O marketing de relacionamento é uma estratégia que visa fortalecer uma marca no mercado ao gerar um vínculo com seus clientes. Isso requer um trabalho constante, mas pode trazer bons resultados quando bem implementado.
O que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento consiste em criar uma relação sólida entre a empresa e clientes. Logo, ao invés de efetuar uma venda pontual, a empresa se esforça para manter essa interação e criar laços de confiança.
Com esse método, o cliente, além de apenas consumir um produto, pode se tornar um promotor da marca. Isso porque, poderá indicar a terceiros, além de promovê-la de forma espontânea.
Para que ele tenha sucesso, no entanto, é preciso ter cuidado em cada etapa do ciclo de vendas, a fim de garantir a satisfação de quem compra.
Como aplicar o marketing de relacionamento?
O primeiro passo para aplicar o marketing de relacionamento é conhecer bem o perfil do cliente. Portanto, é preciso definir qual a persona do negócio e também analisar os dados reais sobre os consumidores para verificar se está adequada à realidade.
A partir disso, é mais fácil definir quais são os interesses, hábitos e preferências do público para, então, criar um plano de marketing personalizado. Isso inclui, entre outros aspectos, pontos como:
- escolha dos canais para comunicação;
- linguagem, se mais formal ou descontraída;
- tipos de mídia;
- ideias para campanhas;
- busca por influenciadores que tenham conexão com o público.
Pré-venda
Antes mesmo do cliente efetuar uma compra, a estratégia de marketing deve visar a geração de valor. Dessa forma, a pessoa tem uma percepção positiva sobre a marca e conhece melhor seus produtos e soluções.
Também nessa fase, pode criar uma conexão, por terem valores similares, como a preocupação com uma produção sustentável, por exemplo. Assim, a decisão de compra não depende apenas de fatores como o preço.
Atendimento
Para encantar e fidelizar clientes, essa etapa é muito importante. Por isso, seja nas vendas diretas em lojas físicas ou na internet, o negócio deve investir em um bom atendimento.
Usar cupons de descontos para premiar os clientes que fazem compras com frequência, bem como, indicar produtos que completem a experiência, podem ser boas formas de colocar isso em prática.
Pós-venda
Esse é um passo crucial para ter uma clientela fiel, além de ser um modo de descobrir pontos de melhoria. Então, usar pesquisas de satisfação pode ser um meio para entender como o público se sente e também ter ideias para novos produtos.
Quais são as vantagens do marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento pode ampliar a margem de lucro de uma empresa, porque um único lead pode render muito mais quando tem uma relação longa com a marca.
Fora isso, quando ocorre uma conexão entre a empresa e seu público, o branding se fortalece. Ou seja, a percepção da marca, seus valores e diferenciais se mantém vivos na memória do cliente, que faz a opção de compra com base no valor que ela gera.
Quais empresas utilizam o marketing de relacionamento?
Entre os bons exemplos do uso do marketing de relacionamento está o caso da Netflix. A empresa de streaming tem uma presença forte, ainda mais nas redes sociais, e gera uma conexão com o público ao adotar uma linguagem próxima.
Outro ponto é que a marca interage com os usuários, por exemplo, quando um deles pede um novo título no catálogo. Mesmo que a resposta seja negativa, ela sempre busca dar uma resposta criativa, o que cria uma sensação de que está próxima dos clientes.
Caso similar ocorre com o Nubank, no nicho de serviços bancários. O banco ganhou muitos clientes por atender de forma simples e acessível, com menos burocracia do que os negócios tradicionais.
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