Dos gatilhos mentais à história de Silvio Santos, o que você precisa saber para se expressar melhor com sua equipe e clientes.
Vivemos no mundo digital e na carona dessa evolução tecnológica a comunicação pega velocidade e se torna cada vez mais importante no nosso dia a dia. É possível conversar com quem está há milhares de quilômetros ou com quem está do nosso lado, com um simples toque no celular. Além da comunicação verbal, da comunicação digital ainda temos a chamada “comunicação não verbal”, que consiste em como nos comportamos diante de determinada situação, nossas expressões faciais e até como nos vestimos. Uma pausa, um silêncio estendido, um olhar mais atento ou até aquela coçadinha na cabeça acaba transmitindo inúmeras informações ao interlocutor (a pessoa com quem estamos nos comunicando). O trabalho remoto, que veio para ficar após a pandemia exige uma atuação performática em várias plataformas: zoom, google meet, e-mail, ligação, whatsapp, slack, áudios, skype, todas elas disponíveis para nos manter ainda mais conectados. E tudo isso gira em torno da comunicação, tudo passa uma mensagem. Mas como fazer para informação não ter ruído ? Sabe aquela frase popular, “quantidade não é qualidade”? Pois é, não basta apenas mandar dezenas de mensagens todos os dias para o cliente, fornecedor, funcionário e equipes de trabalho para se tornar um bom comunicador, essa comunicação precisa ser eficiente!
96% acreditam que poderiam se comunicar melhor.
Uma pesquisa da Gartner, empresa de tecnologia e informação, aponta que 96% das pessoas acreditam que os negócios com os quais elas lidam poderiam melhorar no quesito comunicação e gestão de projetos. Outro dado interessante é que apenas 9% desses líderes se sentem confiantes para fomentar e delinear a cultura corporativa. Nesse contexto chegamos em uma palavra mágica: PERSUASÃO.
A arte de persuadir.
Apesar dos avanços na arte da comunicação, algumas coisas que não mudam. Desde que o homem começou a praticar as vendas através dos comércios antigos, passou a desenvolver a habilidade de persuadir, a arte de convencer, de se fazer acreditar. Persuasão também pode ser resumida em filosofia, algumas frases colaboram para isso:
“Meu pai sempre dizia: não levante a sua voz, melhore os seus argumentos.”DESMOND TUTU
“Com palavras governamos homens.”BENJAMIN DISRAELI
“Todos aqueles que um dia moveram esforços para mudar o mundo precisaram, antes disso, encantar pessoas.”TATHIANE DE NDHELAO
O poder de persuadir não está só no que se fala, mas também em como se fala, por exemplo: vendedor que fala baixo, mantém os ombros caídos e um olhar fugaz não transmite confiança. Em contrapartida, quando nos deparamos com um vendedor de dicção clara e postura dominante, de forma inconsciente prestamos mais atenção e temos a sensação de que ele “sabe o que está falando”. Contudo os comportamentos autoconfiantes precisam ser naturais, nada de agir como um robô executando funções programadas.
Silvio Santos vem aí!
Não podemos entrar nesse assunto sem citar o maior comunicador do Brasil: Silvio Santos ou Senor Abravanel, que na biografia escrita por Fernando Morgado é descrito como “um camelô de sucesso”. Silvio se tornou um vendedor e comunicador imbatível, vendia de tudo na adolescência: bijuteria, cortes de tecido, sapatos sob medida, anúncios nas barcas Rio-Niterói. Através do dia a dia de vendas como camelô, Silvio pode treinar, se aprimorar e chegar ao patamar de dono do SBT. Não existe mágica ou apenas talento puro que faça um excelente comunicador. É preciso prática, conhecimento e principalmente não ter medo de errar.
Os gatilhos mentais.
A interpretação da comunicação vem sendo estudada ao longo do tempo e concluiu-se que não apenas a expressão verbal e corporal são importantes, mas também um conjunto de fatores que mexem com nosso cérebro durante a comunicação. “Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com as emoções e percepções sociais presentes em todos os seres humanos”, este conceito está presente no livro As Armas da Persuasão de Robert B. Cialdini.”A habilidade de trazer pessoas para o nosso lado, mudando apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos” completa o autor.
Os gatilhos mentais são estímulos capazes de influenciar a tomada de decisão. Eles ativam no cérebro um tipo de “piloto automático”, fazendo com que ele adote comportamentos que são pré-determinados conforme uma situação exposta. Dominar os gatilhos é um atalho para boa comunicação que todo empresário e líder de vendas precisa saber. No módulo de vendas do Be Boss, nosso treinamento focado em carreira e negócios, trazemos os conceitos fundamentais para vendas e entre eles está a comunicação persuasiva. Diversos empresários e líderes tiverem aumento significativo nas vendas após aplicar a metodologia Be You no dia a dia do seu negócio.
Pra terminar o texto de forma divertida, qual emoji você mais gostaria de ser na hora de se comunicar com cliente ? Reunimos 5 dicas com as famosas figurinhas.
a única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a.
Respeite a opinião dos outros. Nunca diga “você está enganado” e se você está enganado, reconheça o erro rapidamente.
Técnica do espelhamento. Isso acontece quando se imita os gestos e até o ritmo da respiração da pessoa a quem se quer persuadir.
✌ ️Procure iniciar uma conversa com assuntos que ambos concordem, vá acostumando o cliente a dizer sim para você.
Se precisar apele para os mais nobres motivos. Contar histórias e dramatizar suas ideias ajuda a introduzir assuntos mais pesados.