Uma edtech é uma empresa que usa a tecnologia a serviço da educação. Dessa forma, pode tornar a experiência dos alunos mais dinâmica e serve para todos os níveis, desde o ensino infantil até cursos técnicos, em empresas e nível superior.
O que é uma empresa edtech?
A edtech é um tipo de startup voltada para a área da educação, que usa recursos como softwares próprios, jogos, realidade simulada e plataformas virtuais, a fim de tornar o ensino acessível e engajar os alunos.
Uma das vantagens desse modelo é que permite que o usuário cria a sua própria experiência de aprendizagem segundo o perfil, tempo e interesse, com uso de recursos como, por exemplo:
- análise da evolução;
- avaliações diagnósticas;
- recursos interativos, como assistentes que corrigem a pronúncia de outro idioma.
O maior uso da internet também fez com que mais pessoas tivessem acesso à educação, inclusive, o ensino superior, sem precisar se deslocar. Dessa forma, o modelo EAD ou à distância ganhou força e tem cada vez mais adeptos.

Como funciona uma edtech?
A edtech pode atuar de forma autônoma, ou seja, ofertar seus serviços de forma direta aos alunos, ou atuar em conjunto com escolas, empresas e no ensino superior.
No primeiro caso, um exemplo seria uma plataforma de cursos virtuais, que conta com sua própria equipe de ensino e tutores. Aliás, há muitas empresas nessa área com formações na área de tecnologia, como criação de programas para adultos e crianças.
Os serviços das edtechs também podem servir como apoio para aquelas que já atuam no ramo do ensino. Dessa forma, ajudam escolas a entrar na era digital, a partir do uso da tecnologia em sala de aula, por exemplo.
Análise de dados
Outra vertente das startups da educação é o uso de recursos de inteligência artificial para a análise de dados. Assim, podem fornecer para escolas e tutores dados sobre a evolução dos alunos, além de mapear pontos críticos para adotar ações de melhoria.
Quais são os diferenciais de uma edtech?
Um dos principais pontos que destacam uma edtech é a inovação, uma vez que usa tecnologias como inteligência artificial e realidade virtual aliadas a um projeto de ensino. Além disso, outros pontos que vale citar são:
- potencial de colaboração;
- atualização constante;
- foco na experiência do usuário.
Potencial de colaboração
Mesmo nas plataformas de ensino à distância, alunos e professores conseguem interagir em tempo real por meio de fóruns e salas virtuais, o que pode ajudar a sanar dúvidas e tornar a aprendizagem mais rápida.
Atualização constante
Diferente dos modelos tradicionais, as empresas de tecnologia educacional tem maior potencial para a inovação. Por isso, estão sempre atentas ao que há de mais recente no mercado para atualizar os serviços.
Foco na experiência do usuário
Nesse ramo, é comum a criação de interfaces fáceis de usar, com uso de games, por exemplo, para tornar a jornada de ensino mais dinâmica. Aliás, isso é crucial na educação das crianças e jovens, que já são adeptos dos meios digitais.

Há exemplos de edtech no Brasil?
No Brasil há vários exemplos de edtech brasileiras, como a Alura, Descomplica, Witseed, Niduu, entre outras. A seguir, conheça um pouco mais sobre a história e área de atuação de cada uma delas.
Alura
Essa edtech tem como foco os cursos na área da tecnologia e criou uma comunidade para que alunos e professores possam trocar ideias e dúvidas.
Ela tem mais de 1450 opções de cursos, mas agrupa os temas em trilhas que o aluno escolha aquele que melhor atende o seu nível e perfil profissional. Além disso, é possível acessar pelo celular, com um app que serve tanto para iOS como para Android.
Descomplica
A empresa surgiu em 2011 com foco em preparar alunos para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, com uma interface simples, os usuários têm acesso a conteúdos em vídeo, livros e resumos das matérias.
Também existe o serviço de correção de redações e mentorias com tutores, além de recursos extras para estudantes que buscam a carreira na medicina.
Witseed
A startup tem como foco a criação de conteúdo corporativo, ou seja, para treinar pessoas dentro de empresas. Aliás, ela atende algumas das maiores marcas do mercado, como, por exemplo:
- Natura;
- Fiat;
- Grupo Pão de Açúcar.
Entre as soluções que oferece, estão treinamentos, workshops e cursos que ficam em uma plataforma fácil de navegar. Assim, o cliente pode definir quais os temas e obter uma solução única para aquilo que sua equipe precisa.
Niduu
Essa é outra empresa que atua na educação corporativa e usa os games para tornar o ensino mais interativo. Além disso, fornece dados para a liderança analisar como cada membro evolui ao longo de sua jornada.
Como criar uma edtech?
O primeiro passo para criar uma edtech é fazer um estudo do mercado para detectar nichos com potencial para crescer. A partir disso, fica mais fácil elaborar um plano de negócio que tenha, entre outros itens:
- perfil de clientes;
- valor inicial necessário;
- custos de operação;
- forma de atuação;
- valor gerado pela empresa.
Outro ponto crucial é fazer conexões, o que vai servir tanto para atrair pessoas dispostas a investir, como parceiros que possam contribuir de forma técnica no projeto ou mesmo validar a oferta antes de lançar.
A Be You nasceu com a missão de estimular empreendedores a tirar suas ideias do papel. Por isso, possui cursos e ajuda a obter os recursos para fazer crescer novos negócios.