Há muitos cases de sucesso de empresas de turismo que oferecem uma experiência diferente para os viajantes. Nesse contexto, startups desse ramo usam a inovação e a tecnologia, e têm o nome de turistechs.
Como funcionam as startups de turismo?
As startups de turismo são empresas que têm soluções inovadoras para quem viaja, tais como a criação de roteiros de viagem, compra de passagens aéreas, entre outras.
Vale destacar, aliás, o que é turismo, que envolve a atividade de viajar para locais diferentes. Dessa forma, esse ramo abrange vários tipos de negócios conexos, como, por exemplo:
- hotéis;
- meios de transporte;
- culinária regional;
- passeios.
As turistechs, por sua vez, podem atuar nas duas pontas dessa relação, ou seja, com serviços para o viajante e também para as empresas que oferecem hospedagem e outras facilidades.
Quais são as áreas de atuação para empresas de turismo?
Uma empresa de turismo pode oferecer desde serviços como pacotes de viagem, até a criação de roteiros especiais, com base nas preferências do cliente. Além disso, há aquelas que atuam em nichos específicos, tais como:
- esportes de aventura, com viagens para montanhas ou florestas;
- locais religiosos;
- datas especiais, como viagens de lua de mel.
Também há empresas que oferecem um serviço especial para grupos, como mulheres, que podem viajar juntas para ter mais segurança. Ainda, realizar passeios com foco em um interesse especial, como vinhos ou produção de artes locais.

Gestão
Por outro lado, algumas startups investem em soluções para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Assim, geram mais lucro para empresas que atuam nesse setor, como hotéis, restaurantes e empresas aéreas.
Com isso, é possível aplicar a tecnologia para gestão de reservas, além da automação em algumas fases do atendimento.
Quais são os exemplos de startups de turismo?
Entre as startups no setor de turismo que vale a pena destacar é a Smart Tour. A empresa surgiu em Florianópolis e oferece serviços para cidades que querem aumentar o fluxo de turistas e melhorar a experiência deles.
Para isso, mapeia dados como fluxo de pessoas em pontos de interesse, bem como, o perfil de quem visita cada tipo de local. Também realiza pesquisas para levantar quais são os pontos de melhoria.
Com base nesses aspectos, os gestores locais podem criar planos para melhorar a estrutura, além de investir em ações culturais e fortalecer o comércio local.
Retrilhar
A empresa tem como foco negócios que atuam com o turismo na natureza e auxilia na divulgação dos serviços. Assim, cria o site e o logotipo, e fornece recursos para automação em vendas e gestão.
Isso permite que pequenos negócios locais em áreas fora dos grandes centros tenham acesso à tecnologia e consigam atrair mais visitantes. Desse modo, estimula também a economia local.
iFriend
Essa é uma iniciativa que conecta turistas a guias locais em diversos países. Com isso, o viajante ganha mais autonomia, já que, ao invés de comprar pacotes completos, pode contratar um guia para visitar algum lugar do seu interesse.
Além de passeios, então, também é possível comprar ingressos para entrar em atrações e incluir o serviço de transfer do hotel até o local.
PinguimApp
A ferramenta permite que pessoas que vão para o mesmo destino se conectem e programem passeios juntos. Portanto, é ideal para quem viaja sozinho e quer ter a experiência de fazer amizades.
Ele permite fazer a busca com base no perfil de usuários com interesses em comum. Assim, se quiser ir a um museu ou uma apresentação de teatro, mas não tem companhia durante a viagem, pode fazer novas amizades.
Fora isso, aliás, o app ainda traz ofertas de hospedagem e ideias para passeios para o destino escolhido, o que ajuda a orientar o turista.