A avaliação das startups por aceleradoras exige uma série de critérios que as empresas devem atender para se saírem bem no processo. Por isso, este artigo irá destacar os principais para que você os estude bem e atenda aos fatores de análise.
Quais são os critérios de avaliação utilizados pelas aceleradoras de startups?
Há uma série de critérios de avaliação de startups que as aceleradoras usam, uma delas é o seu potencial de mercado. Em suma, quando se pensa em como criar uma startup, você visa o seu crescimento a curto, médio e longo prazo.
Isso, no entanto, pode demorar mais do que o previsto, por isso, é comum buscar alternativas que ajudem no desenvolvimento do negócio. Assim, as empresas que fazem esse tipo de serviço avaliam vários outros pontos além do potencial de uma startup, como:
- a equipe fundadora;
- tração de mercado;
- modelo de negócio;
- valor de investimento.
Esses são os principais critérios que as aceleradoras têm como foco para a sua análise. Mas, vale lembrar que, a depender do programa, pode-se adotar outros fatores que elas julgarem ser vital para o crescimento de uma ideia de empreendedorismo.

Equipe fundadora
A equipe fundadora é um dos pontos que as aceleradoras mais avaliam para saber quais são as suas habilidades, bem como competências. Do mesmo modo, entram para a análise o quão capazes eles são de atuar em grupo, foco no crescimento do negócio e muito mais.
Tração de mercado
A tração de mercado é algo de alto valor para as aceleradoras. Por isso, caso a startup tenha muitos clientes, receitas e parceiros, tal fator pode ser um dos diferenciais para que ela entre no programa.
Outro ponto que também entra nesse critério é quão desenvolvido são os seus produtos, bem como a qualidade dos serviços. Além disso, que haja um feedback positivo por parte da maior parte do público consumidor, afinal, as aceleradoras buscam ideias sólidas.
Modelo de negócio
O modelo de negócio é um dos fatores de maior destaque nas análises das aceleradoras. Em suma, elas irão avaliar o quão claro e viável é este ponto, bem como o potencial de lucro e como se pretende gerar receitas.
Valor de investimento
O valor de investimento é algo que está no critério de análise das aceleradoras, uma vez que elas querem saber o quanto as startups buscam. Além disso, também avaliam o retorno financeiro que irão receber, bem como a diluição da participação da sua equipe fundadora.

Como preparar a sua startup para a avaliação das aceleradoras?
Para preparar a sua startup para avaliação, um dos pontos que você mais deve ter atenção é entender bem os critérios de análise. Em suma, há vários deles que se deve estudar, ao passo que eles podem variar, porém, a ideia é adaptar conforme a aceleradora.
Ao escolher a empresa da qual busca fazer parte do programa, busque saber qual é o seu foco, bem como as empresas que ela investe. Desse modo, terá uma visão mais clara do que o seu empreendimento precisa, contudo, também considere outras dicas vitais, como:
- fortaleça a equipe fundadora e destaque a liderança forte;
- torne o modelo de negócio mais claro e viável;
- destaque o valor único da sua startup;
- busque conhecer bem o mercado que atua;
- mostre bem a tração inicial da startup;
- tenha uma equipe comprometida;
- mostre que a equipe é capaz de aprender e se desenvolver;
- prepare-se para as entrevistas.
Todas essas dicas são vitais para que a aceleradora que busca fazer parte avaliem o seu negócio da melhor forma e tenha bons retornos. Então, busque adaptar cada dica conforme a sua empresa e o programa que deseja entrar.
Quais são os cases de sucesso de startups que passaram por uma avaliação de aceleradoras?
Muitas startups passaram por avaliação de aceleradoras para crescer no mercado, como o Nubank, o qual é uma das principais fintechs do Brasil. Em suma, o banco digital fez parte do programa da Y Combinator, no ano de 2013, contudo, vale citar também:
- 99 Taxi;
- Loggi;
- Stone;
- Loft;
- Airbnb;
- e várias outras empresas.
Como você pode notar, são startups de vários nichos e que hoje são bem populares no país por conta dos seus serviços inovadores. Portanto, busque se inspirar em cada uma delas e estude as suas formas de abordagem.
Qual é a importância de uma avaliação de aceleradoras para as startups?
A avaliação das aceleradoras é um processo vital para que as startups possam receber benefícios que a ajudem a crescer. Ou seja, é uma porta no qual elas terão acesso a recursos financeiros, bem como orientação e mentoria de qualidade.
Entender esses critérios podem facilitar essa etapa da seleção, para contar com o suporte técnico e financeiro dessas instituições. Esse pode ser um grande diferencial para que um projeto tenha sucesso e siga os passos de outras startups líderes no mercado.
Conte com a Be You para escalar o seu negócio por meio de financiamentos, mentoria e conhecimento. Entre em contato já, afinal, nunca é tarde para empreender.