A segmentação de mercado serve para entender mais sobre diferentes grupos de clientes e assim, criar formas de atender às particularidades de cada um. Conforme o objetivo, pode-se usar fatores como idade, gênero ou hábitos para essa divisão.
O que é a segmentação de mercado?
A segmentação de mercado consiste em dividir uma base de clientes ou leads em grupos, de acordo com critérios como, por exemplo:
- idade;
- gênero;
- nível de renda;
- estilo de vida;
- hábitos de consumo.
Esse recurso é mais comum na área do marketing, mas não se restringe a esse ramo. Isso porque, pode ser muito útil também nos processos de criação de produtos, gestão comercial, bem como, atendimento ao cliente.
Ferramentas para segmentar o público
A depender do porte e do ramo da empresa, é possível usar diferentes métodos para realizar esse processo. Um dos mais comuns é o sistema de CRM, que serve para a gestão de leads e clientes.
Nesse tipo de sistema, o gestor consegue ter uma visão ampla sobre os números do negócio, fluxo de vendas, campanhas, listas de leads, entre outros elementos. Assim, pode emitir relatórios, elaborar gráficos e estudos amplos para a tomada de decisão.
Quais são os tipos de segmentação de mercado?
Há quatro tipos principais de segmentação de mercado, os quais são a demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental. A seguir, entenda um pouco mais sobre quais são os critérios que cada uma utiliza para compreender o público.
Demográfica
Esse modelo usa os aspectos relativos à pessoa, tais como, o gênero, idade, renda, escolaridade, entre outros. Assim, serve para adequar o tipo de produto ou solução ideal para cada grupo.
Geográfica
Nesse aspecto, se analisa a localização em que os clientes estão, o que é muito importante ao criar campanhas para divulgar um negócio, por exemplo. Com isso, é possível focar em atingir as pessoas que vivem na mesma região, no caso de uma empresa local.
Por outro lado, isso também pode servir como base para tomada de decisão para expansão dos negócios, ao identificar que existe demanda em outros lugares.
Psicográfica
Essa abordagem se funda em aspectos como valores pessoais, estilo de vida, interesses e personalidade. Isso pode servir para criar uma proximidade maior entre o cliente e a marca, uma vez que estabelece uma conexão com base em aspectos comuns.
Comportamental
Aqui, o foco está em entender mais sobre os hábitos de consumo de um grupo de clientes. Dessa forma, é possível identificar aqueles que compram com maior frequência e direcionar campanhas com foco em aumentar o ticket médio.
Por outro lado, também pode concentrar ações para reter novos clientes, por exemplo, ao oferecer alguma vantagem na primeira compra para que ele retorne.
Qual é a importância da segmentação de mercado?
A segmentação de mercado é de extrema importância para que os negócios possam entender quais são as demandas do seu público. Com isso, pode realizar melhorias e até mesmo ter novas ideias para itens que ainda não estão no mercado.
Esse recurso também pode servir para se destacar no mercado, afinal, a experiência do usuário é cada vez mais um fator de decisão para o consumo. Ou seja, um cliente pode preferir comprar um produto com base no valor que ele entrega, o que inclui:
- qualidade;
- recursos personalizados;
- atendimento.
Outro ponto que vale destacar é a otimização dos recursos, como o investimento em campanhas de marketing, por exemplo. Isso porque, pode direcionar campanhas diferentes para cada tipo de público, o que pode gerar um retorno maior e com menor custo.
Adaptação a mudanças
Segmentar o público também pode ser uma boa forma de realizar testes para colocar novos produtos no mercado e assim, validar um novo projeto. Dessa forma, a empresa pode se adaptar às mudanças e o que há de novo com mais segurança.