Investir em marketing de conteúdo é essencial para que a sua startup tenha uma presença online sólida neste meio tão competitivo. Esse, aliás, é o objetivo de muitos negócios que olham para o futuro e desejam ser reconhecidos pelo seu público.
O que é marketing de conteúdo?
Esse tipo de marketing tem como estratégia criar conteúdos na internet que sejam valiosos e relevantes para um determinado público-alvo. Com o intuito de atraí-lo e engajá-lo para que uma startup possa expandir a sua base de clientes.
A ideia aqui é envolver e gerar valor para os consumidores em potencial, a fim de que eles tenham uma percepção positiva sobre a sua empresa. Para que no futuro, então, usuário e marca possam desenvolver uma relação de negócios.
Um bom marketing de conteúdo não tem como foco principal a venda em si, já que ela é apenas uma consequência dessa tática. Mas sim gerar vantagens para quem consome os textos e vídeos da marca como:
- educar o público;
- resolver um problema;
- esclarecer dúvidas.
Quais as vantagens de se aplicar o marketing de conteúdo?
Dentre os principais benefícios desse marketing está em gerar tráfego para o site, fortalecer uma marca e aumentar as vendas de uma startup. Mas, há diversas outras vantagens, afinal, não é à toa que a maioria das empresas investem em criação de conteúdo.
Aumento de tráfego de um site
Hoje em dia, a maioria das pessoas usam o Google para se informar sobre uma marca ou para pesquisar assuntos, produtos e serviços. Então, ter um blog ou site bem rankeado nesse buscador, é o caminho para que novos clientes cheguem até você.
Para estar em destaque no Google, deve-se investir em marketing de conteúdo. Ou seja, produzir materiais relevantes para ficar entre os primeiros resultados deste buscador.
No geral, empresas que aplicam essa estratégia nos negócios têm um fluxo maior de visitantes. Ainda mais se a sua marca tiver uma certa frequência de postagens, por exemplo, 13 ao mês, pode gerar ainda mais cliques em sua página.
Fortalecimento da marca
Quando a sua startup passa a investir em marketing de conteúdo e a entregar materiais de valor para o seu público, há um aumento em sua:
- autoridade;
- credibilidade.
Isso acontece a partir de muito estudo sobre temas que possam atrair visitantes e a respeito da sua persona. Ou seja, um personagem semi-fictício que é preciso criar com base nas características do cliente ideal da sua empresa.
Também é necessário adotar técnicas de SEO, a fim de otimizar seus conteúdos para os buscadores. Com uma produção bem estruturada, então, é possível ter uma presença sólida na web e como resultado, fortalecer a sua marca no meio digital.
O marketing de conteúdo educa o público?
Esse é um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo. Afinal, muitas vezes o seu público não entende bem o nicho em que a sua startup está inserida. Então, produzir textos e vídeos de valor pode responder todas as dúvidas dos usuários.
Mais do que isso, pode educá-lo ao ensinar para que servem os seus produtos ou serviços. Isso, por sua vez, pode ajudá-lo no momento de tomar a decisão de compra.
O motivo disso é que os consumidores em potencial chegam nessa etapa conscientes do que a sua empresa faz e o que oferta. Portanto, bons conteúdos quebram objeções de venda e ainda geram uma maior confiança na marca.
Brand Awareness
Brand Awareness ou consciência de marca é uma métrica que avalia o quanto uma empresa é reconhecida pelo público. Algo em que um marketing de conteúdo eficaz pode lhe ajudar.
Ao produzir materiais relevantes, cada vez mais pessoas vão conhecer a sua startup e o que ela oferece. Esse tipo de percepção é essencial, já que os usuários costumam comprar de negócios que lhe são familiares.
Alguém que visita o seu blog com frequência, por exemplo, vai dar preferência a sua marca quando precisar adquirir uma mercadoria ou serviço. Já que foi educado pelos seus conteúdos e já conhece a sua empresa.
O marketing de conteúdo ajuda a aumentar as vendas?
No marketing de conteúdo, aumentar o volume de vendas não é o objetivo principal, mas sim uma consequência de todo o seu esforço em produzir materiais de qualidade e educar o seu público.
Por meio dos seus artigos, vídeos, imagens e ebooks, a sua startup vai guiar o cliente em potencial por todas as etapas do processo de compra até que chegue o momento da tomada de decisão. A partir daí, todo o seu trabalho até então, pode resultar em venda.
Como funcionam as estratégias de marketing de conteúdo?
Uma estratégia de marketing de conteúdo, em geral, se divide em cinco passos. Desse modo, veja quais são eles para não cometer os maiores erros do marketing que é não se planejar antes de colocar uma tática em ação.
Planejamento
Neste primeiro momento, deve-se planejar quem será responsável em sua startup por cuidar dessa área e como agir para atingir as metas da empresa.
Criação de persona
Este passo é muito importante, afinal, ao definir a sua persona, fica claro para quem os seus conteúdos serão direcionados, o que torna a estratégia mais assertiva.
Elaboração de conteúdo
A sua equipe pode criar conteúdos em diferentes formatos, desde que sejam adequados ao seu público-alvo. Por exemplo, vídeos, blog posts, e-mail ou ebooks.
Distribuição e análise de resultados
Uma parte essencial do seu marketing de conteúdo é saber como divulgar as suas criações. Para isso, requer descobrir em quais canais a sua persona está mais presente (Facebook, Instagram ou Twitter).
Depois, fique atento aos resultados das suas ações, é preciso avaliar se estão correspondendo às expectativas da sua startup e do seu plano de negócio em relação a tráfego, conversão e engajamento.
Investir em marketing de conteúdo é uma boa ideia?
Graças ao marketing de conteúdo, startups de diferentes nichos podem se beneficiar. Isso porque, essa estratégia ajuda a educar o seu público sobre o mercado em que atua e mostrar como as suas soluções são as ideais para a demanda da sua persona.
Investir nesse tipo de marketing é essencial para todos os segmentos de empresas, em especial, aqueles da área de tecnologia que são mais específicos e de compreensão não tão simples. Então, comece agora a criar conteúdos de interesse para sua audiência.