O diretor-executivo ou CEO é o cargo responsável pela tomada de decisões em uma empresa, ou startup, onde tem um papel crucial. Por isso, entenda um pouco mais suas funções e atribuições, além da importância desse líder para acelerar um negócio.
O que é diretor-executivo?
O diretor-executivo, também conhecido como CEO (sigla para Chief Executive Officer), é o líder máximo de uma organização. Nesse sentido, ele ocupa o topo da hierarquia da empresa, onde é o responsável por:
- definir um plano de ações;
- implantar a visão tática da empresa;
- garantir o alcance de metas.
Além disso, é função dele garantir o bom fluxo de todas as operações que envolvem a startup e seus setores, de modo geral.

Qual é a função de um diretor-executivo?
O diretor-executivo CEO da empresa é quem define a visão a longo prazo dos planos e das táticas que envolvem as estratégias da mesma. Desse modo, isso envolve:
- identificação de chances de se tornar escalável;
- avaliação de riscos;
- criação de planos e metas.
Da mesma forma, o CEO é quem traça todos os planos de escape para o seu planejamento principal, para se prevenir contra possíveis mudanças no mercado, por exemplo.
Atribuições do cargo
Entre as atribuições do CEO, pode-se destacar as relações-públicas, inovações da empresa e a negociação em casos delicados, como possíveis fusões ou parcerias, por exemplo.
Além disso, ele deve criar uma equipe de liderança eficaz, identificar talentos-chave e promover o desenvolvimento de novos líderes.
Tomada de decisões
O CEO é ainda o encarregado de tomar decisões táticas que afetam de modo direto o curso da empresa. Nesse sentido, isso inclui decisões ligadas a:
- investimentos;
- parcerias;
- expansões ou reestruturações.
Ainda assim, como líder máximo, o CEO possui um papel crucial na gestão de equipes da empresa e setoriais. Isso porque, ele é responsável por motivar, formar e orientar a todos para o sucesso coletivo.
Comunicação da empresa
O CEO é a face pública da empresa e a representa perante stakeholders, acionistas, mídia e o público. Por isso, a skill de falar e ouvir é vital para transmitir a missão, visão, valores e conquistas da marca, bem como:
- alinhar objetivos;
- fazer a gestão financeira;
- identificar chances e ameaças do mercado.
Manter uma relação positiva com acionistas também é crucial. Afinal, o CEO relata de forma regular a atuação da empresa, apresenta táticas futuras e responde a dúvidas dos investidores.

Qual é a importância de um diretor-executivo?
O diretor-executivo fornece o que a liderança atual precisa para direcionar a empresa rumo ao sucesso a longo prazo. Assim, a sua visão e as suas soft skills moldam a direção da empresa.
Agilidade e inspiração
Em um ambiente dinâmico do mundo das startups, a capacidade do CEO de tomar decisões rápidas e precisas é crucial. Isso permite que a empresa responda de modo imediato às mudanças do mercado
Ainda assim, o CEO é uma fonte de inspiração para a equipe, onde motiva o seu time a atingir o melhor resultado. Afinal, a liderança positiva impacta de modo direto na cultura da empresa.
Gestão de crises
Durante os períodos de desafios, a liderança do CEO é crucial. Então, ele deve ser capaz de gerenciar situações adversas, manter a confiança dos stakeholders e incluir táticas para se recuperar de um cenário de possível crise.
Para te ajudar a acelerar a sua marca, conheça a BeYou Education, uma empresa que oferece soluções que vão te guiar na jornada empreendedora, bem como, te preparar para ser o CEO do seu próprio negócio.