A venda direta é um modelo que conecta cliente e fornecedor de forma direta, ou seja, sem intermediários. Para as startups, então, isso significa uma margem de lucro maior, o que pode ajudar a crescer o negócio de maneira mais rápida.
O que é a venda direta?
A venda direta é um formato de negócio no qual a empresa negocia diretamente com o cliente final. Isso pode ocorrer de vários modos, por meio de vendedores ou pela internet.
Esse modelo de vendas pode ser aplicado a vários setores, desde o varejo até soluções em tecnologia, criadas por startups, por exemplo.
Quais são as vantagens da venda direta para startups?
Com a venda direta, cria-se uma relação mais próxima com o cliente. Isso pode favorecer a autoridade de uma empresa, bem como, gerar indicações, aumentando o portfólio e a receita.
Outro ponto favorável é que esse formato aumenta a margem de lucro, uma vez que não há custos com intermediários.

Quais são as formas de realizar uma venda direta?
A venda direta pode ocorrer de forma presencial ou digital, ou ainda com a combinação dos dois métodos. A escolha depende do tipo de produto ou serviço que se oferece, bem como, conforme o perfil do cliente.
Plataformas virtuais
Nesse caso, a empresa pode ter um site próprio ou e-commerce no qual coloca seus produtos para venda. Esse método é eficaz para itens prontos, ou seja, basta adquirir e usar.
Um exemplo disso são os serviços por meio de software por assinatura, por exemplo. O usuário pode navegar pelo site e definir o plano que melhor atende e finalizar a compra em poucos minutos.
Vendedores internos
Para produtos ou serviços mais complexos, ou com maior valor agregado, a venda pode demorar um pouco mais. Nesse caso, ter uma equipe interna pode servir para atender os prospects e esclarecer pontos como:
- funções do produto ou serviço;
- diferenciais;
- transformação causada pela solução.
A depender do tipo de item, esse atendimento pode ocorrer de forma presencial, por telefone ou mesmo por meio de reuniões online.
Marketing digital
As ferramentas de marketing estratégico, tais como anúncios pagos ou perfis nas redes sociais, podem servir como uma forma de direcionar clientes e então, finalizar as vendas diretas.
Para isso, é comum utilizar estratégias como páginas de vendas ou formulários de contato para captação de leads, a fim de passar para as demais etapas de contato.

Quais são os passos para realizar a venda direta em startups?
O primeiro passo para fazer a venda direta em startups é conhecer bem qual é o público-alvo dos produtos que coloca no mercado. Isso ajuda a definir qual é o melhor canal para abordagem.
Também é essencial conhecer a fundo o produto e como ele pode ser útil no dia a dia ou na atividade do cliente. Afinal, esse será o diferencial que pode motivar a decisão de compra e deve estar claro na proposta de venda.
Em seguida, é preciso criar uma estratégia de venda, o que inclui os canais de venda, forma de prospecção, ferramentas e equipe que serão aplicadas. Para facilitar, uma sugestão é usar sistemas de gestão, como CRM, por exemplo, que podem indicar:
- número de leads;
- tentativas de contato e canal utilizado;
- taxa de conversão;
- receitas, inclusive com divisão por vendedor.
A importância da precificação
O preço é um dos fatores mais importantes no momento da venda, porque serve como critério para a compra em alguns casos. Mas, também é um aspecto de extrema relevância para que o negócio continue viável.
Para definir o preço, portanto, é preciso incluir no cálculo todos os custos com produção ou desenvolvimento, bem como, equipe e demais despesas. Oferecer um valor competitivo é ideal, por isso, é válido também buscar reduzir custos e assim, ter uma margem maior.
Por outro lado, uma venda bem realizada pode vencer até mesmo o argumento do preço. Para tanto, é essencial que o vendedor ou o marketing do produto mostre o valor que ele gera ao consumidor, seja em economia de tempo, inovação ou outro aspecto.
Acompanhamento das vendas
Oferecer um bom suporte no pós-venda também é um diferencial para que a empresa consiga crescer e aproveitar melhor o trabalho dos vendedores. Afinal, a conversão do lead em cliente é apenas o primeiro passo dessa relação.
Manter uma receita constante e crescente é ideal para que a startup cresça e ganhe autoridade no mercado. Aliás, ouvir os feedbacks e estar disposto a fazer correções quando preciso também é uma medida adequada.
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