O marketing tem um papel fundamental para as startups, uma vez que serve para o momento de inserção do mercado, bem como, para garantir o seu crescimento. Assim, é importante conhecer as vantagens que uma boa estratégia pode trazer ao negócio.
O que é marketing?
Esse termo possui muitas definições, mas a mais adequada é que o marketing compreende ações para adequação de um produto às demandas do público. Para tanto, faz uso de diversos tipos de recursos, como por exemplo:
- pesquisa de mercado;
- criação de conteúdo;
- campanhas publicitárias;
- análise de dados.
Quando se fala em público para fins de aplicação do marketing, ele não se restringe apenas ao cliente, ou seja, o consumidor final. Ao contrário, as noções desse ramo do conhecimento se aplicam também na relação com investidores e colaboradores.
Vale destacar que essa é uma área em constante mudança, e que sofre um impacto direto da evolução na tecnologia. Afinal, até o início dos anos 2000 os principais canais de divulgação eram a televisão, e as mídias físicas como jornais e revistas.
Hoje, é quase impossível pensar em uma estratégia de marketing que não envolva a internet e as redes sociais. Um exemplo disso é o poder que um influenciador tem de levar as pessoas ao consumo de um produto que usou em um evento.
Nesse contexto, a forma como se criam as campanhas também deve ser modernizada para acompanhar as tendências de consumo.
Qual a importância do marketing para uma startup?
Um dos aspectos mais importantes do marketing para as startups é fazer com que a marca seja conhecida pelo público. Afinal, ao inserir uma nova solução no mercado é preciso as objeções naturais dos possíveis clientes.
Fora isso, também tem uso para aplicar às relações com investidores, por exemplo, à medida que para conseguir verba para um projeto por vezes é preciso vender a ideia.
Relacionamento com o cliente
Criar um vínculo com os clientes é um passo essencial para conquistar a confiança e assim poder converter em vendas. Por isso, as ações de marketing podem ajudar a criar essa conexão com a audiência e despertar o interesse em torno da marca.
Uma das principais medidas para isso é a criação de conteúdo de valor, além de ouvir e interagir com o público. Com isso, é possível obter novas ideias para o negócio, além de ser um dos diferenciais que conquistam satisfação e fidelização do cliente.
O marketing ajuda na construção da marca?
Com a estratégia certa, uma empresa pode ganhar espaço no mercado dentro do seu nicho, bem como, transmitir seus valores e o conceito da marca. Para tanto, é necessário ajustar a comunicação para atingir o público correto, o que envolve:
- escolha das redes onde irá distribuir o conteúdo;
- o tom da linguagem utilizado;
- elementos visuais da marca, como logomarca e cores.
A partir desses passos, cria-se uma presença da empresa no dia a dia das pessoas e aumenta aos poucos o seu alcance para que um público maior tenha contato com seus conteúdos.
Aumento de vendas de uma startup
Um dos grandes objetivos do marketing é gerar mais vendas, a fim de tornar um negócio viável. Por isso, parte de suas ações é voltada a convencer os potenciais clientes de como o seu produto pode resolver as suas dores e necessidades.
Também é possível gerar a noção de valor sobre a solução oferecida, o que faz com que o preço deixe de ser o principal fator de decisão na hora de fechar negócio.
Tomadas de decisões
Um dos maiores erros do marketing é tentar criar uma demanda para um produto após o seu lançamento. Assim, o ideal é utilizar o conhecimento nessa área para uma análise prévia do mercado a fim de verificar se um projeto é viável.
Com isso, o processo de tomada de decisões se torna muito mais seguro e com menores chances de ter prejuízos. Além disso, uma boa opção é realizar testes prévios em menor escala e analisar as métricas a partir desse primeiro ensaio.
O marketing ajuda a startup a se destacar no mercado?
Em um mercado com cada vez mais concorrência, conseguir se destacar em meio aos demais é essencial para atrair mais clientes. Nesse sentido, as ações de marketing podem ajudar a entender melhor as demandas dos clientes e oferecer o produto ideal.
Uma análise da concorrência também é importante para entender quais estratégias são utilizadas e assim adaptá-las de acordo com a identidade da sua marca.
Isso permite ainda identificar novas oportunidades, como nichos não explorados que podem render um bom retorno financeiro para a empresa.
A importância de se ter opções de receitas
À medida que a startup cresce, os objetivos de marketing devem se adaptar à sua nova realidade. Logo, em um primeiro momento é necessário estabelecer um vínculo com o público, e a partir daí extrair novas ideias para atuação.
Com as métricas do negócio fica mais fácil visualizar os produtos com maior aceitação no mercado, ou ainda aqueles que devem ser retirados da esteira de vendas. Além disso, pode-se aproveitar os feedbacks de clientes para definir novos rumos, como:
- melhorias em produtos já existentes;
- novos lançamentos;
- investir em campanhas publicitárias;
- mudanças no atendimento e suporte.
Nesse contexto, também vale observar novas oportunidades de canais de vendas para aumentar a distribuição do produto. Contudo, tudo isso deve ser planejado em conjunto com as demais áreas para garantir que seja possível atender a demanda.
Vale a pena investir em ações de marketing?
O marketing é uma peça fundamental no planejamento de uma startup e deve estar presente já nas etapas prévias, antes de colocar o produto no mercado. Isso significa fazer uma análise de mercado a fim de identificar a demanda para aquele tipo de produto.
Logo, desde o processo de criação da empresa, definição de seus valores e nicho de atuação, as noções de marketing devem ser levadas em conta. Com isso, é possível estruturar o negócio de modo a se adequar ao seu público.
Ao longo do desenvolvimento da empresa, essas ações vão sofrer alterações de acordo com os objetivos imediatos e os de longo prazo, como por exemplo:
- atrair novos clientes;
- fidelizar os compradores;
- criar um branding para a marca;
- aumentar a receita de vendas.
Um passo crucial em todo esse processo é acompanhar os números, ou seja, definir KPIs para poder mensurar os resultados. Dessa forma, será possível avaliar se uma estratégia ou campanha rendeu o que era esperado.
Vale lembrar que todas essas ações levam algum tempo para surtir efeito, por isso, é necessário ter paciência para poder colher os benefícios desse recurso para o seu negócio.