As fintechs se tornaram uma alternativa ao modelo de negócio tradicional no ramo financeiro. Isso se deve ao uso de tecnologias que proporcionam um atendimento ágil e com menos burocracias para os clientes.
O que são as fintechs?
Fintechs são um dos segmentos de startups com atuação no ramo financeiro. Dessa forma, elas aplicam soluções inovadoras que visam facilitar várias atividades nessa área, tais como:
- pagamentos;
- investimentos;
- compra de títulos e ações;
- gestão financeira.
Uma das características desse tipo de negócio é o uso da tecnologia, com plataformas que dão mais autonomia ao cliente. Assim, não é preciso ir até uma agência para realizar uma transação.
Desde a abertura de uma conta, realização de uma transação, ou até mesmo obter suporte para algum problema, tudo é possível por meio do aplicativo.
Qual é a diferença entre banco e fintech?
A principal diferença entre os dois está no fato de que uma fintech não tem agências físicas. Ou seja, toda sua operação e interação com os clientes é virtual.
Vale destacar, no entanto, que ambos estão sujeitos a regras especiais para cada tipo de operação. No Brasil, o órgão responsável por regulamentar o setor é o Banco Central.
Quais são os exemplos de fintechs no Brasil?
Há vários casos de fintechs brasileiras de sucesso, como, por exemplo, o Nubank. Além dele, há outros bancos digitais, como o Neon, Inter e C6 Bank, bem como, o PicPay, uma plataforma de pagamentos que também serve como carteira digital.
No nicho de gestão das finanças, vale destacar o Guia Bolso, que possui integrações com outros bancos. Com isso, os usuários conseguem visualizar de forma rápida as entradas e saídas, sem precisar preencher planilhas complexas.

Qual é a importância de um CRM para fintechs?
As fintechs podem usar o CRM para fazer a gestão dos leads e dos clientes ativos. Esse tipo de sistema permite visualizar de forma simples e rápida várias informações sobre os hábitos de consumo, tais como:
- canal de origem, por exemplo, se o cliente veio pela rede social ou anúncio;
- dados pessoais, como idade, gênero e renda;
- valores de transações realizadas.
Com base nesses registros, fica mais fácil definir ações, como promoções para reter os usuários. Ainda, pode servir para entender melhor sobre o perfil de público que usa o serviço e assim, criar novos produtos para atender à demanda.
Esse recurso também garante mais agilidade, uma vez que é possível criar grupos de usuários com base em características comuns. Desse modo, a empresa pode direcionar ações de forma personalizada, o que aumenta o nível de satisfação dos clientes.
Quais são os benefícios de um CRM para fintechs?
As fintechs que usam um CRM em sua operação têm como principal vantagem o ganho em produtividade. Isso porque, esse tipo de software pode contar com outras funções integradas, como e-mail marketing, por exemplo.
A partir disso, é possível gerenciar a base de clientes e extrair vários dados, como entrada de novos clientes, perfil de público, entre outros. Tais informações podem servir para orientar novas campanhas de marketing, além de corrigir processos internos.
Como escolher o CRM ideal?
Para definir o melhor software para cada realidade, é preciso levar em conta a capacidade de registros que ele pode suportar. Isso inclui tanto os leads que ficam registrados como o número de usuários que podem integrar a equipe de trabalho.
Também é preciso fazer uma avaliação, a fim de saber se a plataforma oferece funções adicionais e integrações com outros programas. Com isso, pode-se concentrar as ações em um único sistema para otimizar o tempo.
Por último, então, também se deve analisar os valores que a empresa pode investir. No entanto, a maioria das plataformas possui planos que se adaptam a diferentes realidades, com a opção de ampliar as funções de acordo com a demanda.