O inbound marketing é uma técnica que visa atrair clientes para conhecerem uma marca. Então, ele passa a ter contato com conteúdos e as soluções que a empresa oferece até o momento em que está apto para a conversão, ou seja, para efetuar a compra.
O que é inbound marketing?
Inbound marketing significado é marketing de entrada, uma estratégia que busca atrair os clientes de forma mais sutil. Ou seja, ao invés do método tradicional, com uso de anúncios e gatilhos mentais, ele utiliza outros recursos, tais como:
- criação de conteúdos de interesse;
- materiais úteis para o público;
- realização de eventos.
Qual é a diferença entre inbound e outbound?
Diferente do inbound, o outbound é uma abordagem mais objetiva, com a venda direta dos produtos por vários canais. Embora também possa trazer resultados positivos, esse método nem sempre é bem recebido pelos clientes.
Logo, o ideal é combinar as duas técnicas, uma vez que o marketing de entrada leva um tempo maior para estreitar a relação e trazer resultados sólidos.
Quais são os 4 pilares do inbound marketing?
O inbound marketing se funda em quatro etapas básicas, a saber: atrair, converter, vender e fidelizar. Com isso, ele permite não só ter mais clientes, como estabelecer uma relação durável, o que aumenta o retorno ao longo do tempo.
Atração
Este é o primeiro contato do usuário com a empresa, o que, em geral, ocorre por meio de pesquisas relacionadas àquele nicho. Por exemplo, uma startup que oferece um serviço de automação para gestão de vendas, tem como principal público gestores na área.
Nesse contexto, pode produzir conteúdos de caráter informativo, que se alinhem com aquilo que esse perfil busca. Neste ponto, é preciso aplicar técnicas de otimização para ganhar destaque no meio virtual e estar entre os primeiros resultados.

Conversão
Essa é a etapa na qual o usuário ou visitante de um site se torna um lead. Isso pode ocorrer quando ele se inscreve para receber uma newsletter ou participar de um evento, e em troca, deixa seus dados de contato.
A partir daí, ele pode entrar no fluxo de envio de campanhas de meio de funil, nas quais a empresa passa a apresentar as soluções que dispõe.
Venda
Nesse passo, enfim, o lead toma a decisão de compra do produto ou serviço que a empresa oferece. O tempo para que isso ocorra pode variar conforme vários fatores, tais como:
- nível de consciência do cliente;
- valor do produto ou serviço;
- qualidade da oferta.
Fidelização
Por último, vale lembrar que a relação com o cliente não se encerra com a venda. Isso porque, é essencial proporcionar uma experiência positiva e assim, fazer com que ele continue a consumir os produtos ou assinar os serviços.
Para tanto, é possível usar recursos como benefícios ou descontos em uma nova compra, bem como, acesso antecipado a novidades.
Quais são os exemplos de inbound marketing?
Entre os inbound marketing exemplos pode-se citar os conteúdos em blogs, além de vídeos informativos. Também se inserem nessa estratégia eventos, como workshops, aulas ao vivo e webinars.
Por meio desses recursos, a empresa gera valor para o público, uma vez que oferece de modo gratuito acesso a informações úteis. Além disso, tem um meio de mostrar que tem a expertise na área.
Quais são as vantagens do inbound marketing?
O inbound marketing permite criar uma base de clientes fidelizada, que também pode ajudar a promover a marca. Afinal, quando tem acesso a conteúdos úteis para sua pesquisa, pode compartilhar e aumentar o alcance.
Outro ponto de destaque é o menor custo que esse tipo de abordagem envolve. Assim, mesmo com um baixo investimento, é possível começar a aplicar a técnica, por meio de um blog próprio ou nas redes sociais.