O coworking oferece um espaço compartilhado que vai muito além das mesas e conexões Wi-Fi, pois ele cria um espaço rico em apoio mútuo, networking e inovação. O texto a seguir explora, então, como ele se tornou uma medida vital para as startups em busca de sucesso.
O que é coworking?
Coworking é um conceito que trata sobre um estilo de trabalho onde profissionais de várias áreas fazem o uso de um mesmo espaço físico para fazer suas atividades. Esses locais são criados, então, para promover:
- colaboração;
- networking;
- produtividade.
Isso oferece não só um espaço de trabalho comum, como também um time de profissionais que podem trocar ideias, se ajudar em projetos e expandir as suas redes de contatos.
Além disso, a flexibilidade é um aspecto crucial desse conceito, uma vez que permite que os membros aluguem espaços por períodos curtos ou longos.
Quais são os benefícios do coworking para startups?
Os benefícios do coworking são a redução de custos operacionais, bem como, o networking e o apoio mútuo. Outra vantagem, aliás, é o acesso à uma infraestrutura moderna. Confira mais detalhes a seguir.
Redução de custos operacionais
Para startups em estágio inicial, reduzir custos é crucial para fazê-la crescer e se manter no mercado. Ao optar por um espaço de coworking, então, dá para evitar os altos gastos com o aluguel de um escritório comum.
Em vez de arcar com despesas fixas, as empresas pagam uma taxa mensal ou flexível pelo espaço compartilhado, o que é mais acessível. Isso permite, portanto, que elas aloquem mais recursos para investir em áreas-chave do negócio, como:
- criação e divulgação de produtos;
- marketing;
- contratação de talentos.
Networking e apoio mútuo
Nesses espaços, as startups têm acesso a uma ampla gama de empreendedores, bem como, freelancers e especialistas em várias áreas. Essas interações dão a chance de trocar ideias e experiências, e até mesmo buscar:
- parceiros de negócios;
- clientes;
- investidores.
Além disso, o espaço de trabalho coletivo muitas vezes ajuda a criar um senso de comunidade e apoio, onde os membros se dispõem a ajudar uns aos outros a superarem desafios e alcançarem objetivos comuns.
Acesso à infraestrutura moderna
Muitos espaços contam com uma ampla gama de recursos e comodidades modernas que seriam caros ou difíceis de obter para uma startup em fase inicial. Isso inclui, aliás, o acesso à internet de alta velocidade, assim como:
- sala de reunião com tecnologia de ponta;
- áreas de trabalho mútuas;
- espaços de eventos.
Como a localização estratégica dos espaços de coworking pode ser vantajosa?
A localização estratégica dos espaços de coworking oferece acesso a centros de inovação e mercados potenciais. Do mesmo modo, garante fácil acesso para clientes e investidores. Veja abaixo como essa prática pode ser vantajosa para uma startup.
Centros de inovação e mercados potenciais
Espaços que ficam perto de áreas próximas a centros de inovação, como, por exemplo, os distritos tecnológicos ou parques empresariais, oferecem às startups o acesso a um espaço mais vibrante e de apoio mútuo entre os membros de um certo setor.
Fácil acesso para clientes e investidores
Optar por locais em áreas urbanas que sejam próximas de pontos de ônibus e estações de metrô, ou perto de vias de acesso, pode tornar mais fácil a participação em reuniões, bem como, em eventos de networking e pitches de investimento.
Vale a pena aplicar o coworking na sua startup?
O coworking pode ser de grande valia para uma startup, visto que ele se baseia em um conceito de apoio mútuo para alcançar o famigerado sucesso.
A BeYou pode te ajudar a entender como essa prática traz benefícios a longo prazo para a sua empresa. Portanto, entre em contato e seja acelerado pela BÜ.