O marketing multinível é um modelo de negócio que cria uma rede de vendas, ou seja, recruta parceiros para divulgação do produto ou serviço. Com isso, gera ganhos tanto para a empresa como para os colaboradores, e permite escalar o negócio com menor custo.
O que é o marketing multinível?
O marketing multinível, ou de rede, se caracteriza pela oferta dos produtos por meio de distribuidores independentes, que recebem uma comissão pelas vendas. Além disso, os parceiros também recebem uma bonificação por trazerem novos afiliados.
Além do percentual sobre as vendas feitas por ele próprio, o parceiro que entra para o marketing multinível também ganha um valor sobre os resultados das pessoas que indicou.
Nesse cenário, as empresas estimulam o crescimento desse ecossistema de negócios e aumentam a sua presença no mercado.

Marketing multinível é o mesmo que pirâmide?
Muitas pessoas confundem marketing multinível, o qual é uma prática legal, com esquema de pirâmide, considerado crime. A grande diferença entre os dois é que no segundo não há nenhum tipo de produto à venda.
As pirâmides financeiras estão fadadas ao fim de suas atividades, porque em certo momento não conseguem mais atrair novos parceiros. Então, os valores que entram pelas adesões cessam e elas não conseguem mais obter lucro.
No método multinível, por outro lado, embora haja uma bonificação por trazer novos participantes, esse não é o principal meio de ter receitas.
Quais são as vantagens do marketing multinível?
A opção pelo marketing multinível oferece mais autonomia aos parceiros, uma vez que não há um vínculo formal. Dessa forma, ele pode decidir por quanto tempo quer trabalhar, bem como, se filiar a mais de uma empresa caso queira.
Outro ponto de destaque é que nesse caso não é preciso passar pelo processo de criação ou produção do produto. Ou seja, os parceiros de negócios se preocupam apenas em fazer a venda e podem também contar com auxílio, por meio de:
- treinamentos;
- materiais educativos;
- suporte de mentores.
Os próprios distribuidores, que angariam novos parceiros, oferecem um suporte inicial para conseguir as primeiras vendas. Afinal, o sistema de bonificação incentiva essa cooperação em todos os níveis.
Modelo escalável
Do ponto de vista da empresa que usa esse método para distribuir suas soluções, a estratégia permite ampliar a presença no mercado de forma rápida. Tudo isso, com um custo mais baixo, já que não precisa investir em estrutura física como lojas ou filiais.
Por outro lado, isso também requer uma ampla rede de distribuição, sobretudo no caso de oferta de produtos físicos. Isso porque, precisa ter meios para cumprir prazos de entregas para as vendas realizadas.

Quais empresas aplicam o marketing multinível nos negócios?
Muitas empresas, como a Herbalife, aplicam o marketing multinível como a principal estratégia de negócio, com grande sucesso. Além dela, outros bons exemplos desse método são:
- Amway;
- Mary Kay;
- Natura.
Amway
A empresa norte-americana é líder mundial em venda direta, e trabalha com produtos de beleza, nutrição e cuidados pessoais. Entre as marcas que estão em seu portfólio estão a Nutrilite e Artistry.
Mary Kay
A marca de cosméticos está entre as maiores do mercado global, graças à sua estratégia de vendas, que premia as vendedoras, bem como, estimula a criação de equipes de vendas.
Natura
Também no ramo de beleza, a Natura ampliou suas vendas no mercado com a atuação de revendedoras. Além disso, com a incorporação da Avon, tornou-se uma das gigantes no segmento, com milhares de pontos de vendas parceiros.
Conte com a Be You para escalar o seu negócio por meio de financiamentos, mentoria e conhecimento. Entre em contato já, afinal, nunca é tarde para empreender.