Aprenda com as falhas do McDonald´s e Burguer King que não contaram toda verdade para os clientes. Você já deve ter visto um dos assuntos mais comentados das últimas semanas, mas para digerir melhor a gente deixa tudo bem “mastigadinho” nesse cardápio sobre erros do marketing e como evitá-los.
As duas empresas estão sendo acusadas de propaganda enganosa após a página “Coma Com os Olhos”, que faz resenhas sobre lanches no Instagram, denunciar que a carne usada nos novos sanduíches da linha “McPicanha”, do Mcdonald’s, não ter picanha na composição. O mesmo site fez a denúncia sobre o sanduíche do Burger King “Whopper Costela” que não teria costela. As empresas explicaram que, na verdade, utilizam molho e aromatizante com sabor relacionado ao corte da carne.
E agora o que acontece? As empresas estão sendo chamadas pelo PROCON e até pelo Senado para dar explicações, mas todos sabem que as histórias dos Mcdonald ‘s e do Burger King não acabam aqui. Ambas têm estrutura de sobra para “arrumar a casa” e seguir adiante. Mas e se essa crise acontece numa pequena ou média empresa? O impacto é menor, porém a margem de erro também é menor e isso pode levar a consequências difíceis de reverter. Você vai ver que o marketing errado é um problema bem mais comum do que você imagina.
A POPULARIZAÇÃO DO MARKETING
Essa popularização do marketing tem relação com a tecnologia. De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Além disso, 95% das empresas reconhecem que precisam melhorar a atuação na área.
Dados da HubSpot apontam que 93% dos processos de compra começam através de uma pesquisa online, por tanto antes de ter acesso ao produto, na grande maioria das vezes o cliente tem acesso ao marketing, seja numa postagem em redes sociais, no site da empresa ou no buscador do google.
Do mesmo modo que empresas grandes cometem grandes erros, empresas menores também podem fazê-lo. A diferença está no poder de recuperação. Por isso, é preciso planejar e testar bem quais os passos que serão dados pela equipe de marketing.
Uma pesquisa da Connectmix, empresa de Soluções para Anunciantes, aponta que 85 % das falhas em campanhas publicitárias são causadas por problemas de comunicação entre os envolvidos.
AÇÕES DE MARKETING QUE DERAM ERRADO.
Nesse sentido, a revista “ Consumidor Moderno” que atua na área de marketing fez um ranking com as 5 piores falhas de marketing da década. São exemplos do que não fazer.
➊ DOVE E NIVEA
Dove e Nivea são exemplos de marcas que falharam no cuidado com questões étnicas, divulgando campanhas que foram consideradas racistas. Em 2017, a Dove publicou uma ação em que uma negra se transformava em branca após usar o sabonete. De modo semelhante, a empresa já havia cometido o mesmo erro, em 2011, quando mostrou uma mulher negra e plus size se tornando branca e magra.
A Nivea não foi muito melhor ao divulgar uma propaganda, também em 2017, que associava a palavra “branco” à “pureza”. A campanha foi destinada ao público do oriente médio, mostrando os dizeres “mantenha-se limpo” e “branco é pureza.”
➋ PEPSI
O ano de 2017 parece ter sido tenso para o marketing. A Pepsi foi uma das marcas mais comentadas (negativamente) na mídia internacional. O comercial mostrava uma manifestação de civis contra policiais. Em meio a um tumulto, a modelo Kendall Jenner oferecia uma Pepsi a um dos guardas, promovendo a paz e apaziguando a tensão.
A mensagem foi rigidamente criticada pela mídia e pelo público, que sentiram a Pepsi banalizando atos públicos — principalmente por, naquela época, o movimento #BlackLivesMatter (vidas negras importam) estar em voga nos Estados Unidos.
➌ FORD
Em 2013, a Ford deu um exemplo de como não retratar mulheres ao mostrar uma campanha do Ford Figo. Nela, o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi aparecia no veículo com três mulheres amordaçadas no porta-malas. A charge fazia referência aos escândalos sexuais do político, enquanto a Internet se mobilizava na campanha #MeToo.
