A liderança em uma startup conta com alguns diferenciais pontuais. Afinal, para estar à frente desse tipo de negócio, o líder deve estar pronto para lidar com o inesperado, ser menos autoritário, promover um local de desenvolvimento e impor uma cultura de inovação.
O que é liderança e como ela se manifesta no ambiente de uma startup?
Liderar é a habilidade de inspirar e também motivar a sua equipe de trabalho de modo positivo. O líder, então, exerce essas características de forma prática, ou seja, não tanto pelas palavras, mas pelas ações.
É essencial dar o exemplo para todo o seu quadro de pessoal, guiá-los pelos desafios e atividades do dia a dia. Além disso, dar espaço para ouvir feedbacks e também passar as suas impressões relevantes para o time.
Um bom líder se preocupa com os seus liderados. Em uma startup, aliás, a sua função é ainda mais árdua e necessita de alguns diferenciais como estar preparado para lidar com o inesperado.
Dentro do espaço deste modelo de negócio, que é um local de aprendizado contínuo e inovação constante, é preciso que a liderança tenha um espírito criativo e motivacional.
Quais os estilos de liderança e como eles influenciam o sucesso de uma startup?
Há diversos perfis de líderes como os autoritários, os empreendedores, comportamental, situacional, dentre outros. Liderar de modo justo influencia no sucesso de uma startup, que precisa mais do que um plano de negócio eficaz para escalar.
Um empreendimento, para ser bem-sucedido, requer uma equipe motivada e engajada para alcançar os melhores resultados. Isso, no entanto, depende de uma liderança forte e empática, logo, conheça os principais tipos a seguir.
O que é uma liderança autoritária?
Um líder autoritário é fácil de ser identificado por meio de algumas características principais como:
- prioriza os processos acima das ações humanas;
- não tem muitas habilidades para interagir com a equipe;
- também não é capaz de lidar com o feedback de terceiros.
Esse tipo de liderança acaba por gerar um local de trabalho nocivo, o que afeta de modo negativo a produtividade. Já que o quadro de pessoal está sob o comando de alguém que não permite que eles desenvolvam os seus talentos.
Não há abertura para que os membros da equipe possam ser criativos, algo que é muito ruim para uma startup, que requer inovações e soluções constantes.
Empreendedora
O perfil de líder empreendedor é vital para lidar com mudanças constantes, algo típico de um nicho dinâmico como os das startups. Hoje em dia, negócios dos mais diversos portes estão em busca de alguém que possa empreender e também liderar.
Para inspirar os colaboradores, gerenciar uma empresa e ter sucesso nessa empreitada, essa liderança precisa superar os desafios e desenvolver certas soft skills.
Esse líder tem ciência de que o capital humano é o recurso mais precioso de um negócio. Por isso, promove uma gestão mais humana. O seu objetivo é fazer com que todos deem o seu melhor para que a startup se torne escalável.
Liderança participativa
Note que esse perfil de líder incentiva todo o seu quadro de pessoal a participar de forma ativa dos processos da empresa, o que inclui emitir opiniões e dar sugestões.
Ele sabe que os negócios são resultados não só da dedicação e de uma gestão empresarial eficaz, mas de pessoas. Ou seja, é preciso que os seus funcionários estejam satisfeitos, a fim de que sempre deem o melhor para o sucesso da startup.
O que é liderança transformacional?
Já a liderança transformacional atua junto da sua equipe para identificar quais mudanças são necessárias na empresa. Essa união, portanto, cria uma visão que vai levar a transformações no negócio por meio do estímulo e da inspiração.
A aplicação dessas alterações também acontecem em conjunto, isto é, através do líder e dos colaboradores, que estão engajados em tornar a startup cada vez mais escalável.
Baseada no coaching
Esse perfil tem como foco ser um exemplo para os demais. A ideia é que isso se reflita de modo direto nas atitudes de cada membro da equipe.
Saiba que esse tipo de líder avalia o cenário atual da startup, analisa até onde deseja chegar com ela e junto com todo o quadro de pessoal, vai traçar objetivos para que possa alcançar todos eles.
Ao montar as estratégias que serão aplicadas, essa liderança leva em conta o ponto de vista de cada funcionário e o desenvolvimento de seus talentos. Em outras palavras, alia as expectativas da startup com o crescimento individual de cada membro da equipe.
Situacional
Um líder que consegue se adaptar às diferentes situações e realidades de um negócio. Desse modo, é capaz de se adequar às distintas necessidades que surgem no dia a dia.
Essa é uma liderança que consegue lidar muito bem com o perfil de seus funcionários e suas particularidades, sejam eles novatos ou experientes. Assim, ele consegue extrair de cada um o seu melhor em prol de bons resultados.
Comportamental
Esse perfil é como um camaleão, afinal, consegue assumir diferentes posturas, de acordo com a situação. Portanto, é um líder:
- flexível;
- adaptável;
- sensível.
Por ter uma sensibilidade maior, ele tem um dom natural de inspirar a todos ao seu redor. Isso porque, ele está sempre atento a tudo que acontece em seu negócio. Então, pode conduzir o seu pessoal de modo bem mais assertivo.
A liderança e suas variações impactam mesmo o sucesso das startups?
É papel de uma boa liderança oferecer estabilidade de pessoal e manter o seu time de trabalho engajado. Afinal, um turnover alto gera grandes prejuízos para a startup.
Vale acrescentar ainda que um time que também tem problemas em atingir as suas metas indica dificuldades na empresa, em especial, na forma de liderar.
Um bom líder, acima de tudo, estimula os seus funcionários para que se sintam engajados, desenvolvam os seus talentos e entreguem os melhores resultados. Com isso, é possível tornar o negócio escalável e um sucesso no mercado.