A IA ou inteligência artificial é um recurso que ganha cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. Seja para executar tarefas simples como um cálculo ou analisar um grande volume de dados, ela pode ser muito útil para startups que buscam crescer rápido.
O que é IA?
IA inteligência artificial é um tipo de programa que é capaz de executar tarefas mais complexas, assim como um humano o faria. Para isso, possui algoritmos que fazem milhares de conexões em um tempo muito curto e podem, por exemplo:
- reconhecer padrões;
- identificar linguagem natural e sinônimos;
- resolver problemas lógicos.
Essa tecnologia também tem o que se chama de machine learning, ou seja, o aprendizado de máquina. Isso quer dizer que, à medida que executa os comandos e recebe novas orientações por parte do usuário, consegue melhorar os resultados que oferece.
Tipos de inteligência artificial
Há três tipos mais comuns de inteligência artificial, sendo elas a limitada, geral e superinteligência. A primeira é aquela que se chama de IA fraca, ou seja, faz uma tarefa específica, como ocorre com as assistentes virtuais, por exemplo.
A geral é mais complexa e pode, de fato, simular o raciocínio humano para resolver problemas. Um dos exemplos é a IA generativa, que a partir de prompts é capaz de dar respostas, bem como, criar imagens e textos.
Por último, a superinteligência tem um nível superior a essa tecnologia, capaz de ir além das capacidades humanas. Essa ainda é só uma ideia, mas abre debates sobre como seria possível controlar algo tão poderoso.

Quais são os principais usos da IA nas empresas?
Nos negócios, a IA pode servir para automação de tarefas que levariam muito tempo para serem feitas de modo manual, como, por exemplo:
- criação de relatórios a partir de bases de dados;
- confecção de apresentações e redação de textos.
Esse recurso também pode ajudar em trabalhos criativos, ao trazer ideias com base em uma descrição sobre um público. Além disso, algumas opções permitem até mesmo criar imagens, o que reduz os custos com a produção ou trabalhos em fotografia.
Também se pode usar a inteligência artificial para atender clientes de forma automática, com ganho de tempo, além de ficar disponível 24 horas por dia.
Quais são as principais ferramentas de IA para usar em startups?
Entre as ferramentas de IA que existem no mercado, uma das mais comuns é o ChatGPT. Ele oferece recursos como geração de conteúdo, suporte ao cliente e análise de dados. Mas, além dele, também vale citar outras opções úteis, como:
- Jasper, que também atua na criação de conteúdo em textos;
- FormulaBot, faz cálculos e fórmulas complexas, gera gráficos e analisa dados;
- Midjourney, para criação de designs, logotipos e desenhos diversos;
- Murf, que serve para geração de voz artificial, ideal para usar em vídeos;
- SlidesAi, cria apresentações em slides para reuniões.
H2O.ai
Essa é uma plataforma que possui meios para construir e implantar modelos preditivos em grande escala. Dessa forma, empresas podem usar esses recursos para criar modelos de previsão em várias áreas, tais como finanças, saúde, marketing, entre outros.
MonkeyLearn
Essa opção usa o machine learning para classificar textos e extrair dados a partir deles. Ela é muito útil para analisar feedbacks de clientes, por exemplo, e extrair em dados os principais atributos, tais como:
- qualidade;
- preço;
- atendimento.
Ela poupa o tempo de ler um a um e ainda gera relatórios para análise do grau de satisfação e áreas com mais problemas.
Dialogflow
Permite criar chatbots para atender clientes, bem como, para cumprir funções como suporte técnico e estimular o engajamento em sites. Tudo isso, aliás, com respostas naturais, o que gera uma percepção positiva ao usuário.
Otter
O Otter serve como um assistente, que transcreve em tempo real reuniões virtuais. Dessa forma, é possível ter um documento com os principais pontos discutidos, ideal para usar em treinamentos e discussões sobre projetos.
Ele também oferece recursos como criação de e-mails, além de fazer a gestão de agenda, a fim de não perder compromissos.