Executivos do Instagram, TikTok e YouTube revelaram informações e dicas importantes sobre marketing digital em um encontro privado. Mas a gente deu um jeitinho de ficar sabendo 🙂
Antes de mergulharmos de cabeça em um dos encontros mais importantes de marketing digital de 2022, precisamos revisar o que é “MKT digital”. Algo que se tornou tão popular, que nos dias de hoje fica difícil diferenciar o que é propaganda, conteúdo, marca, conceito e até jornalismo na internet.
Digital ou não, o marketing ainda segue sendo uma área que trabalha para melhorar o alcance das empresas ao público, seja ele cliente ou não. Em resumo, marketing é a arte de cativar quem está do outro lado recebendo a mensagem, seja na tv, celular, rádio, jornal, etc…
Um dos maiores valores da música brasileira e internacional na atualidade comprovou recentemente que uma das regras mais antigas do marketing segue sendo um hit de sucesso no mercado: Quem não é visto, não é lembrado. Em 2019, Anitta produziu 27 clipes, uma média de 2,25 conteúdos audiovisuais por mês. O resultado foi alcançar a marca do “top 10” dos artistas mais ouvidos do Spotify. A cantora produziu conteúdo em quantidade e qualidade para estar sempre na liderança da concorrência.
Para Philip Kotler marketing digital é o “processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. O autor dessa frase é o homem que difundiu a teoria dos 4 Ps, os pilares básicos do marketing: praça, preço, produto e promoção.
NAS ONDAS DO YOUTUBE, INSTAGRAM E TIKTOK
Não há dúvida que o presente e o futuro do marketing digital estão nas redes sociais. O brasileiro aumentou significativamente o tempo que gasta no YouTube, Instagram e TikTok, por exemplo. No estudo chamado de “O estado das Redes Sociais no Brasil” foi mostrado que a quantidade de minutos gastos nas redes cresceu 25 % no país. Também foi constatado aumento na produção de conteúdo, alta de 21% no número de posts realizados por marcas, publishers e influenciadores. Outra pesquisa, denominada de “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil” aponta que 94% das empresas investem em ações de marketing digital.
Mas como agir nas redes sociais, quais estratégias funcionam melhor ?
Recentemente a liga mundial de surf promoveu o “Social Media Training de 2022”. O evento contou com palestras dos executivos do Instagram, TikTok e YouTube. A ideia foi reunir os surfistas para compartilhar dicas preciosas que aumentem o retorno deles com as mídias sociais. Foram discutidas novas estratégias de engajamento de seus posts para criar mais visibilidade e assim poder potencializar suas carreiras.
Não somos sufistas, mas conseguimos pegar essa onda junto com eles nesse encontro. Vamos compartilhar aqui essas dicas de marketing digital.
Mas antes de mais nada é importante explicar o porque desse encontro. As empresas como Instagram, TikTok e YouTube enxergam os surfistas como potenciais influenciadores. São nomes conhecidos no mundo inteiro, como os brasileiros Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. Quanto mais usarem as redes sociais, mais seguidores deles também usam, gerando um tráfego de conteúdo e exposições de marcas para todos.
Os segredos do You Tube
De acordo com Victor Machado, gerente de parcerias de esporte do You Tube, existem três classificações de conteúdos na plataforma: Help, Hub e Hero.
- Help – conteúdo constante, focado em perguntas e interesses de uma audiência mais ampla;
- Hub – vídeos programados com regularidade/formatos que fazem os seus espectadores voltarem;
- Hero- conteúdo de inovação, sazonal e de larga escala que atrai novas audiências ao canal. (Por exemplo: Neymar fazendo sucesso no Youtube falando sobre vídeo game.)
Não existe uma receita de bolo que vai garantir o seu sucesso, porém existem tendências, que mudam esporadicamente e de acordo com cada tipo de audiência. Por exemplo, os vídeos de no máximo 60 segundos cresceram muito nos últimos tempos. Não adianta ficar publicando vídeos longos de 15 ou 20 minutos se a sua retenção média é de dois minutos. Temos casos de sucesso em todos os formatos e vemos uma aceleração do consumo de YouTube Shorts, vídeos de até 60 segundos.
Os segredos do Instagram
O chefe de parcerias do Instagram, Felipe Kozlowski, apresentou como tendência:
Melhor usar formato vertical no Feed, sempre colocar Hashtags (que muitos seguem) e localização, usar carrosséis (ao menos uma vez por semana) para ter mais engajamento na publicação, interagir com os comentários, e em vídeos prender a atenção do espectador nos três primeiros segundos. Também falou sobre as durações: Reels podem ter 15, 30 ou 60 segundos; vídeos até 1 hora e as Lives até 4 horas.
