Há vários nichos de mercado em alta para startups, como os de soluções financeiras e tecnologia para uso na área da saúde, por exemplo. Nesse sentido, para quem deseja empreender, é preciso fazer uma pesquisa e entender sobre o ramo antes de iniciar um negócio.
O que são nichos de mercado para startups?
Antes de escolher é preciso primeiro entender o que significa nichos de mercado, que nada mais é do que segmentar um ramo de atuação. Isso traz muitas vantagens para um negócio, mas entre as principais estão:
- maior nível de especialização dentro do nicho;
- entender melhor sobre o público;
- domínio sobre os assuntos e temas relevantes.
Isso também ajuda no momento de criar ações de marketing para a empresa, uma vez que tem um público mais restrito e qualificado. Com isso, a empresa se posiciona como uma referência dentro do seu setor e assim, atrai mais clientes.
Como escolher o nicho de atuação?
Como se sabe, as startups atuam com o uso da tecnologia, porém, isso pode ocorrer em vários setores, tais como:
- vendas;
- indústria;
- química;
- saúde;
- bem-estar.
Para escolher um nicho de atuação, portanto, é preciso encontrar um ramo de interesse, no qual tenha um conhecimento prévio. Dessa forma, pode identificar as possibilidades de aplicar a tecnologia a essa atividade.
Quais são os nichos de mercado em alta para startups?
Alguns nichos de mercado se destacam no cenário atual, entre eles, aqueles ligados à produção de energia renovável. Isso porque, há uma tendência a substituir o uso de fontes como o petróleo e carvão em razão da poluição e o fato de serem finitos.
Além desses, outros ramos que despontam com boas oportunidades no mercado, inclusive, com vários cases de sucesso, dentre eles, por exemplo:
- fintechs;
- healthtechs, ou seja, startups na área de saúde;
- empresas no ramo do varejo;
- agrotechs e meio ambiente.
Fintechs
As fintechs são startups que atuam no ramo financeiro, com soluções bancárias que usam a tecnologia para executar funções como pagamentos, transferências e investimentos. Assim, alguns exemplos de empresas que atuam nesse ramo são:
- Nubank;
- PicPay;
- MeuAcerto, que atua na negociação de débitos;
- Ebanx, um meio para receber pagamentos.
Healthtechs
Essas são startups que aplicam recursos de tecnologia na área de saúde, como no diagnóstico de doenças, bem como, tratamentos menos invasivos. Além disso, também podem incluir outras funções no dia a dia de hospitais e clínicas, tais como:
- gestão de prontuários;
- consultas remotas;
- marcação de consultas e gestão de agenda.
Nesse ramo se inserem ainda aquelas que criam aparelhos para monitorar a saúde, além de inovações em robótica para uso em próteses.
Varejo
No ramo do varejo, as chamadas retailtechs trazem soluções em áreas como a interação com os clientes, gestão de vendas e CRM, por exemplo.
A Aftersales é uma dessas empresas, que oferece um software voltado ao pós-venda. Com atuação nos ramos de moda, beleza e acessórios, ela auxilia empresas a aumentarem o nível de satisfação dos clientes para assim, conseguir fidelizá-los.
Também é possível incluir funções para automação de atendimento, como chatbots e assistentes virtuais, que garantem mais agilidade.
Agricultura e meio ambiente
No ramo agro, as startups podem atuar com inovações que geram economia de insumos. Recursos como biotecnologia para reduzir o uso de agrotóxicos são uma das soluções que as empresas desse ramo podem oferecer.
Também há aquelas que usam softwares para monitorar as plantações desde a compra das sementes, bem como, o controle da produção em cada área. Além disso, podem fazer estudos sobre o solo para melhorias.
Em relação ao meio ambiente, há opções que trazem formas de destinar resíduos de maneira sustentável, inclusive, para a produção de energia limpa.
Quais são as perspectivas para novos nichos de mercado?
Alguns nichos de mercado têm boas perspectivas para o futuro, como as startups que usam realidade virtual, por exemplo. À medida que esse recurso se torna mais popular, abrem-se novas opções para utilizar no dia a dia, como:
- educação;
- visitas a museus;
- reuniões à distância.
Ele também pode ser combinado ao ramo de games, uma vez que trazem recursos cada vez mais realistas para criar uma experiência imersiva.
Outro ramo que tem grande potencial é o de soluções que usam a inteligência artificial. A IA pode ser aplicada a diversas atividades, desde tarefas administrativas até a área de saúde, para acelerar diagnósticos médicos.