Pivotar é uma tática aplicada por empreendedores que desejam que seus negócios sobrevivam em meio a crises e desafios. Desse modo, significa mudar de direção ou propósito para que a sua startup alcance o sucesso e se torne uma empresa sustentável.
O que é pivotar?
Pivotar é fazer uma grande mudança em sua startup, seja nos produtos ou serviços que ela oferece. No entanto, não quer dizer migrar para outro ramo de mercado completamente. O termo tem como origem a palavra em inglês “to pivot” que significa mudar ou girar.
É, então, o movimento que um negócio precisa fazer para se reinventar. Em startups, aliás, esse conceito se tornou bastante popular. Isso porque, são empresas que estão iniciando no mercado, portanto, é natural passarem por reestruturações.
Quando optar pela pivotagem?
Para saber se deve pivotar o seu negócio, antes de tudo, fique de olho nas mudanças do seu ramo, ou seja:
- avalie se houve quaisquer alterações no comportamento do seu público-alvo;
- monitore os concorrentes;
- veja se há novos avanços tecnológicos úteis a sua empresa.
O primeiro passo, então, é avaliar se existe um motivo para a pivotagem. Para isso, note se é justificável mudar a sua startup. Em seguida, leve em conta o estágio do seu negócio. Por exemplo, se ele está iniciando agora, é menos complicado fazer a pivotagem.
Agora, se você já tem um bom tempo de mercado, por outro lado, essa tática precisa ser aplicada com mais cautela e estratégia. Depois, analise o grau da mudança, isso porque, quanto maior ela for, mais recursos serão necessários, como dinheiro, energia e tempo.
Preservar a startup ou fazer pivotagem?
Ter um panorama completo da sua startup é a melhor maneira de decidir se deve pivotá-la ou preservá-la. Para isso, então, colha feedbacks de prospects e clientes, além disso, identifique o estágio do negócio e analise dados referentes ao seu ramo.
Pivotar não é um conceito tão recente, já que muitas empresas de sucesso hoje recorreram a esse método para sobreviverem as mudanças de mercado. Conheça alguns exemplos reais logo a seguir.
Avon
A trajetória da marca Avon iniciou em 1886, quando o seu fundador vendia livros de porta em porta. Como brinde, ele oferecia pequenas amostras de perfumes, a fim de cativar o público feminino.
Com isso, David McConnell percebeu que remodelar o foco do seu negócio poderia ser muito mais lucrativo. A prova de que ele estava certo é que, hoje em dia, a Avon está presente em vários países e a empresa conta com milhares de revendedoras.
Em 2004, o Facebook era apenas um site para universitários onde eles avaliavam as fotos de colegas de faculdade, a fim de decidir quem era a mais bonita. Ao pivotar, no entanto, este acabou por se tornar uma das redes sociais mais famosas do mundo.
O foco mudou, entretanto, perceba que a essência da marca continuou a mesma que é conectar pessoas de onde quer que elas estejam.
Netflix
A Netflix é uma empresa que pivotou duas vezes em sua história. A primeira, ao deixar de enviar DVDs pelo correio para se tornar uma plataforma de streaming.
Já na segunda vez, ela deixou de apenas oferecer conteúdos de terceiros para também criar as suas próprias produções originais. Assim, a marca é uma prova de que mudanças são necessárias para se manter relevante no mercado.
Como criar um plano para pivotar a sua startup?
Um plano de sucesso para pivotar a sua startup envolve mapear e analisar todas as variáveis que afetam a sua empresa, por exemplo:
- hábitos de consumo do público-alvo;
- novas tecnologias;
- concorrência;
- fornecedores;
- matéria-prima;
- leis.
A pivotagem é uma tática que consiste em girar sobre o próprio eixo, isso quer dizer que é essencial levar em conta a capacidade adquirida pelo seu negócio, bem como, a sua experiência no ramo.
Faça a análise SWOT
O primeiro passo para um plano de pivotagem é fazer uma análise SWOT na sua startup para compreender quais são as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças do seu negócio. Desse modo, isso facilita enxergar o que a empresa tem de ponto positivo e negativo.
Defina sua missão, visão e valores
A missão, a visão e os valores de um negócio vão além de palavras bonitas e frases bem construídas presentes em um site. Este é o tripé da sua startup, é o que dá a ela identidade e propósito. Portanto, pense bem sobre isso e busque inspiração no MVV de empresas de sucesso como Starbucks e Google.
Crie novas metas e objetivos
Estabeleça novas metas e objetivos para que a sua startup chegue onde você deseja. Para isso, então, use a técnica SMART (Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal) para guiá-lo, a fim de obter bons resultados em seu negócio.
Elabore um plano de ação
Após criar novas metas, o próximo passo envolve ter um plano de ação, a fim de alcançar cada objetivo. Nesse planejamento, é essencial que ele seja minucioso e defina, por exemplo:
- o responsável por cada função ou etapa;
- inicio e fim para cumprir cada fase;
- status atual de cada tarefa;
- prioridades;
- custos.
Para startups e empresas menores, a dica é criar um plano de ação mais enxuto e que, acima de tudo, tenha como foco as prioridades, sem tentar cumprir todas as etapas de uma só vez.
Monitore as ações
Com o plano em andamento, é crucial checar de forma periódica se as ações estão dando certo. Ou seja, analisar com frequência se a pivotagem está tendo o resultado esperado.
Vale a pena pivotar a sua startup?
Pivotar é uma ação necessária em algumas situações para que a startup alcance todo o seu potencial. Aliás, uma boa liderança é aquela que:
- enxerga a necessidade de testar novas ideias;
- aprende com as falhas;
- procura sempre criar algo melhor.
Caso decida pela pivotagem ou persista em sua solução original, a Be You pode ajudá-lo independente do estágio em que o seu negócio esteja, desde que o seu objetivo seja impulsioná-lo. Entre em contato e saiba como alcançar o sucesso e maximizar os seus resultados.