➍ BURGUER KING ( olha eles de novo)
A empresa pegou onda na Copa do Mundo da Rússia em 2018, e lançou uma ação que oferecia sanduíches para as russas que engravidassem de jogadores. A publicidade dizia que aquelas que obtivessem “os melhores genes do futebol” e “garantissem o sucesso da equipe nas próximas gerações” receberiam hambúrgueres grátis.
➎ MIELE
A Miele, por sua vez, cometeu um deslize que ainda é comum nas campanhas de Dia Internacional da Mulher. Na ação de 2019, a empresa errou ao associar a data — que deveria representar a luta por direitos iguais — às atividades domésticas, mostrando um grupo de mulheres comemorando com um bolo em cima de uma lavadora de roupas, reforçando o estereótipo de servidão das donas de casa dos anos 50.
MARKETING ERRADO, JOGO DOS 7 ERROS E 7 SOLUÇÕES
Seguimos no nosso tema com as dicas da especialista em Marketing Digital e fundadora da Social Lounge, Mônica Lobenschuss. Em uma publicação na tradicional revista Exame ele trouxe os 7 principais erros do marketing e consequentemente as 7 soluções.
1. “Achar” que conhece bem o seu cliente
Achar não é ter certeza. Tenha certeza! Com um rápido levantamento você poderá conhecer, de fato, quem é o seu cliente.
Hoje, no marketing digital, o chamamos de persona ou avatar. Esse cliente deve ser descrito com detalhes, como idade, sexo, região em que mora, comportamentos, hábitos, medos, sonhos e desejos.
2. Não conhecer a opinião das pessoas sobre o seu produto ou serviço
Muitas vezes, achamos que o que atrai o cliente é um determinado item do trabalho, mas, de fato, é outro. Conheça o que o seu usuário enxerga como proposta de valor para a sua marca e o porquê.
3. Fazer uma venda e esquecer de se relacionar
A melhor venda é aquela que deixa o cliente satisfeito e encantado a ponto de recomendar a marca. Então, crie um programa de relacionamento para “cuidar” do seu cliente. Pode ser uma ligação de pós-venda para verificar a satisfação com a entrega, o envio de um cartão de aniversário, um cupom de desconto para a próxima compra etc.
4. Acreditar em soluções mágicas
No mundo dos negócios não há milagre, nem mesmo nas redes sociais. Muitas empresas acreditam que somente com campanhas de marketing digital irão atingir todas as suas metas. Isso não é verdade, pois muitas vezes o produto ou a entrega apresentam problemas – ou até mesmo o público-alvo da campanha está equivocado.
5. Investir em ações imediatistas
Sem planejamento e acompanhamento não há resultados. Vale mais a pena investir em ações simples mensais do que em uma grande iniciativa que depois não será aproveitada.
Muitas empresas, por exemplo, que fecham a participação em feiras de negócios, não convidam todos os seus clientes e prospects, não colhem os dados dos visitantes e não ativam esses contatos, desperdiçando dinheiro, tempo e energia.
6. Subestimar a concorrência
No mundo globalizado, é fundamental acompanhar o que o seu mercado está fazendo, no Brasil e exterior. Assim, além de ver o que as outras marcas estão aplicando, muitas vezes você saberá tendências que poderá adaptar para a sua empresa, com ótimos resultados.
7. Acomodar-se
Mesmo que a sua marca seja um sucesso, isso só reflete o acerto das ações do passado. Toda empresa precisa estar em um processo de melhoria contínua, para se superar e entregar a melhor experiência aos clientes, sempre. E isso vale para o seu planejamento de marketing também.
Apesar de tantas novidades tecnológicas, métricas de acompanhamento e ferramentas, muitas vezes, no marketing, ainda vale a regra dos antigos negócios, quando o dono da empresa atendia no balcão, chamava o cliente pelo nome, sabia do que ele gostava e como poderia entregar melhor o seu produto.
Hoje, tudo isso continua mais em alta ainda – vale lembrar.
Dessa forma, fique atento sempre ao marketing. Ele pode ser a solução do seu negócio se for realizado de maneira correta. Um princípio básico bem notável nas últimas semanas que deixa uma lição importante é que a mentira pega até mesmo o McDonald’s e o Burger King.
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