O vídeo curto é o formato principal hoje em dia. O Reels, criado recentemente, é a superfície que mais alcança audiência, porque não é conectada com a conta, quer dizer, pessoas que não seguem também têm acesso. Já a Live é a que mais conecta com a audiência, porque é em tempo real e pode perpetuar no vídeo.
Os segredos do Tik Tok
No workshop foi apresentado que os vídeos devem ser verticais e é bom criar templates para ocuparem os espaços vazios da tela. Também é aconselhável a todos pesquisarem bastante no TikTok, pois há muitas ferramentas criativas, desde recursos avançados de edição até efeitos filtros, stickers e sons.
Ainda entre as informações, foi possível aprender as cinco principais telas do TikTok: Início, Descobrir, Criação, Canal de Entrada e Perfil. Ressaltaram a importância da criação de hashtags (uns 3 nomes), publicar vídeos constantemente e ser objetivo nas legendas (150 caracteres).
A importância do marketing digital.
Recentemente uma pesquisa divulgada pela pela Money Times apontou a maior alta em negociações pela internet nos últimos 20 anos. Para ter uma ideia, no primeiro semestre de 2020 foram realizados 90,8 milhões de pedidos, o equivalente a um aumento de 39% em comparação ao mesmo período de 2019. Um movimento acelerado pela pandemia que deixou as pessoas em casa, porém um comportamento do consumidor que veio para ficar.
Em 2021, segundo o eMarketer, o Brasil foi um dos maiores mercados de varejo eletrônico na América Latina. Inclusive, no primeiro ano de pandemia, o e-commerce no país teve um crescimento de 68%, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Se torna impossível para o empresário ficar de fora desse cenário digital. Vender na internet se tornou item básico de qualquer empreendedor, independentemente da área.
Até mesmo no setor público podemos achar exemplos interessantes. A prefeitura de Curitiba aborda assuntos da cidade , como a previsão do tempo, informações do trânsito, obras e eventos culturais utilizando muito bom humor, memes e hashtags. A prefeitura através de uma equipe de marketing digital criou uma estratégia de relação com as pessoas. O resultado dessa mistura de humor e planejamento foi um acúmulo de mais de 287 mil fãs , o que representou pouco mais de 15% da população da própria cidade de Curitiba, que possui 1,7 milhões de habitantes.
Estratégias que não podem faltar :
Na pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, cerca de 95 % dos empresários reconheceram que o próprio plano estratégico tem pontos a melhorar. Desse total, 62% acreditam que suas ações on-line são eficientes, mas precisam ser aprimoradas, enquanto 32,5% reconhecem que as estratégias utilizadas têm trazido poucos resultados.
Existem algumas estratégias e profissionais que ajudam a alcançar o sucesso e tem tudo para chamar atenção do cliente.
Email Marketing: Uma das estratégias de marketing digital mais relevantes. Um canal de comunicação e relacionamento bastante versátil, com potencial de gerar resultados na aquisição, relacionamento e fidelização do seu público-alvo.
Social Media: Profissional tão importante como um gerente de RH ou gerente de vendas. É responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais de uma marca ou empresa nas redes sociais. É ele quem planeja, cria, posta, interage, analisa e faz tudo acontecer.
Remarketing: Sabe aquele momento do dia que você acha que tem alguém te espionando? Você falou em viajar para os Estados Unidos e poucos minutos depois aparece no seu celular promoções de viagens para os EUA. Ninguém tá olhando você pela janela ou buraco da fechadura da porta de casa, mas com certeza tem empresas de olho em todos os desejos que você já demonstrou em algum momento. Remarketing é uma ação que acontece quando o consumidor passa a ser acompanhado de anúncios de produtos ou serviços que estava pesquisando. É uma estratégia de marketing digital que consiste em exibir anúncios do Google Ads e conteúdos para usuários que já demonstraram interesse nos produtos ou serviços de uma empresa.
SEO: É a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que visa melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores. Por meio das técnicas de SEO, é possível otimizar o site para que ele ultrapasse os outros e esteja na primeira página de resultados do Google,
Diante de todas essas estratégias muitas vezes o empresário fica em dúvida de quais realmente aplicar no seu negócio, o fato é que o marketing digital é muito amplo e cada nicho de mercado tem um tipo de avatar (perfil do potencial cliente). Cada avatar tem um tipo de comportamento na internet, então a dica principal para quem quer começar a aplicar marketing digital na empresa é definir o avatar e então traçar as estratégias com mais assertividade.
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