A energia renovável é uma tendência em alta, uma vez que diante das mudanças no clima, cada vez mais governos incentivam a busca por opções para acabar com o uso de combustíveis fósseis. Isso abre novas oportunidades para negócios que atuam nesse ramo.
O que é energia renovável?
Energia renovável é aquela que se obtém a partir de fontes naturais, ou seja, que estão disponíveis de forma ampla e não são finitas. Alguns dos exemplos mais comuns desse tipo de recurso são:
- energia solar;
- eólica;
- biomassa;
- geotérmica, que usa o calor do interior da terra.
Uma das vantagens da renovável em relação a outras fontes, como a queima de carvão, é o fato de não emitir gases que poluem o ar. Assim, não causam problemas como efeito estufa e danos à camada de ozônio.
Nesse contexto, há várias ideias que visam tornar o acesso a esse recurso mais fácil e, no futuro, substituir por completo a matriz de energia por fontes limpas. Isso inclui o uso de carros elétricos, ao invés de motores a combustão.
Recursos para produção de energia
A produção de energia renovável no Brasil tem um grande potencial, em razão da abundância de fontes. Afinal, o país tem grande incidência de sol quase o ano todo na maior parte das regiões.
Ainda, a região do Nordeste, por exemplo, tem áreas com as condições ideais para a energia eólica. Tanto é que já existem grandes usinas de energia com essa fonte. Por isso, o país pode ampliar essa produção, e até enviar para outros países.
Quais são as oportunidades de negócios na área de energia renovável?
Com o aumento da busca por energia renovável, surgem muitos ramos para explorar, ainda mais na área de tecnologia. Isso inclui várias frentes, como a produção de painéis solares, além de:
- meios para armazenar energia;
- consultoria para redução no consumo;
- formas de transmitir e vender a energia limpa.
Também há espaço para empresas que criam micro-hidrelétricas, a fim de gerar energia em menor escala, para atender uma indústria ou uma cidade pequena, por exemplo.
Quais são os exemplos de startups em energia renovável?
Entre as startups que criam soluções em energia renovável, vale citar a Tracel, com sede no Brasil e que criou vários produtos à base de fontes limpas. A empresa atua em parceria com universidades para estudos de novas tecnologias.
Um dos itens que vale destacar é o gerador de energia elétrica H2, que guarda energia em forma de hidrogênio. Assim, pode fazer a conversão em eletricidade conforme for preciso. Ele é compatível com várias fontes, como solar, eólica e etanol.
Com esse recurso, uma empresa ou indústria pode ter uma reserva de energia e, se for o caso, devolver à rede de distribuição, em troca de créditos no sistema.
Sunne
Outra startup do Brasil, a Sunne atua para facilitar o acesso para espaços comerciais ou residenciais, no caso de condomínios, a fontes de energia limpa. Em resumo, ela conecta usinas geradoras e os consumidores por meio de sua plataforma.
Além do viés ambiental, optar pelo uso da energia limpa também traz uma economia para o cliente final, que pode reduzir os gastos com a conta de luz, sem precisar investir na compra de painéis solares, por exemplo.
Nextron
A Nextron funciona de modo similar, ou seja, conecta o consumidor final a usinas de energia solar na mesma região. O diferencial é que ela atende também pessoas físicas, bem como, produtores rurais, o que amplia o acesso a essa fonte.
Green Gravity
A Green Gravity é uma startup que cria soluções em energia renovável, sendo uma das que usam espaços como minas desativadas para geração de energia cinética. Em resumo, o sistema que a empresa criou funciona da seguinte forma:
- a energia move grandes eixos com pesos na vertical;
- o movimento gera energia gravitacional.
Essa alternativa não gera resíduos químicos e ainda aproveita espaços ociosos. Além disso, ocupa uma área muito menor do que uma usina hidrelétrica, por exemplo.
Quais são as perspectivas para startups de energia renovável?
A tendência é que as startups de energia renovável ganhem ainda mais espaço no mercado. Isso porque, a mudança para esse tipo de fonte é algo iminente e a gestão ambiental em empresas se tornou uma preocupação comum.
Grande companhias que já atuam no ramo de energia, inclusive, investem em projetos de startups para agregar novas tecnologias. Portanto, esses novos negócios com foco na inovação podem contribuir muito para expandir o uso de fontes limpas.