A inovação nas startups deve ser viável do ponto de vista econômico, oferecer soluções inéditas e ser escalável. Entenda, então, a importância de aplicar esse conceito em sua empresa, a fim de expandir o seu negócio e ter mais reconhecimento em seu nicho.
O que é inovação?
É comum que muitos associem o conceito de inovar com tecnologia. De fato, envolve o uso de novos recursos tecnológicos, mas vai além disso. Já que no mundo empresarial, também se refere a capacidade de uma startup de sair de sua zona de conforto.
Isso inclui buscar novas maneiras de ampliar o seu negócio, a fim de torná-lo mais rentável e competitivo. Para isso, o fundador deve se questionar o seguinte:
- o que fazer para melhorar os processos da empresa?
- quais são os entraves da startup?
- o que se pode aplicar para obter resultados mais positivos?
A partir dessas perguntas, você será capaz de ver onde implantar a inovação em sua empresa. Isso pode ser feito de vários modos, seja ao adotar políticas para diminuir os custos ao aderir ao home office ou ao usar marketing digital para atrair novos clientes.
De acordo com o IBGE, um negócio inovador é aquele que introduz novos produtos, serviços ou processos no mercado. Ou ainda, quando estes passam por melhorias.
Por que a inovação é essencial para uma startup de sucesso?
A aplicação desse conceito é capaz de explorar novas oportunidades de mercado, com a melhoria de ferramentas, tecnologias e processos. Bem como, contribui para encontrar soluções mais inovadoras. Com isso, uma startup tem muito a ganhar como:
- aumento na receita;
- maior reconhecimento em seu nicho de atuação;
- expansão da empresa.
No Brasil, a inovação nos negócios, de fato, ainda caminha de forma mais lenta, mesmo com o empreendedorismo digital ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos. Então, apesar da boa perspectiva, as empresas brasileiras precisam investir muito mais em:
- criatividade.
- estratégias inovadoras.
Adaptabilidade
Ter uma startup adaptável é sinônimo de sucesso hoje em dia. Isso porque, as empresas precisam encontrar maneiras de se tornarem cada vez mais eficientes para alcançar as suas metas, o que requer mudanças constantes.
No mundo dos negócios, saiba que a adaptabilidade se divide em dois princípios básicos que são a capacidade de mudar e a flexibilidade.
Capacidade de mudar
Isso envolve identificar a necessidade de mudança e ao criar uma estratégia, o passo seguinte requer a aplicação do plano de inovação.
Flexibilidade
É a resposta da startup frente às constantes mudanças do mercado e que serve para manter o empreendimento sempre competitivo diante da concorrência.
Resolução de problemas
Quanto mais inovador é um negócio, melhor é a sua resolução de problemas, não só de modo ágil, mas também eficaz. Além disso, não são todos os entraves que possuem uma solução convencional e linear.
Por conta disso, ter gestores e funcionários inovadores, bem como, criativos é essencial, a fim de encontrar uma saída inédita e que leve a resultados positivos para a startup.
A inovação ajuda a se destacar da concorrência?
Entenda que a inovação é a palavra-chave para uma empresa se destacar da concorrência. Hoje em dia, os clientes buscam cada vez mais por novidades e experiências que agregam valor, logo, a marca que entrega isso, ganha a dianteira.
Uma das estratégias mais usadas para se manter à frente de outros negócios de mesmo nicho é o benchmark. Esse método consiste em estudar os pontos fortes da concorrência, a fim de aplicá-los em sua própria startup e assim, inovar em sua área interna.
Com isso, é possível ter um bom diferencial competitivo, tornando o empreendimento único em seu setor. No entanto, isso requer melhorias contínuas na empresa, mesmo que pequenas para que a evolução seja constante.
Inovação x processos internos
A gestão da inovação é a responsável por criar um ambiente mais organizado que se baseia em táticas eficientes e que geram resultados concretos. Isso é fundamental para que uma startup tenha sucesso não só a curto, mas a longo prazo.
Isso quer dizer que apresentar um produto ou serviço inovador não é o suficiente, é necessário ter uma mudança em toda a estrutura da empresa e em seus processos, inclusive, em sua cultura.
Relacionamento de longo prazo com o cliente
A inovação permite que o cliente se fidelize a empresa. Afinal, eles são conquistados por uma marca que investe em produtos ou serviços que fornecem o máximo de satisfação e bem-estar aos seus consumidores.
Por conta disso, a fim de estreitar e prolongar essa relação de consumo, é essencial que a startup fique atenta às tendências e acompanhe o mercado de perto para não ficar para trás.
Como implementar a inovação dentro de uma startup?
Inovar em sua startup requer que o seu espaço de trabalho seja favorável a isso. Ou seja, deve oferecer liberdade criativa a sua equipe e mais do que isso, estimulá-los a entregar soluções únicas.
Aplicar a inovação não é um processo simples e nem acontece de um momento para o outro. Mas, para que você dê os primeiros passos rumo a essa ideia, saiba como proceder:
- faça um diagnóstico completo do seu negócio;
- crie um plano inovador e com estratégias inéditas;
- treine o seu time para que ele se torne cada vez mais inovador;
- invista em uma interação assertiva com o seu público-alvo.
Mesmo que seja difícil implantar esse conceito, isso deve ser feito em todos os negócios, não importa o setor ou porte. Afinal, tecnologia e ideias distintas podem se tornar diferenciais que vão deixar a sua startup mais ágil e competitiva.
Vale a pena investir em inovação?
A ideia da inovação é buscar sempre se aprimorar. Ou seja, agir de uma maneira diferente, a fim de obter os melhores resultados para a sua startup. Isso pode ser feito de diversas formas, por exemplo, ao criar um novo canal de vendas ou mudando um que já existe.
Também faz parte do processo de inovar lançar um novo produto ou serviço. Ou ainda, desenvolver modos de tornar aqueles que já possui em seu catálogo mais atrativos e funcionais para o seu público.