O crowdfunding é um meio de levantar fundo para uma causa ou para um projeto, por meio da participação coletiva. Mas, para criar uma campanha de sucesso que atinja o resultado esperado, é preciso ter uma boa estratégia para divulgar.
O que é crowdfunding?
Primeiro é preciso entender o que é um crowdfunding, em resumo, é uma forma de arrecadar valores por meio de doações de pessoas físicas ou jurídicas. Isso pode ocorrer em várias situações, como, por exemplo:
- ações para ONGs, ou seja, organizações não governamentais;
- financiar um projeto de interesse social;
- viabilizar a criação de um novo produto em uma startup.
Esse recurso facilita a obtenção do valor necessário para o projeto, afinal, é mais fácil conseguir múltiplos interessados em investir uma pequena quantia do que um único investidor que aporte um capital alto.
Quais são os tipos de crowdfunding?
Há vários tipos de crowdfunding, como o peer-to-peer, equity, por recompensas ou por doações. Cada um deles serve para uma situação, segundo o objetivo do criador da campanha.
No peer-to-peer, por exemplo, os usuários emprestam um valor sob a promessa de que será devolvido com um pequeno adicional de juros após um período. Ou seja, funciona como um tipo de empréstimo, mas com taxas menores.
No modelo equity, os doadores recebem um percentual na sociedade proporcional ao valor investido. Assim, se tornam sócios do negócio, o que é mais comum em campanhas de pequenas ou médias empresas.
Outra opção comum é oferecer uma recompensa que não seja financeira, como um desconto ou benefícios ao comprar com a empresa em troca da doação.
Por fim, a de doação, como o nome sugere, ocorre quando a pessoa doa um valor sem nenhuma retribuição. Isso é mais comum em causas sociais, como campanhas para arrecadar fundos para um hospital, por exemplo.
Como criar uma estratégia de marketing para crowdfunding?
Para criar uma campanha e divulgar o crowdfunding, é preciso primeiro definir qual é o tipo de público que se interessa em investir no projeto. A partir disso, fica mais fácil definir os demais pontos, tais como:
- linguagem;
- canais para divulgar;
- valores mínimos para doação;
- benefícios.
Planejamento e metas
Um passo importante é definir uma meta de valor que deseja arrecadar, bem como, criar um plano com a data em que vai lançar a campanha. Dessa forma, pode começar a divulgar com uma certa antecedência para que os interessados se planejem.
No caso de um projeto por equity, por exemplo, é preciso definir o número de cotas da empresa que estarão disponíveis e o valor unitário.
Lançamento
Nesse passo, é preciso escolher uma plataforma confiável para lançar a campanha. Vale a pena observar alguns pontos, dentre eles:
- taxas e prazo para transferir o valor;
- se o site possui certificado de segurança, para gerar mais confiança aos usuários.
Pós-lançamento
Após fechar a campanha, é o momento de avaliar se as metas foram atingidas. Em caso negativo, vale analisar quais foram os erros e planejar uma nova tentativa, se o valor não for o suficiente para o projeto.
Também é importante manter a interação com os doadores, sobretudo no caso daqueles que adquirem uma parte da empresa. Assim, é válido enviar informações sobre os próximos passos do projeto.
Quais são as principais plataformas de crowdfunding?
Entre as opções de plataforma crowdfunding, vale a pena citar a Catarse, que reúne projetos em várias áreas, como tecnologia, games, ciência e artes, por exemplo. Ao todo, mais de 21 mil campanhas já foram lançadas no site.
Outra opção é a Benfeitoria, que possui a opção de criação de campanhas para causas sociais ou projetos privados, bem como, modelo de assinaturas.