o conceito para entender o que ele pode fazer pelo seu negócio, confira a sua importância neste artigo.
O que é gestão comercial?
A gestão comercial refere-se a um conjunto de estratégias e práticas para aumentar as vendas da empresa. Em suma, isso implica ter controle total de todas as atividades do negócio para incentivar o cliente a comprar mais e satisfazê-lo.
O intuito é não apenas gerir o desenvolvimento da organização para que ela tenha sucesso, mas, também, definir o rumo que ela deve seguir. Isso inclui o alinhamento de uma série de áreas dentro da empresa, como:
- planejamento estratégico;
- atendimento ao cliente;
- marketing;
- vendas;
- análise de desempenho.
Isso significa que você precisa de um bom plano de negócio para criar uma estratégia sólida, ter uma boa equipe e eficiência nos processos. Além disso, o uso de ferramentas de CRM são vitais para ter uma boa gestão de vendas e garantir a satisfação do cliente.
Lembre-se que é de suma importância monitorar cada passo com o uso de métricas. Ou seja, avaliar o sucesso que as ações do seu time tem para identificar áreas que precisam de melhorias e otimizá-las.
Vendas e o relacionamento com os clientes
Um dos pontos que vale destacar sobre esse tipo de gestão é que, além das vendas, ela ajuda na fidelização do cliente. Ou seja, manter uma boa relação com eles para usar as estratégias de cross-selling e up-selling e gerar mais receitas.
Isso significa dizer que o objetivo é vender sempre mais, tanto para o cliente fiel quanto para os novos que irão chegar. No entanto, tal meta depende do alinhamento eficaz de um atendimento de qualidade da sua equipe, ter bons preços, comunicação clara e outros.
Onde o profissional de gestão comercial pode trabalhar?
Quem se formou nessa área pode atuar em vários segmentos da empresa, como nas vendas. Em síntese, aqui ele será o responsável por atrair clientes, bem como fechar negócios com eles, o que inclui estudo de mercado e desenvolvimento de estratégias.
Há também a forma de trabalho autônoma, uma vez que, dessa maneira, o profissional atua como um consultor para outros negócios. Além disso, ele pode optar pela área de suporte ao cliente e planejamento de vendas de uma empresa, ou seja, são muitas opções.
Quais são os benefícios da gestão comercial para sua empresa?
A gestão comercial, a princípio, gera melhores estratégias para captar leads e convertê-los em clientes, o que resulta em mais vendas. No entanto, isso não é tudo, uma vez que a aplicação deste conceito na sua empresa também traz outros benefícios, como:
- ganho de produtividade da sua equipe de vendas, atendimento e marketing;
- maior eficiência operacional;
- ajuda a criar um relacionamento com o cliente mais forte;
- permite tomar decisões com base na análise de desempenho e métricas;
- reduz os custos operacionais, bem como desperdícios de recursos;
- melhor adaptação a mudanças que pode ocorrer no mercado;
- vantagem competitiva ao criar estratégias eficazes;
- inovação contínua por parte da equipe, uma vez que isso traz grandes resultados;
- ajuda a criar um nome de marca forte no mercado.
São alguns dos benefícios de destaque que você precisa saber sobre esse modelo de gestão. Em suma, é uma peça vital para o sucesso do seu negócio, então, não deixe de levar esse conceito para a cultura da sua empresa.
Quais são os principais pilares da gestão comercial?
Na gestão comercial, um dos principais pilares é o planejamento estratégico da empresa. Em suma, isso inclui uma série de objetivos e metas que deseja alcançar e é a partir dela que o negócio irá direcionar seus esforços.
Essa etapa também envolve a definição do público-alvo que a marca quer atingir. Do mesmo modo, analisar a concorrência e criar planos, métodos, ações e estratégias para colocar em prática para chegar aos resultados que pretendem.
Um pilar da gestão de vendas que não se pode ignorar é a equipe de vendas. Em primeiro lugar, vale frisar que é a partir de um bom time de trabalho que o negócio terá sucesso, pois são eles que:
- irão executar as estratégias;
- terão contato com o cliente;
- farão análise de mercado;
- darão resultados.
É por esse motivo que é vital que o grupo seja de qualidade, portanto, tenha atenção desde o momento de recrutar pessoal. Além disso, dê treinamentos para os que já estão na equipe e busque sempre motivá-los, assim, eles terão um ganho maior de produtividade.
Processos eficientes
Um pilar importante que vale o destaque é ter eficiência nos processos da empresa. Ou seja, gerar um alto número de leads com as estratégias, bem como fechar vendas, o que requer boas propostas, negociações e conclusão de contratos.
O relacionamento com o cliente
Muitas empresas ignoram esse ponto por não entender que é o consumidor a razão do seu negócio, o que é um erro. Por isso, o foco no cliente deve ser sempre o dever de toda marca.
Isso envolve um atendimento de qualidade, suporte para resolver qualquer problema que eles tenham e garantir sempre uma boa experiência. Em suma, é a partir dessas ações que se atrai leads e os fideliza.
Qual é a real importância da gestão comercial para uma empresa?
A gestão comercial é um dos pilares de crescimento de um negócio, pois é a partir dela que a empresa consegue vender mais. Assim, a equipe deixa de usar métodos avulsos e adota estratégias informadas e com o foco em um público-alvo.
O resultado disso é uma relação mais próxima com o seu cliente ideal, o que ajuda a fidelizá-lo e ter uma receita mais sólida. Assim, as chances de que a sua marca amplie a sua forma de atuar e tenha grandes lucros serão maiores e de sucesso.
Conte com a BeYou
A BeYou pode ajudar você a dar um passo a mais no crescimento do seu negócio e fortalecê-lo em sua área. Então, conte com a organização e faça a sua startup acelerar em busca do sucesso.