O copywriting é uma ferramenta vital no arsenal de qualquer negócio que busca conquistar e manter clientes a longo prazo. Por isso, o texto a seguir explica como ele afeta as vendas de uma empresa e como pode influenciar nas decisões de compra.
O que é copywriting?
Copywriting é a arte e a técnica de escrever textos que usam da persuasão para influenciar as pessoas a tomarem uma determinada ação, seja para:
- comprar um produto;
- contratar um serviço;
- assinar uma newsletter;
- preencher um formulário.
Esse material serve para destacar benefícios, resolver problemas e despertar emoções no leitor, com o propósito, então, de gerar interesse e conversões.
Como o copywriting influencia as decisões de compra?
O copywriting cria uma conexão emocional com o público, ao passo que mostra benefícios e soluções que um negócio pode oferecer ao cliente. Leia os tópicos a seguir e veja como a técnica influência as decisões de compra.
Conexão emocional
Esta técnica te ajuda a se conectar com o emocional dos seus clientes, visto que transmite sentimentos de confiança, bem como, de segurança e identificação com o produto ou serviço.
Benefícios e soluções
Uma cópia persuasiva é ideal para destacar os benefícios que o seu negócio oferece, desse modo, mostra como ele pode ser uma solução viável ou atender às demandas do cliente. As copywriting vagas, aliás, podem te ajudar a conseguir um bom profissional da área.
Prova social
O uso de depoimentos, avaliações positivas e dados estatísticos ajuda a construir confiança e influenciar as decisões de compra. Isso porque, mostra que outras pessoas tiveram boas experiências com o seu negócio. É muito usada, aliás, no marketing digital.

Senso de urgência
Ele também pode usar técnicas como ofertas por tempo limitado, ou benefícios únicos para criar um senso de urgência. Isso faz com que o cliente queira fechar a compra de imediato.
Gatilhos mentais
Algumas palavras e frases podem acionar gatilhos mentais nos clientes, de modo que suas decisões de compra sofram uma influência sutil, mas poderosa. Exemplos são:
- “por tempo limitado”;
- “solução fácil e rápida”;
- “edição limitada”;
- “mais vendido”.
Quais são os elementos essenciais de um copywriting persuasivo?
Um copywriting persuasivo exige um título chamativo, bem como, um conhecimento do seu público-alvo. Além disso, outros elementos cruciais são a chamada para ação e a estrutura lógica. Saiba mais detalhes a seguir.
Título chamativo
O título é a primeira impressão que o leitor terá do seu conteúdo, por isso, ele deve passar o valor ou benefício que o seu negócio oferece. Para isso, então você pode usar:
- gatilhos mentais;
- números;
- perguntas provocativas;
- promessas de solução.
Conhecimento do público-alvo
Quanto mais você sabe sobre o seu público, mais precisa e notável será a sua mensagem. Sendo assim, conheça não só as suas demandas, desejos e dores, mas também entenda a sua linguagem, gostos, ações online e o que mais consome.
Chamada para ação (CTA)
A CTA é o ponto crucial onde você guia o leitor para a ação que deseja. Ela deve ser clara e direta, mas convincente. Assim, envolve desde indicar o que você quer que o leitor faça, seja a compra de um produto ou até mesmo entrar em contato para uma venda direta.
Estrutura lógica
Comece com uma introdução atrativa e traga logo de cara, traga argumentos que ajudem a cativar o cliente, por fim, use uma CTA forte. O uso de tópicos, listas, subtítulos e parágrafos curtos também pode tornar a leitura do material feito por um copywriting freelancer mais fácil.
Como garantir que seu copywriting seja eficaz e atraente?
O copywriting eficaz é resultado de testes contínuos, então, faça testes A/B com diversas versões de sua mensagem para identificar o que funciona melhor. Avalie métricas como, por exemplo, taxa de cliques e conversão, para ajustar e aprimorar a sua abordagem.
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