A gestão de projetos é um passo importante para os negócios, porque permite acompanhar as tarefas e resultados. Dessa forma, fica mais fácil mensurar os custos da operação e também identificar pontos de melhoria.
O que é a gestão de projetos?
A gestão de projetos é um conjunto de ações que visa planejar, controlar e executar atividades para atingir uma meta específica. Assim, ela define todos os elementos cruciais para alcançar o resultado esperado, tais como:
- recursos;
- equipe;
- prazo.
A partir disso, é possível gerenciar as ações para que cada passo ocorra como planejado, sem exceder o prazo ou orçamento previstos. Além disso, pode prever planos de ação em caso de problemas que ocorram durante o projeto, para ajustar algum aspecto.

Qual é a importância da gestão de projetos para as startups?
Nas startups, a gestão de projetos pode significar uma redução de custos, uma vez que faz o controle de cada etapa de forma organizada. Isso é de especial importância quando a empresa está no início e ainda tem um orçamento reduzido.
Nesse contexto, pode alocar de forma estratégica os recursos humanos e financeiros, para atingir suas metas. Além disso, pode antecipar riscos ao analisar todas as variáveis externas e internas antes de iniciar a execução.
Agilidade
Com uma boa gestão, as atribuições ficam bem definidas, assim, é mais fácil alinhar com a equipe e também mensurar os resultados. Isso também ajuda a escalar projetos, uma vez que aumenta a produtividade.
Quais são os passos para aplicar a gestão de projetos?
Para uma gestão de projetos eficiente, o primeiro passo é definir os objetivos, ou seja, o resultado que se espera. Ainda, é preciso saber quem são as partes envolvidas na execução, bem como, a atribuição de cada uma delas.
Cronograma e custos
Para tornar mais simples a gestão, é ideal dividir o projeto em etapas menores, com um prazo para execução de cada uma delas. Assim, é possível acompanhar a evolução e caso preciso, rever algum passo para atingir a meta.
Também é essencial mensurar os gastos em cada fase, o que inclui os custos com equipe, além de programas, insumos ou qualquer outro item que seja essencial. Isso porque, tem um grande impacto no planejamento orçamentário geral da empresa.

Controle e análise de resultados
Um passo importante é medir os resultados, por isso, para cada tipo de projeto é preciso definir métricas que mostram se as metas são viáveis. Isso não deve ocorrer apenas ao final, mas sim de forma periódica, para poder ajustar conforme necessário.
Esses números também podem fornecer ideias para melhoria de processos, como, por exemplo, formas de ganhar tempo na execução de tarefas por meio da automação.
Quais são as vantagens de fazer a gestão de projetos?
A gestão de projetos ajuda a tornar a empresa mais eficiente, uma vez que controla recursos e evita o desperdício. Isso é de vital importância ao se trabalhar com um fluxo de caixa menor e otimiza o tempo e esforço das equipes.
Com um ambiente organizado e o acompanhamento de cada etapa, também é possível aumentar a qualidade do produto final. Isso, com certeza, reflete em mais satisfação por parte dos clientes e melhora a imagem da empresa.
Sucesso do negócio
Grandes companhias, inclusive startups que cresceram muito rápido, investem na gestão de seus projetos para aumentar seus ganhos.
Um erro comum para quem inicia, no entanto, é pensar que isso só se aplica a grandes negócios. Ao contrário, colocar em prática um novo método com uma mudança de cultura pode ser ainda mais difícil.
Nesse contexto, fazer a gestão, mesmo que em uma escala menor e com recursos mais simples, é ideal para crescer de forma ordenada e alcançar seus objetivos.
A Be You ajuda empreendedores a colocarem os seus projetos em prática e presta suporte e consultoria a startups. Portanto, conheça mais sobre o que ela pode oferecer e inicie sua trajetória com sucesso.