A gestão de conflitos é uma habilidade crucial para o empreendedor ou gestor de startup. O artigo a seguir explora, portanto, como identificar e lidar com esses conflitos, para, assim, promover um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e produtivo. Leia e descubra.
O que é a gestão de conflitos?
A gestão de conflitos é o processo de identificar, assim como abordar e resolver atritos de uma forma construtiva e colaborativa em um negócio.
Ela envolve, aliás, o uso de técnicas para lidar com as diferenças de opinião, interesses ou objetivos que podem surgir entre indivíduos ou grupos em uma organização, como o coworking.
Quais são as etapas para aplicar a gestão de conflitos?
As principais etapas para aplicar a gestão de conflitos são análise da origem do conflito, bem como a comunicação eficaz, negociação e mediação. A última fase, então, é a implementação de soluções. Saiba mais sobre cada uma delas nos tópicos a seguir.
Análise da origem do conflito
Essa etapa envolve uma análise do conflito, incluindo a sua origem, as causas implícitas e o impacto nas partes envolvidas e na organização como um todo.
É vital, aliás, identificar as emoções e interesses, bem como as visões de todos para, assim, entender o quão complexo é o conflito. Isso pode envolver:
- realização de entrevistas;
- pesquisas;
- análises documentais.
Comunicação eficaz
Isso quer dizer que as partes envolvidas devem se sentir à vontade para falar sobre os seus pontos de vista e ouvir atentamente as opiniões dos outros.
Sendo assim, a comunicação deve ser o mais clara, honesta e respeitosa possível, para, de fato, evitar ruídos que possam agravar ainda mais o conflito.
Negociação e mediação
Na negociação, as partes buscam chegar a um acordo por meio de discussões e trocas de propostas. A mediação, por outro lado, exige a intervenção de um terceiro imparcial que ajuda as partes a chegarem a um acordo.
Ambas as abordagens buscam achar soluções que atendam a todas as partes, de modo que facilite a resolução do conflito, com base no apoio mútuo.
Implementação de soluções
Essa etapa é sobre garantir que as soluções sejam viáveis e durem a longo prazo, levando em conta os recursos disponíveis e os impactos que podem ter sobre as partes envolvidas e a empresa como um todo.
Vale lembrar que é ideal avaliar de perto esse processo, além de fazer ajustes, quando for preciso, e garantir que elas estejam tragam os resultados esperados.
Quando adotar a gestão de conflitos na sua startup?
A gestão de conflitos deve ser adotada quando houver uma baixa produtividade, falhas na comunicação ou um ambiente de trabalho tenso. Além disso, as mudanças na equipe ou na empresa podem requerer a adoção dessa prática.
Baixa produtividade
Conflitos não resolvidos podem afetar a produtividade e a atuação da equipe. Se você notar, então, uma queda na eficiência ou qualidade do trabalho, pode ser um sinal de que a gestão de conflitos deve ser aplicada.
Falhas na comunicação
Se a comunicação entre os membros da equipe é difícil ou se há ruídos, aliás, essa gestão pode ajudar a melhorar e a resolver os problemas latentes.
Para isso, é válido estimular a interação, por meio de atividades como rodas de conversa, cursos e eventos de integração.
Ambiente de trabalho tenso
Um ambiente de trabalho tenso, onde os membros da equipe evitam interagir entre si ou onde há uma atmosfera de desconfiança pode ser um sinal de alerta.
Para identificar essas situações, é preciso que líderes e gestores estejam sempre em contato com os membros das equipes. Dessa forma, podem ter a percepção de quando há algum problema para poder atuar.
Mudanças na equipe ou na empresa
A entrada de novos membros na equipe ou mudanças na cultura da empresa, podem criar conflitos de imediato. Aliado à gestão da mudança, então, pode facilitar a transição e reduzir os impactos negativos dos conflitos.
Quais são os resultados ao aplicar a gestão de conflitos?
Os resultados de aplicar a gestão de conflitos incluem criar um espaço de trabalho mais harmonioso, colaborativo e produtivo, além de relações mais saudáveis e uma cultura mais forte.
A empresa Google, por exemplo, usa métodos como coaching, mediação e workshops para resolver conflitos de forma construtiva. Essas práticas ajudam a criar um ambiente mais inovador, pois é um dos fatores-chave do sucesso da empresa.
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