A pesquisa de mercado é a ferramenta ideal para as empresas que buscam compreender o ramo em que estão inseridas. O texto a seguir, aliás, explora o seu conceito, assim como o passo a passo para aplicá-la e como ela ajuda na tomada de decisões.
O que é uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é um processo que envolve a coleta, a análise e interpretação de dados relevantes sobre um mercado específico, os seus consumidores, os concorrentes e as tendências.
O objetivo principal, aliás, é obter insights que ajudem as empresas a saberem mais sobre seu ramo de atuação e aplicar estratégias eficazes na rotina do negócio. Assim, as suas principais características incluem:
- objetividade;
- metodologia;
- amostragem;
- análise e interpretação;
- aplicação dos resultados.
Quais são os passos para fazer uma boa pesquisa de mercado?
Para fazer uma boa pesquisa de mercado, antes de tudo, você deve definir metas claras e identificar o seu público-alvo. Em seguida, basta escolher a metodologia, criar o instrumento de pesquisa, coletar e analisar os dados e avaliar os resultados.
Definir metas claras
Antes de iniciar a pesquisa, é crucial ter clareza sobre o que se quer alcançar. Isso inclui, de fato, definir quais dados são necessários, bem como, as decisões que serão influenciadas pelos resultados e qual é o público-alvo da pesquisa.
Identificar o público-alvo
É essencial saber para quem a pesquisa está sendo feita, assim, você deve levar em conta pontos que podem influenciar as estratégias de coleta e análise de dados, como atributos:
- demográficos;
- comportamentais;
- psicográficos.
Escolher a metodologia
Há várias abordagens para a coleta de dados, como, por exemplo, as pesquisas de campo, entrevistas, grupos focais, observação direta e análise de dados secundários. Sendo assim, você deve optar pela que mais se adequa às metas da sua pesquisa.
Criar o instrumento de pesquisa
Seja um questionário, um roteiro de entrevista ou outro método de coleta de dados, é crucial que o instrumento seja claro, bem como, objetivo e capaz de trazer as respostas que você espera.
Coletar e analisar os dados
A próxima etapa é a coleta de dados. Isso tem a ver, aliás, com o envio dos questionários, a realização de entrevistas ou outras ações. Depois, basta analisar para avaliar os padrões de consumo.
Interpretar e mostrar os resultados
Uma vez analisados, os resultados da pesquisa devem ser lidos à luz das metas iniciais, por meio de uma extração de conclusões, noção de insights acionáveis e dicas para as tomadas de decisões.
Qual é a importância da análise SWOT na pesquisa de mercado?
A análise SWOT na pesquisa de mercado mostra as suas vantagens competitivas e áreas de melhoria. Além disso, as oportunidades de mercado e as ameaças externas. Veja mais detalhes nos tópicos abaixo.
Vantagens competitivas
A análise SWOT ajuda a saber quais são as forças da empresa, como os recursos únicos, a expertise ou reputação forte. Isso mostra as suas vantagens competitivas no mercado e você pode obter esses dados por meio de uma pesquisa de mercado pronta.
Áreas de melhoria
Ao avaliar as fraquezas, ela te ajuda a ver as áreas que precisam de melhorias, como, por exemplo, falta de recursos ou concorrência forte. Isso permite um plano de ação eficaz para superar esses desafios.
Oportunidades de mercado
Outro ponto a se levar em conta é que esta análise explora as novas tendências, demandas não atendidas de mercado ou mudanças no que o público consome. Isso faz com que seu negócio se valha de todas essas oportunidades para crescer e ampliar a empresa.
Ameaças externas
Ao avaliar ameaças, como competição intensa, novas normas e padrões, e baixas no fluxo de caixa, a análise SWOT te ajuda, então, a se preparar e mitigar os riscos que elas podem trazer para o seu negócio.
Como a pesquisa de mercado auxilia nas tomadas de decisões estratégicas?
A pesquisa de mercado fornece dados sobre o ambiente em que a empresa está inserida, como, por exemplo, tamanho do setor, segmentação, concorrência, tendências e dinâmicas.
Antes de lançar um novo produto, serviço e campanha de marketing, você pode lançar mão dessa tática para validar ideias, conceitos e estratégias. Isso ajuda não só a reduzir riscos, mas também aumentar as chances de sucesso ao lançar algo inovador.
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