Criar um plano de vendas é essencial para vender mais, afinal, essa é a meta de qualquer startup que visa o lucro. Apesar de não ter uma fórmula mágica para isso, existem etapas que tornam esse processo mais simples e efetivo para aumentar o seu faturamento.
O que é um plano de vendas?
É um documento que estrutura todo o processo de vendas, portanto, inclui desde as metas estabelecidas até a maneira como a sua equipe vai dar suporte ao cliente após a conclusão de cada compra.
Com isso, o seu time recebe uma orientação mais assertiva para conseguir mais conversões, bem como, a satisfação e fidelização do cliente.
Em geral, é a parte responsável pela gestão que cria esse planejamento, no entanto, você também pode incluir os seus colaboradores de vendas, afinal, é esse roteiro que vai guiá-los no processo. Portanto, podem ter ideias interessantes a agregar.
O plano de vendas pode servir por um período de um ano ou um trimestre. Entretanto, também pode ter uma utilidade mais longa, tudo de acordo com as demandas da sua empresa.
A importância do plano de vendas
Uma startup pode reduzir as suas despesas ao máximo, mas elas sempre existirão. Então, para cobri-las sem que afete o seu caixa, é essencial crescer e ter mais faturamento, o que requer vender mais.
Nesse aspecto, um planejamento de vendas guia toda a empresa com base nas melhores estratégias, com objetivos claros, onde cada funcionário sabe o seu papel e o resultado que se espera dele no final de um período específico.
Um plano de vendas é algo que deve ser criado de modo consciente. Já que, não adianta esperar por grandes retornos sem que o seu time esteja pronto e bem estruturado. Por isso, as áreas de finanças e RH também devem estar alinhados com as estratégias.
Como criar um plano de vendas?
Para desenvolver um planejamento eficaz de vendas para a sua startup, tenha em mente essas cinco etapas:
- crie objetivos e metas;
- defina estratégias;
- monte uma lista de ações;
- leve em conta os desafios e como superá-los;
- invista no desenvolvimento pessoal.
Entenda a partir de agora como cada uma dessas fases vai contribuir para que os seus vendedores alcancem mais prospects e leads, a fim de convertê-los em clientes fiéis.
Como criar objetivos e metas para uma startup?
Para estabelecer as suas metas, avalie a sua base de prospects, clientes e o volume de receita que deseja alcançar. Algumas das mais comuns são as seguintes:
- quantidade de conversões/vendas por mês;
- ticket médio;
- número de clientes fidelizados por ano.
Já um objetivo bem comum quando se trata de um plano de vendas são as vitórias de que necessita para atingir a sua quota de receita. Isso pode ser calculado de uma maneira bem simples.
Basta pegar as suas vendas para o ano novo e dividir pelo ticket médio de cada negócio concluído. Isso, por fim, vai indicar uma estimativa de quantas conquistas a sua startup terá no ano seguinte.

Definição de estratégias
O próximo passo do seu plano de vendas inclui saber como alcançar as suas metas e objetivos. Afinal, se você já sabe onde quer chegar, agora é o momento de entender como fazer isso.
Nessa etapa é importante traçar um planejamento estratégico, a fim de direcionar as suas vendas de modo mais assertivo:
- criar novas abordagens para incluir em seu script de vendas;
- alcançar novos nichos;
- segmentar clientes.
O que é uma lista de ações?
A terceira etapa do seu plano de vendas diz respeito às tarefas que você e seu time precisam desempenhar para alcançar os objetivos. Por isso, a dica aqui é criar um cronograma tático com tudo que precisa ser feito e as datas correspondentes.
Para um planejamento voltado para os seus prospects, siga as ideias abaixo:
- a equipe deve gastar de 4 a 8 horas por semana em busca de atrair novos clientes;
- use tecnologias para melhorar a produtividade do seu time de vendas;
- crie um pipeline com oportunidades para aumentar a sua receita.
Já um plano de ação voltado para as mídias sociais e outras plataformas para aplicar o marketing digital, deve-se:
- definir uma mensagem para abordar clientes em potencial;
- buscar diferentes meios de alcançar os prospects (e-mail, webinar);
- atingir leads específicos nas principais redes sociais.
Identificação de possíveis problemas
Nesta etapa do seu plano de vendas é essencial refletir sobre quais obstáculos podem surgir em seu caminho para atrapalhá-lo a alcançar as suas metas. Mas, independente do que seja, uma solução que resolve diferentes problemas é a tecnologia.
Invista em tecnologia
Sabe-se que ela se tornou uma aliada de muitos negócios e setores, o que inclui o de vendas. Por exemplo, softwares como o CRM, são indispensáveis para ajudar na gestão, já que:
- atualiza o seu histórico;
- acompanha prospects e leads;
- fornece relatórios sobre o potencial de conversão;
- auxilia na previsão de vendas.
Deixar de incluir a tecnologia em seus processos é um grande obstáculo para a evolução da sua startup. De fato, o CRM é uma ferramenta que contribui muito para a produtividade das empresas e suas equipes.
Com ela, os seus vendedores têm mais tempo para se dedicar às vendas e a aprimorar as abordagens. Além disso, com o auxílio desse software, conseguem identificar mais rápido as melhores chances de vender.
Plano de vendas x desenvolvimento pessoal
Por último, saiba que o seu plano de vendas inclui ainda fazer um treinamento com o seu time. O propósito é desenvolver o seu pessoal para que criem os melhores discursos de vendas, a fim de driblar quaisquer objeções dos clientes em potencial.
Isso é importante para que todos estejam sempre atualizados sobre as tendências, afinal, o mercado de vendas está em constante mudança. Então, para que a sua startup se mantenha competitiva, é preciso capacitar a sua equipe.
Vale a pena investir em um bom plano de vendas?
Comece a analisar os seus dados de vendas e a criar estratégias para atingir os seus objetivos. Já que esse é o primeiro passo para chegar aonde deseja, ou seja, ter sucesso nos negócios.
Isso é possível ao realizar mais vendas, com uma equipe preparada para te ajudar a conquistar novos nichos e clientes. Acima de tudo, sempre reveja e atualize o seu planejamento.
Um plano de vendas não é um documento imutável, isto é, você sempre pode refinar as ideias e mudar estratégias se isso levá-lo em direção às suas metas.
Por último, crie um planejamento e o aplique, não pense demais sobre os processos que vai implantar, apenas defina o ideal para a sua startup naquele momento e siga em frente. Depois, basta aprimorá-lo até que esteja perfeito.