A mudança climática é um ponto de discussão em todas as áreas, por isso, muitas empresas buscam meios de cooperar para reduzir o impacto de sua operação. Nesse cenário, as startups têm um papel importante na busca por soluções.
Qual é o impacto da mudança climática para a humanidade?
A mudança climática é algo que afeta o planeta de forma negativa há algum tempo e seus efeitos crescem cada vez mais. Uma vez que isso impacta várias áreas da vida cotidiana da humanidade, como na:
- saúde;
- economia;
- meio ambiente;
- segurança global;
O ponto é que isso tende a aumentar muito caso nada seja feito. Conforme os anos passam, o nível do mar fica maior, há a perda de biodiversidade e climas extremos e descontrolados pelo mundo.
É vital encontrar soluções urgentes para lidar com esse problema de crise climática e evitar mais efeitos colaterais ao planeta. Uma vez que as ações tradicionais já não dão mais conta de conter os avanços.
Qual é o papel das startups na busca por soluções inovadoras na mudança climática?
As startups, no conceito de mudança climática, têm a missão de trazer ideias que ajudem a tomar medidas para o meio ambiente. Em suma, isso vai desde inovação incremental para mudar a sua forma de trabalhar e focar em ações sustentáveis até os seus produtos.
Elas são empresas com um alto potencial escalável, o que significa dizer que suas soluções podem ser replicáveis e em larga escala. Ou seja, é a partir disso que uma startup irá causar um grande impacto quando adotar uma ideia e gerar impacto ao clima.
Também vale citar que essas empresas são capazes de conscientizar o público sobre o quão importante é focar no tema. Nesse sentido, elas podem não só inovar a sua forma de atuar no mercado com produtos sustentáveis, mas ser um modelo de negócio para outros.

Tecnologia e produção
É vital o uso de tecnologia sustentável que não só torna as empresas mais produtivas, mas também um uso consciente dos seus recursos. Um grande exemplo é uma startup do tipo agtech, os quais são negócios agrícolas que visam utilizar menos agrotóxicos em sua produção.
Rapidez, agilidade e cultura de risco
Outro ponto que vale citar sobre as startups é que elas são mais rápidas para testar novos recursos, desenvolvê-los e colocar em prática. Em resumo, é um trabalho vital para criar ideias com foco nas mudanças do clima.
Isso também leva a uma questão importante, a cultura de risco, ao passo que muitas empresas estão dispostas a correr mais perigos. Por exemplo, o ramo de life science, que visa justamente criar soluções para melhorar a vida humana com vários tipos de pesquisa.
Quais são as startups que estão fazendo a diferença em soluções de mudança climática?
Há várias startups com foco na mudança climática, que buscam soluções inovadoras e possuem ações de sustentabilidade, alguns exemplos delas são:
- Lightyear, uma empresa da Holanda com foco em carros elétricos solares;
- BNEF, empresa que fornece inteligência de mercado para o setor de energia limpa;
- Indigo Agriculture, com foco no desenvolvimento de micróbios para a saúde do solo;
- Carbios, com foco em reciclar têxteis de poliéster.
Há muitas empresas que visam a melhoria do meio ambiente e tentam reduzir o impacto das mudanças que o clima traz. Em suma, no Brasil, também existem startups que focam nessa questão, como o caso da Solvable, que usa IA para monitorar o desmatamento.
Por que as startups devem estar atentas à mudança climática?
A mudança climática é algo que representa risco para as startups, uma vez que isso pode gerar custos de produção e muito mais. Por outro lado, a depender do setor em que atua, é uma ótima oportunidade de negócio ao criar novas soluções de grande impacto.
Reputação no mercado
As empresas que se posicionam bem no meio de impactos sociais e ambientais são bem vistas no mercado, o que as ajuda a ganhar destaque. Ou seja, focar nas mudanças do clima é vital para cuidar do planeta e fazer o seu negócio se tornar mais lucrativo.