Conseguir aportes de investidores-anjo é algo que muitas startups almejam para poder alavancar suas operações. Afinal, além do fator financeiro, também é possível obter orientação técnica, o que ajuda a destacar o negócio no mercado.
O que significa aportes em startups?
Os aportes são uma fonte de recursos para startups, feitos por pessoas físicas ou jurídicas. Há várias formas de obter esse tipo de investimento, como, por exemplo, campanhas de crowdfunding ou o mais comum, por meio de investidores-anjo.
Esses aportes de capital podem ajudar em vários pontos na operação, como para:
- aumentar a produção;
- investir em novas tecnologias;
- expandir a presença no mercado.
Por outro lado, quem investe valores em uma startup pode receber em troca um percentual de ações na sociedade ou recompensas e vantagens, conforme o tipo de contrato.
Como obter aportes de investidores-anjo?
Para atrair aportes de capital é essencial que a startup tenha um plano de negócio bem estruturado. Assim, fica mais fácil criar uma apresentação que convença pessoas com potencial para investir. Para isso, é preciso definir alguns pontos-chave, tais como:
- público-alvo;
- quais são as dores que o produto ou solução resolve;
- custo da operação e precificação;
- estudo de mercado e concorrência;
- projeções financeiras.
Também é preciso pesquisar perfis de interessados com capacidade para aportar dinheiro no negócio. Isso pode ser feito em redes sociais, bem como, em grupos de networking e ao participar de aceleradoras que atuam no ramo.
Outra boa forma de destacar um projeto é participar de eventos na área, além de competições de startups. Isso ajuda a dar visibilidade à ideia e pode trazer interessados de forma orgânica.
Cuidados ao formalizar o aporte
Ao encontrar um investidor interessado, é essencial negociar bem os termos para que a parceria seja justa para os dois lados. Ou seja, o aporte deve ser proporcional ao benefício que a pessoa vai obter, seja em percentual de ações ou a devolução com acréscimos.
Caso entenda ser necessário, é válido contar com auxílio jurídico para fazer um contrato que delimite os direitos e deveres de cada parte. Dessa forma, todos se sentem mais seguros e fica mais fácil resolver conflitos, com base naquilo que constou no documento.
Quais erros dificultam os aportes para startups?
Ao buscar aportes no mercado, um dos principais erros é a falta de um diagnóstico certeiro sobre a empresa. Isso quer dizer que é preciso entender melhor sobre o momento que o negócio vive e assim, definir o valor que pretende arrecadar.
Nesse contexto, é crucial ser realista ao procurar parcerias, uma vez que investidores com maior potencial financeiro buscam por startups mais estruturadas. Além disso, ambas as partes devem ter valores em comum, o que evita conflitos de interesse futuros.
Avaliação muito alta
Esse é um aspecto crucial quando uma startup está em busca de capital. Isso porque, se o valor é muito mais alto do que a empresa de fato vale ou tem potencial no curto prazo, será mais difícil de conseguir pessoas interessadas.
De modo inverso, se os gestores definem um valor muito abaixo, podem entregar uma parte importante do negócio por muito menos do que seria viável. Para resolver essa equação, é válido ter auxílio de especialistas no ramo que conseguem avaliar todos os aspectos.
Ausência de inovação
Outro fator que é preciso analisar e mostrar no pitch de vendas é a inovação que a startup traz para o mercado. Afinal, não basta criar uma nova tecnologia, ela deve ser útil para o público que pretende atingir e ainda ter um diferencial em relação àquelas que já existem.
Falta de validação do produto
Para atrair os perfis mais conservadores, validar a ideia do negócio é uma vantagem. Isso envolve a criação de um MVP, ou seja, mínimo produto viável. Essa é uma versão de teste para o mercado.
A partir dessa experiência, é possível obter feedbacks dos usuários, para fazer melhorias antes de lançar, de fato, no mercado. Ainda, serve como prova social para convencer os investidores.
Pitch de vendas fraco
Outro problema comum é não criar um bom pitch de vendas que deve conter dados, os quais são a melhor forma de convencer investidores experientes.
Também é bom saber mais sobre o perfil da pessoa ou empresa antes da reunião. Já que, isso vai ajudar a entender qual é o tipo de negócio que costuma priorizar em sua carteira e pode auxiliar no momento de argumentar em favor do seu projeto.